Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons | Review
Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons, o mais novo game do popular gênero beat’em up, chega hoje, 27 de julho, para PC e consoles. Desenvolvido pela Secret Base Games, também responsável por Streets of Red: Devil’s Dare Deluxe, e publicado pela Modus Games em parceria com a Joystick, o game reintroduz os irmãos Billy e Jimmy Lee numa aventura inédita.
Para quem não conhece, Double Dragon é uma franquia icônica, um dos primeiros títulos de sucesso do gênero beat’em up. Originalmente lançado para fliperamas no final dos anos 80, foi portado para praticamente todos os consoles da época. Após um hiato prolongado e diversos spin-offs, incluindo jogos de luta e sequências para arcade, a franquia retorna neste ano com um novo game que mistura elementos de roguelite.
O novo Double Dragon traz diversos recursos para tornar a franquia ainda mais atrativa para todos os jogadores. Você pode escolher dois lutadores e alternar entre eles, explorar inúmeras possibilidades de jogo com a dinâmica seleção de missões, trocar fichas por novos personagens, artes, dicas e músicas, ajustar sua experiência e suas recompensas e até convidar um amigo para salvar as ruas de Nova York.
A questão que fica é: a Secret Base Games conseguiu tornar a nova edição da franquia atraente para novos jogadores? Confira a análise completa no Pizza Fria, após uma pausa para um café coado e uma fatia de pizza quatro queijos!
A ascensão dos dragões
Estamos nos anos 199X e o mundo está em decadência. Uma terrível guerra nuclear devastou a cidade de Nova York, deixando seus cidadãos lutando pela própria sobrevivência. Revoltas, crimes e violência dominam as ruas, que foram tomadas por quatro grandes gangues criminosas.
Cansados de tanta violência, os habilidosos irmãos Billy e Jimmy Lee, aliados ao poderoso Matin e à oficial Marian, resolvem ajudar o prefeito recém-eleito a limpar as ruas da cidade, fazendo justiça com as próprias mãos.
Como clássico beat’em up, Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons foca na ação. Acredito que essa história clichê, ao estilo de filme de sessão da tarde, serve como pano de fundo para distribuir socos e pontapés enquanto esmagamos os botões dos controles.
Personalize sua experiência e jogue como quiser
Em Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons, você pode ajustar a dificuldade e personalizar totalmente sua experiência de jogo. Ao modificar a dificuldade, você define a quantidade de fichas que pode ganhar na partida. Essas fichas são usadas para desbloquear novos personagens, artes, músicas e dicas.
Muitos fatores podem alterar a experiência no jogo, como o número de jogadores (1 ou 2 localmente), a quantidade de continuações, o custo para reviver, o custo das melhorias e a possibilidade de alterar os atributos e a agressividade dos inimigos.
Tudo isso deve ser personalizado antes mesmo de iniciar o jogo, tornando sua experiência no novo Double Dragon variável, indo de um passeio agradável no parque a uma visita calorosa ao inferno.
Desta vez, Billy e Jimmy Lee contam com muitos reforços
Em Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons, cada jogador deve escolher um personagem principal e um secundário, e esses personagens podem ser alternados pressionando L1 quando a barra de especial estiver cheia. Inicialmente, temos Jimmy, Billy, Marian e Matin, mas outros nove personagens são desbloqueáveis com as fichas que adquirimos ao longo da jogatina, e cada um deles possui seus próprios golpes, estilos, pontos fortes e fracos.
Personagens principais em Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons:
- Billy Lee: irmão mais novo, especialista em técnicas de chute, tem uma natureza relaxada mas não hesita em fazer o que é certo.
- Jimmy Lee: irmão mais velho, possui uma personalidade séria e intensa, é especialista nas técnicas de soco e está sempre em busca de oponentes dignos.
- Marian: amiga de infância dos irmãos Lee, é policial, treinou com eles na infância e possui um forte senso de justiça.
- Tio Martin: ex-militar que cuida dos irmãos Lee e Marian.
Personagens desbloqueáveis em Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons:
- Abobo: antigo inimigo dos irmãos, conhecido como o homem mais forte e mais idiota de Nova York.
- Burnov: também conhecido como A Bomba Humana, um campeão dos super pesados de luta livre.
- Chin Tai Mei: habilidoso lutador na arte do Koh-Oh-Ken, vagueia pela cidade em busca de aprimorar suas habilidades.
- Linda: mulher ágil e habilidosa com facas, mercenária famosa que luta para juntar dinheiro e cuidar de órfãos que perderam suas famílias durante a guerra nuclear.
Cada personagem desbloqueado em Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons possui suas próprias particularidades, golpes e pontos fracos.
Líderes de gangues desbloqueáveis em Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons:
- M.G. Willy (Willy Metranca): ex-militar que aproveitou a confusão pós-guerra para criar a poderosa gangue dos Matadores.
- Duke: praticante de artes marciais mistas, jovem e arrogante, atraiu a lealdade de muitos jovens delinquentes formando a gangue dos Régios.
- Anubis: homem de poucas palavras, atraiu muitos seguidores com a promessa de que seus poderes místicos poderiam restaurar o mundo, formando a gangue do Triângulo.
- Rose Okada (Lady Okada): mulher habilidosa com a espada, assumiu o controle do clã após a morte de seu marido e luta por suas filhas Shannon e Casey Okada.
Os líderes das gangues também são desbloqueáveis, assim como o personagem que custa 50 fichas: o recém-nomeado prefeito, um dos personagens mais fortes e com melhores golpes especiais.
Encare as gangues na ordem que você quiser
Double Dragon Gaiden não é um jogo linear e você pode experimentar diferentes possibilidades de jogo. O game contém 5 fases no total, sendo que as 4 primeiras podem ser selecionadas em qualquer ordem. A primeira fase escolhida será a mais fácil, com menos inimigos e um chefe mais fácil.
À medida que as gangues são derrotadas, as restantes se fortalecem, e as fases seguintes, independentemente da ordem escolhida, vão ficando mais difíceis. Após completar as quatro primeiras fases, uma escolha semelhante à do final de Streets of Rage libera a quinta fase.
O audiovisual de Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons
A parte visual do novo Double Dragon está linda e foi muito bem trabalhada. A atenção da desenvolvedora foi desde os sprites dos personagens e inimigos, aos cenários, que são todos muito bem definidos e possuem uma paleta de cores viva, além do game ser rico em detalhes.
Quanto ao áudio, prepare-se, pois toda a trilha sonora está impecável. Eles pegaram o que já era bom, e fizeram ficar ainda melhor. Sem brincadeiras, eu me arrepiei quando escutei o novo arranjo da música inicial, e sem dúvidas, as batidas frenéticas que ditam a pancadaria pelas ruas de Nova York, estão eletrizantes.
Vale a pena comprar Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons?
Definitivamente, vale a pena jogar Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons. O jogo está totalmente localizado para o português do Brasil, com uma localização muito bem-feita. A desenvolvedora se esforçou para inovar e agradar os novos jogadores, respeitando os elementos clássicos da franquia. O novo jogo tem um alto fator de replay, com uma experiência personalizável e uma campanha não linear.
Double Dragon Gaiden: Rise of The Dragons chega hoje para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam.
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Modus Games.