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EA SPORTS FC 24: confira todos os detalhes de jogabilidade

A Electronic Arts apresentou recentemente todos os detalhes de jogabilidade de EA SPORTS FC 24 através de um post especial. Keegan Sabatino, Produtor de Gameplay do game, e parte de sua equipe trouxeram mais novidades sobre melhorias e ajustes de jogabilidade mais importantes criados para o aguardado simulador de futebol. Os destaques ficam para as novas tecnologias de ponta que proporcionam realismo incomparável em cada partida – HyperMotionV e PlayStyles otimizados pela Opta – bem como novos recursos de jogabilidade em todo o campo, como o novo passe de precisão, drible de esforço e recursos de corrida controlada, entre várias outras adições. Confira abaixo!

HyperMotionV (PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC)

Impulsionando o maior avanço em autenticidade e realismo de jogabilidade até o momento, o HyperMotionV traduz o ritmo e a fluidez do futebol do mundo real no jogo do mundo, usando dados volumétricos de mais de 180 partidas de alto nível de competições como a UEFA Men’s and Women’s Champions League, Premier League e LaLiga EA SPORTS. Isso significa que o movimento no EA SPORTS FC 24 vem de times como Real Madrid, PSG e Manchester City e que as animações de centenas de jogadores no jogo são influenciadas por ações de profissionais do mundo real em campo.

Captura avançada de partidas 11v11 (PS5, Xbox Series X|S e PC)

Os dados volumétricos ajudam a alimentar o HyperMotionV – times completos jogando partidas completas nas principais competições do mundo, capturados ao vivo por um banco de câmeras ao redor dos estádios, o que significa que os dados dos jogadores influenciam como eles se movem no jogo.

Machine Learning (PS5, Xbox Series X|S e PC)

Usando dados avançados de captura de partidas 11v11, o HyperMotionV ensina o algoritmo de aprendizado de máquina proprietário da EA SPORTS FC 24 a recriar movimentos realistas do futebol, mesmo em tempo real, para tornar o Jogo do Mundo imersivo e único.

No EA SPORTS FC 24, será utilizado o aprendizado de máquina para aprimorar o movimento entre os toques do Drible Técnico e desenvolver o recurso ML-Flow. A tecnologia de jogo HyperMotionV desbloqueia os seguintes recursos no EA SPORTS FC 24:

Movimento volumétrico de equipe completa (PS5, Xbox Series X|S e PC)

Os dados volumétricos do HyperMotionV potencializam o movimento 11v11 autêntico, capturando todos os 22 jogadores de uma só vez em partidas competitivas reais. O resultado são mais de 11.000 animações fiéis ao futebol, quase o dobro do ano passado, para que os dois times se movam como os melhores clubes do mundo – como um time.

AI Mimic (PS5, Xbox Series X|S e PC)

O AI Mimic pega os dados volumétricos do mundo real dos jogadores de futebol e usa inteligência artificial avançada para recriar movimentos corporais únicos ao vivo no EA SPORTS FC 24, permitindo que os fãs experimentem o estilo de corrida característico de Haaland – além de mais 1.200 dos melhores jogadores de futebol do The World’s Game.

AcceleRATE 2.0 (PS5, Xbox Series X|S e PC)

O AcceleRATE 2.0 expande significativamente o recurso AcceleRATE, dividindo o sistema de movimento do jogador em arquétipos mais exclusivos. Isso nos permite mostrar personalidades mais granulares na aceleração do jogador e melhorar ainda mais a viabilidade de diferentes tipos de jogadores no EA SPORTS FC 24.

Uma atualização rápida sobre os Tipos de aceleração básicos:

  • Controlado: A maioria dos jogadores no EA SPORTS FC 24 cairá no tipo Controlado, pois aceleram de maneira mais equilibrada e controlada.
  • Explosivo: Jogadores mais baixos e ágeis que são mais rápidos para começar, mas sua taxa de aceleração diminui após a explosão inicial de aceleração.
  • Longo: Jogadores mais altos e fortes que começam devagar, mas prosperam em distâncias mais longas assim que avançam.

No EA SPORTS FC 24, estamos introduzindo quatro novos arquétipos de aceleração para representar mais estilos de movimento dos jogadores:

  • Explosivo controlado: 50% explosivo, 50% controlado
  • Principalmente explosivo: 70% explosivo, 30% controlado
  • Longo Controlado: 50% Longo, 50% Controlado
  • Principalmente longa: 70% longa, 30% controlada

A tecnologia AcceleRATE é atribuída automaticamente aos jogadores com base em uma combinação de seus atributos de aceleração, altura, agilidade e força. Dito isso, a aceleração e a velocidade do sprint ainda são os principais fatores para determinar a velocidade geral de um jogador. É assim que as categorias AcceleRATE são atribuídas:

TipoAlturaAgilidadeForçaAceleração
Diferença entre agilidade e força
Explosivo (Puro)<= 175 cm (~5’9”)

[5’9,3 pés / 176,2 cm]
>= 80>= 80>= 20
Maioritariamente Explosivo<= 182 cm (~6’0”)

[6’0 pés / 183,1 cm]
>= 70>= 80>= 12
Explosivo controlado<= 182 cm (~6’0”)

[6’0 pés / 183,1 cm]
>= 65>= 70>= 4
ControladaQualquerQualquerQualquerQualquerQualquer
Longo Controlado>= 181 cm (~5’11”)

[5’11,1 pés / 180,6 cm]
>= 65>= 40>= 4
Maioritariamente longo>= 183 cm (~6’0”)

[5’11,8 / 182,57 cm]
>= 75>= 55>= 12
Longo (Puro)>= 188 cm (~6’2”)

[6’1,8 pés / 187,45 cm]
>= 80>= 55>= 20

Jogo Físico Cinético

  • Proteção cinética (PS5, Xbox Series X|S e PC)
    • Utilizando a mesma tecnologia do Kinetic Air Battles, essas novas animações de blindagem para 2 jogadores fornecem batalhas mais autênticas por uma bola quando um jogador está tentando proteger seu oponente.
  • Shield Pushbacks: Permite que você crie espaço de seus oponentes, empurrando-os para longe da bola
    • Pressione L2 | LT para solicitar um Shield Pushback
    • Os pushbacks são mais eficazes quanto maior a diferença de força entre o defensor e o jogador que eles estão tentando empurrar.
  • Blindagem ao segurar L2 | LT
    • A eficácia do escudo é reduzida quanto mais tempo o botão Escudo é pressionado.
    • Quanto mais forte o jogador, mais tempo ele pode proteger de forma eficaz.
    • O impacto dos Atributos na mecânica de Escudo foi aumentado, com a Força tendo o maior impacto.
    • Melhorias foram feitas no sistema de blindagem, incluindo eficácia da blindagem, força do escudo e interações.

AI True Flight Ball Physics

A inteligência artificial alimenta o AI True Flight Ball Physics, estudando centenas de passes, chutes, cobranças de falta e cruzamentos do mundo real e ajustando-os para fazer a bola mergulhar, desviar e subir no EA SPORTS FC 24 da mesma forma de quando é chutada por alguns dos melhores jogadores do futebol do mundo.

AI Hands

A tecnologia StretchSense captura os movimentos naturais das mãos em um novo nível de detalhe e passa esses dados para a IA gerar os movimentos das mãos, do pulso e dos dedos dos jogadores durante as partidas.

Sobre EA SPORTS FC 24

EA SPORTS FC 24 busca proporcionar uma experiência de futebol autêntica, mostrando jogadores, ligas e competições ao redor do mundo – tanto no futebol masculino quanto feminino. No mês passado, a empresa já tinha confirmado a Libertadores e a Copa Sul-Americana e, com isso, clubes brasileiros irão aparecer no game – provavelmente sem licenciamento de jogadores, como acontece desde FIFA 15. As seguintes ligas e competições estão confirmadas:

  • 3rd League (Alemanha)
  • A-League
  • Allsvenskan
  • Barclays FA Women’s Super League
  • Belgium Jupiler League
  • Bundesliga
  • Bundesliga (Áustria)
  • Chinese Super League
  • CONMEBOL Libertadores
  • Credit Suisse Super League
  • D1 Arkema
  • EFL League One
  • EFL League Two
  • Ekstraklasa
  • Elitserien
  • Eredivisie
  • Google Pixel Frauen-Bundesliga
  • Korea K League 1 & 2
  • LALIGA EA SPORTS
  • Liga 1
  • Liga F
  • Liga Portugal
  • Liga Profesional de Futbol-Argentina
  • National Women’s Soccer League
  • Premier League
  • Roshn Saudi League
  • Scottish Professional Football League
  • SSE Airtricity League Premier Division
  • Süper Lig
  • Superliga
  • UEFA Champions League
  • UEFA Europa Conference League
  • UEFA Europa League
  • UEFA Women’s Champions League

O game será lançado no dia 29 de setembro para Nintendo SwitchPlayStation 4, PlayStation 5Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via SteamEpic Games Store e EA Play. A pré-venda está disponível com versões a partir de R$ 319, de acordo com a versão, plataforma e assinaturas disponíveis.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.