Diablo IV: confira nossas impressões sobre a “Temporada de Sangue”
Diablo IV chegou em um momento muito oportuno, e trouxe muitas coisas boas. No entanto, o atraso em lançar conteúdos fez com que boa parte da base de jogadores desse um tempo do game. Felizmente, a Blizzard trouxe aos fãs a Temporada de Sangue, apresentando novos conteúdos, missões e inimigos ainda mais desafiadores. É claro, há muita coisa a ser discutida sobre o novo conteúdo, e esse será nosso objetivo neste artigo, que contará mais detalhes e citará nossas impressões.
Uma temporada vampiresca
Vampiros são incríveis, e totalmente condizentes com a proposta de Diablo IV. Desta forma, esta temporada foca-se nessa temática. Na narrativa, tempos a caçadora de vampiros Erys como protagonista, e a história é realmente envolvente e faz sentido dentro da tradição da franquia. Portanto, não é apenas uma adição “xoxa e capenga”, mas sim um conteúdo rico e tão bacana quanto a história original.
O conceito do Círculo Sanguinário e todos os poderes vampíricos, introduzem um método diferente para personalizar a constituição do seu personagem. Um dos poderes de destaque é a capacidade de se transformar em uma nuvem de morcegos, uma habilidade que me lembrou demais alguns filmes de vampiros, tal como Drácula, de Bram Stoker e A Liga Extraordinária, que não é sobre vampiros, mas tem alguns. Enfim, felizmente, boas referências sobre vampiros ainda existem aos montes.
E, diferentemente dos Corações Malignos da 1ª temporada, que mais pareciam repetir as Gemas Lendárias de Diablo 3, com uma mecânica monótona e extremamente repetitiva, a Temporada de Sangue traz realmente algo novo. Com vampiros, colheitas de sangue e hordas de lacaios vampiros loucos para te matar. E, além de uma mecânica melhorada, temos um pano de fundo mais interessante, convenhamos. Aliás, para se jogar o conteúdo da nova temporada, devemos iniciar com um personagem novo, no mundo específico. Desta forma, espere uma nova campanha, além de diversos itens e bônus advindos do passe de batalha.
Nivelamento mais tranquilo na Temporada de Sangue
Mesmo sem ter esgotado a Temporada de Sangue, pude perceber que o processo de nivelamento do game está muito mais tranquilo. E isso acontece por conta do fim da necessidade de ganhar fama por esses pontos de habilidade iniciais. Além disso, adquirir experiência no jogo parece estar bem mais fácil do que antes. Desta forma, o nivelamento do jogo está bem no limite, tendo a Blizzard encontrado a medida certa, e provavelmente isso tem a ver com o aumento de 40% no ganho de experiência, algo prometido em uma das atualizações anteriores.
Antes, os jogadores mais hardcore achavam relativamente fácil atingir o nível 100, mesmo com toda aquela exigência de jogar por horas, coisa que, para eles, é molezinha. Porém, para nós, meros mortais, isso parecia extremamente improvável. Eu mesmo não tenho tempo de me dedicar a jogar um único título por muitas horas. Desta forma, eu nunca me importei com níveis em Diablo IV, mas com a diversão que a franquia sempre me proporcionou. É claro, sempre tento ter bons itens e construir uma boa árvore de habilidades. Mas hoje, chegar ao nível máximo não é lá algo tão difícil, felizmente.
Melhorias no jogo
Diablo IV: Temporada de Sangue trouxe uma série de novidades extremamente positivas ao game. No geral, apresentou novos chefes finais, eliminou a necessidade de ganhar renome a cada temporada, além de, finalmente, trazer as melhorias no gerenciamento de estoque e a liberação de espaço de inventário de joias. Desta forma, temos realmente uma temporada impactante, ao contrário do fracasso de sua antecessora. Isso foi perceptível através das diversas melhorias e atualizações de qualidade de vida marcadas para esta temporada.
Ou seja, a Blizzard ouviu os jogadores, levado a sério o feedback da comunidade a sério, acertando assim diversos problemas antigos. Vale ressaltar que, mesmo com vários problemas, eu já havia gostado bastante de Diablo IV logo em seu lançamento. Contudo, com a nova temporada, senti que o jogo parece ter finalmente chegado ao nível que merecia. Desta forma, o que era bom, está ainda melhor!
Vale a pena participar da Temporada de Sangue?
Não só a Temporada de Sangue me reanimou de dar continuidade ao jogo, mas a própria pausa que tirei foi muito útil. Afinal de contas, jogar horas e horas de Diablo IV cansa, sobretudo após o fracasso da primeira temporada. Felizmente, a Blizzard aprendeu com o erro e trouxe diversas melhorias ao game, além de uma boa campanha. Portanto, se você é fã da franquia e acredita no game, vale a pena dar mais uma chance, sobretudo por conta da Temporada de Sangue. Falo isso como um fã apaixonado da franquia, que também parou logo depois do hype do lançamento, e agora voltou bem mais animado.
E, o melhor de tudo, é poder pular a temporada anterior, fingindo que aquilo nem aconteceu. Desta forma, podemos começar do mesmo ponto que outros jogadores, algo que traz certo nivelamento. Para os jogadores competitivos, no entanto, muita coisa mudou, e para melhor, com as tabelas de classificação. Elas aprimoraram a experiência do endgame. Se você quer competir, fique de olho nessa novidade.
Por fim, os Passes de Batalha de Diablo IV estão bem bacanas, repletos de itens e detalhes cosméticos que podem mudar bastante as aparências do jogo. No entanto, “Beauty in Sin”, uma skin sexualizada, lançada para esta temporada, tem chamado a atenção dos jogadores, que estão criticando a escolha dos desenvolvedores, custando cerca de 2.800 platinas, ou US$ 25,00. Ou seja, a noção passou longe. Ou melhor, duas vezes longe. Mesmo assim, se focarmos no jogo e em suas melhorias, a Temporada de Sangue entregou tudo o que prometeu.
Sobre Diablo IV
Em Diablo IV, os jogadores se unem à luta para salvar o mundo sombrio e gótico de Santuário da Mãe Abençoada Lilith, batalhando contra hordas de demônios e monstros ao longo do caminho. O jogo oferece diversas opções para os jogadores personalizarem seus personagens, com cinco classes únicas, uma variedade de cosméticos e habilidades, e a liberdade de escolher o caminho que desejarem para explorar o mundo aberto e imersivo.
Leia nossa review de Diablo IV!
Além da campanha de história, Diablo IV apresenta mais de 120 masmorras, dezenas de missões secundárias, chefes mundiais e uma vasta quantidade de lugares para explorar. E após finalizar a campanha, os jogadores ainda têm a opção de fortalecer e testar suas habilidades no fim de jogo por meio de grandes Quadros de Excelência, zonas de JxJ (jogador contra jogador), Masmorras do Pesadelo e Marés Infernais, além da Árvore dos Lamentos.
Diablo IV está disponível para PC, via Battle.net, Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 4 e PlayStation 5.