Fabledom | Review
Certos jogos simplesmente surgem em nossa vida. Sem mais, nem menos. E eu posso falar isso de Fabledom. O jogo da Grenaa Games e da Dear Villagers que está finalmente disponível para PC, via Steam, chegou totalmente de surpresa para mim. E como um bom fã de city builder, topei esse desafio. Mas eu não sabia o que estava por vir. O game, que também chegará para PlayStation 5, Xbox Series X|S e Switch no futuro, simplesmente traz uma série de elementos de contos de fadas, mudando totalmente a minha concepção de um “simples city builder”. Mas dizer apenas isso não é o suficiente. Desta forma, trarei todas as minhas percepções do game, em mais uma análise do Pizza Fria!
Um conto de fadas diferenciado
Fabledom é um jogo diferente. Situado em um reino de contos de fadas, com direito a trolls, cavaleiros e princesas, ele nos apresenta uma abordagem casual e relaxante de um jogo de construção de cidades. E foi neste ponto que o jogo me cativou. Há muito eu não jogava um jogo que me desafiasse e, ao mesmo tempo, me desse a sensação de paz e tranquilidade. Ainda mais quando a vida adulta bate e você mal tem tempo para jogar. Mas com Fabledom, tive uma sensação gostosa e até mesmo nostálgica. Afinal, eu fui uma criança criada com contos de fadas. Ou seja, conheço TODOS os filmes da Disney.
E logo ao começar a me aventurar na gestão de Fabledom, fui percebendo pequenas referências de contos conhecidos. Ao longo da história, somos acompanhados por um narrador que vai comentando tudo o que estamos fazendo, lembrando bem os desenhos clássicos. E bem, como em todos os contos de fadas, nem tudo são flores. Desta forma, teremos a tarefa de fortalecer nosso reino, criando muros e lutando contra alguns vizinhos mais “ousados”. Assim, teremos de preparar nosso exército e escolher um campeão para simbolizar nossa luta. Mas calma, também temos a parte da princesa e do amor…
Quando começamos o jogo, podemos ir desbravando o mapa gerado randomicamente para conhecer os reinos vizinhos e, quem sabe, a princesa (ou príncipe), dos nossos sonhos. Além disso, com esses encontros com outros líderes, vamos criando relações diplomáticas. No entanto, cada personagem tem um comportamento diferente. Portanto, não espere amizade de todos!
Desta maneira, Fabledom traz uma mistura incomum e muito divertida, algo que me surpreendeu muito. A história dele acaba sendo desenhada por cada uma das ações que tomamos, enquanto o narrador vai contando a nossa própria história. Mas essa é só uma das partes legais deste jogo…
Jogabilidade desafiadora e… relaxante?
Fabledom é um jogo de construção de cidade, mas que mescla aspectos de gerenciamento de recursos, diplomacia, tomadas de decisões, expansão… e por aí vai. Contudo, ao contrário do que parece, é um jogo totalmente leve e divertido. Ao longo do desenvolvimento de seu reino, ele vai te dando diferentes desafios para serem cumpridos. Construir cinco casas em 60 dias corridos do jogo, enviar presentes para um aliado, e por aí vai. O jogo vai se desenhando através desses objetivos que, por sua vez, introduzem novas construções e dinâmicas.
E, ao contrário de alguns jogos de construção de cidades, Fabledom é mais “demoradinho” para ir liberando as coisas. Contudo, a gente fica com aquela sensação gostosa de que o jogo está dando tempo para a gente se adaptar a cada uma das novidades que ele vai explicando detalhadamente em seus tutoriais rápidos ao longo das partidas. Isso é bom, pois não nos sentimos pressionados e, assim, conseguimos planejar nosso reino com mais calma. E essa parte é muito gostosa. Ir criando novas construções para abrigar os moradores que surgem, estruturas para produzir materiais cada vez mais refinados, ou até mesmo para manter os moradores felizes.
Ah, é uma sensação ótima. Confesso mesmo que não me sentia tão tranquilo e animado para jogar algo quanto com Fabledom. A cada desafio proposto, a cada linha narrada pela voz off do contador de histórias, cada detalhe simples deste jogo modesto e divertido, a gente vai tendo mais e mais vontade de jogar. Ah, mas os contos de fadas… É triste não ter os tempos de antes para conseguir me enfurnar por reinos, cavaleiros e princesas. E esse jogo é um daqueles que precisa ser rejogado, construindo cidades melhores e mais otimizadas, só por prazer.
Controle heróis, exércitos e seu coração
Como falei anteriormente, Fabledom apresenta o lado mais obscuro dos contos de fadas: as batalhas. Para isso, criamos nosso campeão e um exército para nos defender, tendo essa parte do jogo uma característica bem similar a um RTS, no estilo Age of Empires. Quando não temos lutas, podemos enviar nosso herói para interagir com lugares abandonados, faunos, árvores vivas e várias outras coisas que podem render boosts, itens e até mesmo equipamentos para ele.
Além disso, temos que controlar o coração de nosso personagem. Para isso, podemos casar com um príncipe ou princesa encantada, por amor ou por dinheiro, tal como na Idade Média. A questão diplomática de Fabledom está diretamente ligada à mecânica de negociação, permitindo com que uniões sejam feitas por interesses. Assim, a mecânica do romance molda bastante a maneira como jogamos, tendo cada relacionamento, diferentes maneiras de lidar com o reino e seus vizinhos.
E o melhor é que até isso consegue ser executado de uma forma tão simples, que não sentimos um grande peso de disputa, mas uma curiosidade enorme de saber o que vem na sequência. Se uma nova unidade surgirá, ou, quem sabe, uma nova construção. Enfim, ficamos sempre com aquela sensação de querer continuar para ver onde chegaremos.
Vale a pena jogar Fabledom?
Acho que essa resposta fica muito clara ao longo desta análise, não é mesmo!? E, para melhorar a situação, Fabledom é legendado em português. Contudo, existem alguns errinhos de tradução. Mas claro, nada que atrapalhe a jogatina. Aliás, o fato de ser localizado para a nossa língua materna ajuda bastante a dominar as mecânicas apresentadas pelo jogo ao longo do tempo. A propósito, nesse quesito de mecânicas e jogabilidade, o jogo é muito caprichado, sendo tudo muito bem indicado em seus menus e dicas. É um jogo que qualquer um conseguirá jogar sem problema algum.
Sobre a questão de gráficos e sons, o jogo entrega muito bem o que se propõe, lembrando até mesmo uma mistura de desenhos da Disney com a Pixar, sendo bonitinho, bem na pegada de um conto de fadas. Já na parte sonora, o destaque fica para a narração que nos acompanha ao longo de todo o jogo, desde a introdução. Isso parece algo simples, mas é engraçado demais. Em alguns momentos, parece que o narrador até está conversando conosco. Enfim… Fabledom é um jogo bem simples e divertido, mas que vai apresentando gradativamente desafios para nós.
Esse é um jogo que eu indicaria de olhos fechados para quem quer fugir da rotina e descansar a cabeça, perdendo horas ao construir seu reino e, consequentemente, seu próprio conto de fadas. Sendo ou não fã de construtores de cidades, acredito muito que Fabledom possa te surpreender.
*Review realizada em um PC equipado com uma placa GeForce RTX com código fornecido pela Dear Villagers.