AnálisesPCSlide

Ultimate Zombie Defense 2 | Preview

A Terror Dog Studio lançou no dia 27 de setembro o early access de seu mais novo jogo de sobrevivência: Ultimate Zombie Defense 2. Completamente inspirado no popular modo zumbis da sub franquia Black Ops, da saga Call Of Duty, o novo game adiciona diversos elementos de tower defense para a formula, construção de diversas formas de defesa como muros, cercas elétricas, caixas de munição e torretas automáticas.

Como um amante de zumbis e do modo desenvolvido pela Treyarch, vim trazer meus comentários nessa prévia. Vamos descobrir a partir de agora se Ultimate Zombie Defense 2 apresenta uma base sólida gameplay e se sustenta com sua mistura de FPS de sobrevivência com tower defense aqui no Pizza Fria!

Jogabilidade tática e nostálgica

A base de Ultimate Zombie Defense 2 é muito similar ao modo da franquia COD. Começamos no Round 1 e vamos combatendo zumbis para adquirir dinheiro e avançar para mais rodadas. Compramos armas do cenário e da famosa caixa do mistério, que nos fornece alguma arma ou equipamento aleatório, “compramos” portas para seguir para novas áreas e Vantagens (os queridos Perks) das maquinas de venda para adquirir habilidades passivas poderosas como o dobro de velocidade de recarga ou recuperar vida ao atacar zumbis.

Com o essencial já presente, Ultimate Zombie Defense 2 surpreende com a quantidade de novas ideias implementadas e principalmente com o quão bem foram executadas. A variedade de itens para construção é vasta e ainda podem sofrer diversos upgrades durante a partida. O jogador não está limitado apenas a jogar a sobrevivência padrão, já que dificuldades mais altas, modo de sobrevivência sem construção e defesa de objetivo podem ser escolhidos no menu principal. Ainda nos menus, árvores de habilidades também estão disponíveis para gastar pontos após subir de nível com XP adquiridos das partidas. Assim como as construções as habilidades, são muito úteis e diversificadas fornecendo uma sensação gratificante de progressão que alguns CODs não entregam.

A experiência base, mesmo que familiar, possui algumas mudanças substanciais que fornecem um ar de novidade mesmo para o jogador experiente, como o sistema de vida que não se recupera sozinha (a não ser que compre um Perk em específico) valores mais elevados para diversas compras e a quantidade muito maior de zumbis atacando ao mesmo tempo. O jogador possui muitas ferramentas em sua disposição, e os inimigos não ficam atrás, zumbis que atacam a distancia, armado com explosivos, parcialmente invisíveis e até chefes aparecem para testar todo o preparo do jogador.

Ultimate Zombie Defense 2
Exemplo de uma das 3 árvore de habilidades disponíveis (Imagem: Reprodução/Higor Neto)

A identidade e limitações do projeto

Ultimate Zombie Defense 2 fez um salto considerável na jogabilidade do primeiro para o segundo jogo. De uma câmera vista de cima e majoritariamente dependendo das construções, sua sequencia é em primeira pessoa e é possível lidar uma partida inteira sem nenhum elemento de tower defense, apenas com Perks e armas poderosas. No papel é uma evolução completa do primeiro jogo, na execução, o orçamento limitado acaba pesando na jogabilidade e em seus visuais. O controlar do personagem não é como os FPS populares modernos, não é muito acelerado e até movimentos básicos estão ausentes como agachar, pular e deslizar. Somado com a movimentação e texturas simples dos zumbis, a primeira impressão do jogo pode ser negativa.

Outro fator que Ultimate Zombie Defense 2 não compartilha com os títulos que o inspirou, é a personalidade de quem controlamos. Diferente da duologia Left 4 Dead ou Black Ops 1 ao 4, não controlamos sobreviventes com aparências e personalidades distintas, cheio de frases de efeito e interações entre si e com as ações do jogador. Apenas soldados que não possuem nenhuma linha de diálogo, nem mesmo aparências tão distintas. Estes fatores somados com um título tão simples, certamente afastam jogadores que imaginam um produto genérico, o que é uma pena levando em todo conta o conteúdo que o Ultimate Zombie Defense 2 apresenta.

Ultimate Zombie Defense 2
Exemplo de construções (Imagem: Reprodução/Higor Neto)

O que esperar de Ultimate Zombie Defense 2?

O roadmap que a Terror Dog apresentou, mostra expansões do conteúdo apresentado no jogo, novos mapas, armas, arvore de habilidade e a maior adição, editor de mapas, que é a melhor aposta do jogo para ampliar a longevidade. Com uma jogabilidade que lembra os FPS do começo da década passada, Ultimate Zombie Defense 2 vai encontrar dificuldades em uma boa apresentação de seu (caprichado) conteúdo.

Funciona muito bem como um tower defense com ótimas variedade de táticas. Sofre mais como um survival de zumbis, que mesmo tentando ser mais tradicional sem afazeres secundários e easter eggs, ainda é prejudicado com uma jogabilidade que parece limitar a movimentação do jogador.

No fim, me parece ser uma experiência satisfatória para fãs de sobrevivência tradicional. Mesmo que ainda esteja em desenvolvimento, Ultimate Zombie Defense 2 é um game promissor. Atualmente, pode ser adquirido por R$ 46,99, somente para PC, via Steam.

*Preview elaborada com código fornecido pela Terror Dog Studio.