Shard Squad ganha novo trailer e data de lançamento para PC
O The Root Studios e a Nuntius Games anunciaram nesta segunda-feira, 8, que Shard Squad finalmente tem lançamento confirmado para PC via Steam em 4 de novembro. A versão para consoles também está nos planos, mas ainda não tem data anunciada. A revelação aconteceu durante o Monster Taming Direct 2025, evento feito pela comunidade para fãs de jogos de monstrinhos. Confira o trailer!
Da brincadeira ao projeto autoral
Rennan Costa, diretor e programador do título, já havia trabalhado no desenvolvimento de Bagdex, um dos maiores sucessos recentes do estilo monster taming. Ele contou que a ideia de Shard Squad nasceu como um simples estudo dentro da engine Unity, sem qualquer intenção comercial.
“Shard Squad começou como um estudo na engine Unity, sem absolutamente qualquer intenção de transformar em jogo, comercializar ou algo do tipo. Por isso, no início, era literalmente um Vampire Survivors com Pokémons que acabou viralizando na internet, e até por isso tirei tudo relacionado do ar na época, pois fiquei com medo de um processo”, explicou Rennan.
O projeto só começou a ganhar corpo quando ele percebeu o grande interesse da comunidade em ter um survivor-like com estética mais leve e personagens carismáticos.
“Muitas pessoas pediram para eu dar uma identidade própria e uma coisa que eu não gostava muito no gênero era a temática pesada da maioria dos jogos, então quis criar algo mais fofo. Outra diferença foi substituir a coleta de armas pela formação de um time com sinergia própria”, completou o criador.
Sobre Shard Squad
Shard Squad promete entregar um jogo variado e visualmente atraente, com criaturas chamadas shards, cada uma possuindo habilidades únicas. O sistema de sinergias é um dos diferenciais: os jogadores precisam montar equipes estratégicas que se complementam durante as batalhas.
Segundo Rennan, cada shard tem sua própria história e background, reforçando o apelo narrativo e dando mais profundidade ao universo do jogo. Além disso, cada fase terá identidade própria, trazendo inimigos, desafios e chefes únicos, evitando a sensação de repetição comum em muitos títulos do gênero survivor-like.


