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Heroes of Might and Magic: Olden Era | Preview

Minha história com a franquia Heroes of Might and Magic começa no final da década de 90, nos tempos de ouro da mídia física e dos manuais impressos. Foi com meu primo, dividindo infindáveis momentos no saudoso modo hotseat, que descobri aquele universo mágico de estratégia, criaturas fantásticas e trilhas sonoras inesquecíveis.

Tudo começou com Heroes of Might and Magic II, lançado pela antiga 3DO — a mesma empresa por trás de um dos consoles mais curiosos e marcantes da época. Ali, fui apresentado a um mundo completamente novo, onde cada turno representava uma escolha importante, cada castelo uma oportunidade de crescimento, e cada criatura recrutada trazia uma sensação única de progresso e descoberta.

Uma lembrança que guardo com muito carinho foi quando tive acesso ao CD de expansão sonora do jogo. Saímos do som MIDI para trilhas em MP3 de qualidade impressionante, com óperas sensacionais, que transformavam cada tela do jogo em algo ainda mais imersivo. Aquilo não era apenas uma melhoria técnica — era uma demonstração de cuidado artístico.

A paixão só aumentou quando Heroes of Might and Magic III chegou. Lembro como se fosse ontem de correr até uma loja local para comprar o CD original, com o Gênio azul dos Wizards estampado na a mídia física e o Arcanjo sendo a referência da capa/tela inicial. Passei incontáveis horas colocando arcanjos e demônios para lutar, explorando possibilidades, repetindo batalhas só para experimentar novas combinações.

O manual do Heroes III também era uma verdadeira preciosidade. Explicava com detalhes cada aspecto do jogo, com ilustrações, descrições e dicas estratégicas que tornavam tudo ainda mais fascinante. Eu o levava para o colégio, mostrava para os amigos com orgulho — era um tempo em que manuais bem feitos e caixas recheadas eram parte essencial da experiência de jogar.

Depois veio Heroes IV, que trouxe mudanças ousadas, mas ainda preservava a essência da série. Com a chegada da franquia às mãos da Ubisoft, confesso que o brilho se perdeu um pouco. Nenhum dos títulos seguintes conseguiu, para mim, capturar a magia que Heroes II e III entregaram com tanta naturalidade… será que agora teremos um retorno às raízes? É o que veremos nesta preview do Pizza Fria!

Três décadas se passaram desde o lançamento do primeiro Heroes of Might and Magic, em 1995, lá no longínquo MS-DOS. Desde então, a franquia acumulou fãs e evoluiu bastante, mas estava há dez anos sem um novo título — o último foi desenvolvido pela Limbic Entertainment. Agora, a missão de reviver a série está nas mãos do estúdio Unfrozen, e tive a oportunidade de experimentar uma prévia de Heroes of Might and Magic: Olden Era, que chega em breve em Acesso Antecipado.

Mesmo em versão demo, Olden Era mostra que respeita o legado da franquia. A estrutura tradicional do jogo está toda lá: dias que viram semanas, criaturas que se recrutam aos domingos, mapas cheios de tesouros e construções, além de combates táticos por turnos em campos hexagonais. Mas o que chama atenção são os detalhes e novidades que deixam tudo mais dinâmico e moderno.

Entre os novos recursos, estão as Leis de Facção, que você pode ativar nos castelos para obter bônus específicos, afetando desde a economia até o desempenho das tropas. Algumas criaturas também contam com habilidades exclusivas de combate, algo que amplia bastante o leque de estratégias possíveis.

Heroes of Might and Magic: Olden Era

Variedade de modos de jogo

A build que testei trouxe uma boa variedade de modos, começando por um tutorial robusto, que não só apresenta os fundamentos do gameplay como também traz módulos extras voltados para mecânicas mais específicas — perfeito para quem nunca jogou a franquia ou está enferrujado.

Além disso, tive acesso aos seguintes modos:

  • Arena: um modo competitivo em que você monta um herói com habilidades, equipamentos e magias, escolhe um exército de 8 criaturas e parte direto para o combate contra outro herói.
  • Clássico: o bom e velho formato onde você escolhe mapa, facção e herói, e joga partidas no estilo tradicional da série.
  • Modo Herói Único: uma variação do clássico, onde cada jogador controla apenas um herói. Isso dá mais agilidade às partidas e torna tudo mais direto.

Por enquanto, a campanha single-player ainda não está liberada. Mas um dos recursos que mais aguardo é o modo hotseat, tradicional nas versões anteriores, onde dois ou mais jogadores se revezam no mesmo computador. Uma adição moderna que cairia bem seria o suporte ao Steam Remote Play Together, para quem quer jogar com amigos à distância como se estivesse lado a lado.

Heroes of Might and Magic: Olden Era

Heróis que fazem a diferença

Os heróis continuam sendo peças-chave em Olden Era. Cada um pode subir de nível e ganhar pontos em atributos como Ataque, Defesa, Poder Mágico e Conhecimento. A cada level, também é possível escolher entre três habilidades secundárias, cada uma com níveis próprios e sub-habilidades, permitindo montar heróis muito específicos para seu estilo de jogo.

Eles não são apenas comandantes no mapa: suas características influenciam diretamente as estatísticas das unidades no exército e são essenciais no uso de magias durante as batalhas.

Heroes of Might and Magic: Olden Era

Exploração estratégica no mapa

O mapa principal continua sendo o palco da exploração e das grandes decisões. Há uma grande variedade de elementos para interagir — desde inimigos e artefatos até locais de recrutamento e recursos.

A movimentação diária dos heróis é limitada, então é importante otimizar os trajetos e evitar perdas de tempo. O tutorial ensina os fundamentos, como estruturas que impactam sua progressão ou formas de ganhar vantagens iniciais.

Dominar esse ritmo faz diferença nas partidas, mas parte da diversão também está em simplesmente sair explorando e reagindo ao que o jogo apresenta.

Heroes of Might and Magic: Olden Era

Castelos: o coração do seu império

Manter seu castelo em segurança é prioridade, já que perder ele significa o fim do jogo. É ali que você vai construir estruturas, recrutar tropas e heróis, além de fazer trocas de recursos.

A construção de edifícios é limitada a um por dia, o que exige planejamento. A parte visual da construção também chama atenção: conforme você evolui o castelo, novas áreas vão sendo desbloqueadas, criando um senso de progresso bem marcante.

Outro diferencial de Olden Era são as já mencionadas Leis de Facção. Elas trazem modificadores únicos para cada tipo de facção, alterando mecânicas do jogo, economia ou o comportamento das criaturas. É uma camada extra de estratégia que vai agradar quem curte personalização e tomada de decisão com impacto real. Falando em facção, na demo temos 4 facções: Temple (estilo à dos humanos com arcanjos no Heroes III), Necrópolis (de mesmo nome e ideia também do Heroes III, com vampires e esqueletos), Dungeon (mais uma vez similar àquela que tínhamos o dragão preto no Heroes III) e , por fim, uma mais “diferentona” chamada Schism, com monstros diversos.

Heroes of Might and Magic: Olden Era

Combate tático como manda a tradição

A essência do combate segue firme: batalhas por turnos em um grid hexagonal, onde a iniciativa define a ordem de ação das unidades. Três tipos de ataque estão disponíveis:

  • Melee: corpo a corpo, sempre provoca contra-ataque (uma vez por rodada).
  • Alcance médio: ataca de uma casa de distância, evitando o contra-ataque.
  • À distância: permite atingir qualquer ponto do campo, com redução de dano conforme a distância. Se o arqueiro for engajado em combate, ele perde a capacidade de atirar.

A IA surpreende por sua agressividade e inteligência: prioriza flanquear arqueiros, usa magias com frequência e exige que você jogue com atenção. O combate está fluido e recompensador, lembrando o porquê de tantos jogadores continuarem apaixonados por jogos de estratégia por turnos.

Heroes of Might and Magic: Olden Era

O que esperar de Heroes of Might and Magic: Olden Era?

Por enquanto, esta foi apenas uma amostra do que Olden Era tem a oferecer. O modo campanha e os recursos multiplayer online ainda não estão disponíveis, mas os desenvolvedores prometem uma campanha não-linear e um modo competitivo online com matchmaking e ranking.

Confesso que ranking não é muito meu foco, mas já sei que o modo hotseat vai consumir boas horas do meu tempo.

Com base no que pude testar, a equipe da Unfrozen está fazendo um excelente trabalho. Dá para ver que eles estudaram bem a franquia e estão respeitando suas raízes, enquanto introduzem mecânicas modernas que expandem a fórmula.

A direção de arte está belíssima, o sistema de leis adiciona profundidade, e a estrutura clássica está toda lá — só que com mais possibilidades. Para quem já é fã, vale a pena acompanhar o desenvolvimento de perto. Para quem está chegando agora, talvez esta seja a melhor porta de entrada para conhecer uma das maiores franquias de estratégia por turnos dos games.

Heroes of Might and Magic: Olden Era ainda não tem data de lançamento, mas estará disponível em breve em acesso antecipado na Steam.

*Preview elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela Hooded Horse.