AnálisesNintendoSlide

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World | Review

Kirby and the Forgotten Land foi lançado originalmente em 25 de março de 2022 para o Nintendo Switch, marcando a primeira grande aventura em 3D da bolinha rosa mais querida da Big N no console. Agora, mais de três anos depois, em 28 de agosto de 2025, a Nintendo traz de volta essa jornada mágica em uma edição especial para o Nintendo Switch 2, o pacote Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World.

Nessa nova versão, Kirby retorna em uma aventura vibrante para salvar os Waddle Dees raptados e derrotar o temível Beast Pack. O pacote exclusivo do Switch 2 traz melhorias gráficas, taxa de quadros aprimorada e uma nova história com estágios extras. Ao lado de Elfilin, seu fiel companheiro, Kirby explorará 12 fases inéditas repletas de desafios, segredos e ambientes coloridos que elevam a experiência para um novo patamar.

E aí, ficou curioso para saber como ficou Kirby and the Forgotten Land com a expansão Star-Crossed World no console mais poderoso da Nintendo? Então faça aquela pausa de cinco minutinhos, prepare um café coado bem quentinho para aquecer o coração e venha comigo mergulhar nessa análise especial do Pizza Fria!

Kirby e a terra esquecida

Em Kirby and the Forgotten Land, o adorável herói rosado da Nintendo embarca em uma aventura diferente de tudo o que já vimos na franquia. Após ser sugado por um misterioso vórtex que apareceu nos céus de sua terra natal, Kirby desperta em uma terra desconhecida e repleta de ruínas de uma antiga civilização. O que antes eram cenários vibrantes e familiares, agora dão lugar a ambientes que misturam natureza e estruturas abandonadas, criando uma atmosfera única para a série.

Nessa nova jornada, Kirby descobre que não está sozinho, criaturas estranhas e ameaçadoras passaram a habitar esse mundo, colocando em perigo os indefesos Waddle Dees, que acabam sendo capturados e espalhados pelas fases. A missão do herói, então, é resgatar seus amigos enquanto desvenda os segredos dessa terra esquecida, enfrentando inimigos clássicos e novos, sempre com seu característico carisma e poderes de cópia.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World
Após ser sugado por um misterioso vórtex que apareceu nos céus de sua terra natal, Kirby desperta em uma terra desconhecida e repleta de ruínas de uma antiga civilização. (Imagem: Reprodução/ Filipe Villela)

Embora possua uma narrativa simples e objetiva, a aventura se desenrola muito bem, ganhando força pelo clima de mistério dos cenários e pelo contraste entre a doçura de Kirby e a melancolia das ruínas. E assim, Kirby e seu recém-conhecido amigo, Elfilin, embarcam em uma jornada para resgatar os Waddle Dees e restaurar a paz nesse novo mundo esquecido.

Dificuldade para todos os gostos

Buscando agradar tanto os jogadores casuais quanto os veteranos, Kirby and the Forgotten Land + Star-Crossed World oferece dois níveis de dificuldade distintos. No Wild Mode, o modo selvagem, a aventura se torna mais desafiadora, inimigos causam mais dano e a progressão exige maior atenção. Em contrapartida, as recompensas também são melhores, com direito a uma quantidade extra de Moedas Estelares.

Já o Spring-Breeze Mode, modo brisa de primavera, é a opção ideal para quem deseja apenas relaxar e curtir a experiência. Nesse modo, Kirby possui mais vitalidade, facilitando a jornada e tornando-a perfeita para iniciantes ou para quem prefere um ritmo mais leve.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World
Independente da dificuldade escolhida, Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World não é um jogo difícil, mas pode ter certeza de que é bem divertido. (Imagem: Reprodução / Filipe Villela)

Além disso, o game também oferece a possibilidade de jogar em dupla. Caso tenha um amigo por perto, ele poderá assumir o controle de um Bandana 2Waddle Dee, enquanto você continua como Kirby. Essa modalidade cooperativa deixa a experiência ainda mais divertida e dinâmica, seja para explorar os cenários ou enfrentar os chefes juntos.

Jogabilidade de Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World é um jogo de plataforma, ação e aventura em 3D com jogabilidade simples, intuitiva e responsiva. Logo na fase inicial, o game ensina as habilidades básicas de Kirby, que, além de se locomover em todas as direções, pode saltar, flutuar, sugar e engolir inimigos ou objetos do cenário. A mecânica mais importante continua sendo a de sugar e engolir inimigos. Dessa forma, Kirby pode assumir a forma de 12 diferentes habilidades de cópia:

  • Sword: inspirado em Link, Kirby veste um gorro verde e empunha uma espada, podendo até executar o clássico ataque giratório.
  • Ranger: com chapéu de explorador, recebe uma arma que dispara estrelas, segurando o botão, é possível mirar e soltar um disparo brilhante poderoso.
  • Fire: transforma Kirby em uma bola de fogo, capaz de queimar inimigos, acender pavios e destruir obstáculos.
  • Ice: aqui, o herói patina em vez de andar, congelando inimigos e deslizando até mesmo sobre lama e magma.
  • Needle: cria espinhos ao redor do corpo, permitindo que Kirby role e agarre inimigos no estilo Katamari, para depois lançá-los longe.
  • Cutter: dispara bumerangues afiados, ideais para alcançar objetos distantes.
  • Tornado: cria um redemoinho que puxa inimigos, blocos e estrelas, arremessando-os para causar dano.
  • Drill: permite cavar no subsolo com uma broca, evitando ataques e revelando áreas secretas.
  • Soneca: até um herói precisa descansar, aqui Kirby recupera energia com uma adorável sonequinha.
  • Hammer: com um martelo poderoso, Kirby causa grande dano em curto alcance, carregue o golpe para soltar o devastador Hammer Flip.
  • Crash: habilidade explosiva que pode ser carregada para causar uma detonação ainda maior.
  • Bomb: lança bombas que podem ser arremessadas ou posicionadas para destruir inimigos.

Pela primeira vez na franquia, todas as habilidades de cópia possuem versões evoluídas. Para desbloqueá-las, é necessário encontrar projetos específicos e levá-los à loja de armas em Waddle Dee Town. Com moedas estelares e pedras raras, coletadas nos estágios bônus, as habilidades ganham novo nome, visual renovado e ainda mais poder, a habilidade de Fire, por exemplo, evolui para a poderosa Volcano Fire, que atira poderosas bolas de lava, e a Cutter, para a Chakram Cutter, onde Kirby atira dois bumerangues simultaneamente.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World
O Mouthful Mode é bem divertido, aqui na foto, Kirby engoliu um cano gigantepara rolar e esmagar seus inimigos. (Imagem: Reprodução / Filipe Villela)

E, claro, não podemos esquecer do icônico Mouthful Mode, uma das grandes inovações de Kirby and the Forgotten Land. Com ele, Kirby engole objetos gigantes sem precisar abandonar suas habilidades de cópia. É possível controlar carros, cones, máquinas de venda que disparam refrigerantes e muito mais, interagindo de forma criativa com o cenário para resolver quebra-cabeças e superar obstáculos.

Bem-vindo à vila dos Waddle Dees

Após a conclusão dos estágios do primeiro mundo, recebemos a notícia de que os Waddle Dees resgatados começam a reconstruir sua vila. Essa mecânica é um verdadeiro incentivo para explorar cada fase com atenção, já que quanto mais desses fofinhos você salvar, mais a vila evolui, revelando novas instalações e segredos.

De início, Kirby tem acesso a algumas opções simples, mas recompensadoras. O cinema, onde é possível assistir todas as cutscenes já vistas, funciona como uma espécie de galeria para reviver os momentos mais marcantes da jornada. A máquina de gacha volume 1, por sua vez, permite gastar Moedas Estelares em cápsulas surpresa, que rendem adoráveis action figures de personagens e inimigos.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World
Quanto mais avançado no jogo, e mais Waddle Dees são resgatados, maior ficará a vila, não deixe de dar um pulinho no coliseu, ele rende bons prêmios. (Imagem: Reprodução / Filipe Villela)

Já a loja de armas do Waddle Dee é um ponto crucial da jogabilidade, nela você pode evoluir as habilidades de cópia, tornando-as não apenas mais fortes, mas também visualmente renovadas, com nomes e ataques diferenciados. Com o avanço na aventura, a vila vai ganhando ainda mais vida, trazendo lojas, minigames e áreas especiais, que reforçam o fator replay e dão uma sensação de progressão acolhedora ao jogador.

Audiovisual de Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World consegue ficar ainda mais bonito que sua versão original, entregando cenários vibrantes, inimigos e personagens bem modelados, fofinhos e carismáticos, além de uma trilha sonora chiclete, daquelas que grudam na cabeça por um bom tempo.

Os cenários chamam atenção não apenas pela paleta de cores viva, mas também pela amplitude e riqueza de detalhes. É possível ver inimigos se movendo ao fundo com muito mais fluidez do que na versão original, onde havia quedas de quadros perceptíveis. Esse salto técnico reforça a imersão e deixa o mundo de Kirby ainda mais encantador.

No Nintendo Switch 2, o game roda de forma impecável, 60 quadros por segundo estáveis, resolução mais alta, tempos de carregamento reduzidos e texturas mais nítidas, tanto na belíssima tela do console portátil quanto na TV em modo dock.

A trilha sonora também merece destaque. As músicas acompanham perfeitamente o clima de cada fase, misturando melodias clássicas da franquia Kirby com novas composições e mixagens modernas, que reforçam a atmosfera mágica do jogo. Os efeitos sonoros são igualmente caprichados, Kirby, mesmo sem falar, expressa sua personalidade através de sons marcantes, em sintonia com o estilo da Nintendo.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World
Kirby e Elfilin estão ainda mais adoráveis em Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World no Nintendo Switch 2. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela)

Minha única ressalva fica para a ausência de legendas em português do Brasil. Ainda que a versão original também não as tivesse, é uma pena que um relançamento tão caprichado não traga acessibilidade adicional, especialmente considerando que outros títulos recentes da Big N, como Donkey Kong Bananza e Mario Party Jamboree, já chegam localizados para o nosso idioma.

Um pós-game recheado

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World entrega aos jogadores um pós-game de respeito, após enfrentar os últimos desafios, você ainda desbloqueia novos estágios, e novas interações na vila dos Waddle Dees, e isso sem nem citar o conteúdo da expansão, que pode ser jogada juntamente da campanha principal.

Após a campanha principal, o jogo abre espaço para desafios ainda mais intensos, como a Coliseum Ultimate Cup Z EX, onde você enfrenta chefes em sequência em busca do menor tempo possível, além da busca por colecionáveis, que continua sendo um grande atrativo, e mantêm o fator replay elevado, incentivando o jogador a revisitar fases, agora com novas habilidades, para alcançar áreas que antes eram inacessíveis.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World
É um pós-game que não apenas estende a vida útil do jogo, mas que reforça o charme e a criatividade característicos da franquia Kirby. (Imagem: Reprodução/ Filipe Villela)

É um pós-game que não apenas estende a vida útil do jogo, mas que reforça o charme e a criatividade característicos da franquia Kirby. Além de novos conteúdos e recompensas, ele motiva os jogadores a explorarem cada canto do mundo com um olhar mais atento, garantindo horas extras de diversão.

A expansão Star-Crossed World do Nintendo Switch 2

Na expansão Star-Crossed World, Kirby se vê diante de um fenômeno inesperado, um imenso meteorito em forma de coração negro cai em Forgotten Land, criando uma misteriosa ilha vulcânica e espalhando fragmentos de estrelas pelo mundo. Esse evento perturba a paz existente e inicia uma nova jornada estrelada com a chegada de um adorável Waddle Dee Astrônomo, explicando que a queda trouxe à tona uma ameaça antiga, aprisionada dentro do meteorito. E assim, Kirby e Alfilin saem para investigar o ocorrido e impedir um mal que pode ser contido apenas por meio da luz das estrelas.

Para deter esse perigo iminente, Kirby precisa encontrar e reunir os Starries, criaturas estelares que representam fragmentos de luz capazes de restaurar o selo ao redor da ameaça oculta. Nessa missão, a bolota rosada revisita algumas fases conhecidas que agora foram transformadas em Starry Stages, cenários cristalinos com caminhos inéditos e áreas até então inacessíveis, onde explosões de cristais reconfiguram os cenários, permitindo que Kirby avance por locais novos e surpreendentes, enquanto enfrenta inimigos corrompidos.

E mesmo sem adicionar novas habilidades convencionais de cópia ao nosso herói, Star-Crossed World introduz mecanismos criativos com três novos Mouthful Modes, o Spring, Gear e Sign Mouth, diversificando ainda mais a jogabilidade, com saltos elevados, escaladas verticais e corridas por rampas sinuosas. A expansão ainda amplia a Waddle Dee Town, tranzendo novos modos, recompensas como figuras colecionáveis, músicas inéditas e desafios extras como a arena Coliseum Ultimate Cup Z EX.

1 5 kirby

Sendo assim, meus amigos, além das melhorias gráficas e de desempenho citadas acima, Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World entrega uma expansão narrativa simples, mas envolvente, transformação visual dos níveis e objetivos que instigam a exploração. É uma DLC que complementa a aventura base com elegância e profundidade, reafirmando o charme e a magia que fazem de Kirby uma das franquias mais queridas da Nintendo.

Vale a pena jogar Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World?

Sem dúvidas, a resposta é um belíssimo, sim! Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World é a versão definitiva de uma das aventuras mais criativas e carismáticas da bolinha gulosa da Big N. O jogo base já entregava uma experiência encantadora em 3D, misturando ação, plataforma e exploração com a fofura inconfundível do herói rosado. Agora, no Nintendo Switch 2, tudo fica ainda mais polido, com gráficos vibrantes, taxa de quadros estável, cenários mais vivos e uma fluidez que torna a jornada irresistível.

A expansão Star-Crossed World vem para coroar essa edição, adicionando novos estágios, inimigos corrompidos, desafios inéditos e três novos Mouthful Modes, que ampliam a jogabilidade, a exploração é recompensadora, os extras mantêm o fator replay em alta e Waddle Dee Town ganha vida com novas atividades e recompensas. É verdade que a ausência de legendas em português do Brasil continua sendo uma mancada difícil de ignorar, especialmente considerando o investimento em títulos recentes da Nintendo, ainda assim, isso não ofusca a grandiosidade do pacote.

Portanto, se você perdeu a chance de jogar no lançamento original, esta é a oportunidade perfeita para conhecer a aventura completa. E se já zerou o jogo em 2022, o conteúdo extra e as melhorias técnicas fazem deste relançamento um convite irresistível para revisitar Forgotten Land e embarcar novamente em uma jornada mágica com Kirby.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World é exclusivo do Nintendo Switch 2, e está sendo vendido na Nintendo eShop do Brasil por R$ 499,90, a versão completa, ou caso já tenha o jogo, o pacote de melhorias sai por apenas R$ 119,90. Agora, caso queira economizar R$ 30,00, vou te dar uma dica, se você comprar a versão para Nintendo Switch 1, vai desembolsar R$ 349,00 e em seguida o pacote de melhorias, ao final, terá a versão completa por R$ 468,90.

*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World

BRL 499,90
8.6

História

8.0/10

Gameplay

9.0/10

Gráficos e Sons

9.0/10

Extras

8.5/10

Prós

  • Visual ainda mais vibrante e fluido no Nintendo Switch 2, rodando a 60 fps.
  • Trilha sonora marcante, misturando clássicos da franquia com novas composições.
  • Expansão Star-Crossed World adiciona estágios inéditos, inimigos corrompidos e criativos Mouthful Modes.
  • Waddle Dee Town expandida com novos conteúdos, colecionáveis e modos extras.

Contras

  • Ausência de legendas em português do Brasil.
  • Dificuldade baixa no geral, mesmo no Wild Mode, o que pode frustrar jogadores em busca de um desafio maior.

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!