LEGO Star Wars: A Saga Skywalker | Preview
A Warner Bros. Games, a TT Games, a The LEGO Group e a Lucasfilm Games lançaram recentemente, durante um evento para a imprensa, o primeiro vídeo de gameplay de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker. O título contará com os nove episódios da franquia, trazendo a característica jogabilidade dos títulos LEGO e seu humor cômico. Nesta preview, abordaremos alguns aspectos apresentados ao longo do vídeo. Confira!
LEGO e seu humor
Se existem coisas que são marcas registradas dos jogos LEGO, certamente são a jogabilidade, com seus blocos e pecinhas e o senso de humor aguçado dos personagens. Em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker a coisa não é diferente, trazendo mais diversão e dinamismo para os jogadores. Isso fica ainda muito claro ao observarmos os diálogos dos personagens ao longo dos nove episódios da saga, que teve os últimos três filmes extremamente criticados. Mas, neste ponto, por mais que eles ainda tenham sido complicados aos olhos dos fãs, no jogo a coisa certamente fluirá diferente, trazendo uma experiência leve e divertida.
Poder controlar boa parte dos personagens de toda a franquia (incluindo os novos), é uma experiência única. E ao se atrelar isso ao humor LEGO e sua forma peculiar de recontar os eventos da saga, tudo fica ainda mais tranquilo, até em momentos com pequenos puzzles. A possibilidade de mudar de episódios a qualquer momento, revisitando cenas clássicas da franquia, também é um ponto que pode ajudar o jogador a não se entediar rapidamente. Nesse aspecto, vejo inclusive que LEGO Star Wars: A Saga Skywalker acaba sendo uma homenagem nostálgica e, ao mesmo tempo, um portal de entrada para fãs mais jovens, trazendo uma dinamização da história para os younglings ou padawans.
Um jogo feito de fãs para fãs
Se tem algo nítido em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é que foi um título feito de fãs para fãs. A forma com a qual alguns episódios foram recontados deixam isso muito claro. Ao conectarmos os principais acontecimentos, acabamos por viver uma versão resumida muito bem humorada da franquia. O lado positivo disso é que somos colocados dentro da ação, seja em batalhas ou na resolução de puzzles para entrar em determinados lugares ou avançar na aventura, que conta com uma espécie de guia para facilitar a nossa vida.
A jogabilidade
Um aspecto que julgo extremamente divertido em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é a jogabilidade. Isso fica ainda mais variado ao podermos controlar uma infinidade de personagens e pilotar diversos modelos de naves, algo que dá uma sobrevida ao título, mesmo que em alguns aspectos o gameplay não varie tão radicalmente. Nisso, vale ressaltar que cada um dos personagens contam com habilidades específicas que servem para uma série de fatores como atingir lugares difíceis, dar golpes poderosos, etc. A jogabilidade, feita em grupo, permite que seja possível resolver problemas ao longo do caminho ao jogar sozinho ou com um amigo, o que é bem mais divertido.
Com esses poderes especiais, cada personagem se torna único, mesmo que os comandos de ataque e defesa não sejam tão diferentes. De qualquer forma, é bom alternar entre Anakin e Obi-Wan ou R2D2 e C3PO só para ver o que cada um tem a oferecer. Em alguns casos, não teremos escolha e vamos ter que controlar ambos os personagens.
Ao controlarmos as naves, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker dá uma mudada radical na jogabilidade, nos permitindo entrar em batalhas espaciais insanas, marca registrada da franquia Star Wars. Desta forma, alternamos entre uma jogabilidade mais tradicional com o controle de naves no vácuo do espaço, tendo ação em diferentes frentes de batalha, sendo esta uma ótima forma de nos colocar dentro da ação dos 9 episódios de Star Wars. Aos olhos dos fãs, isso certamente será maravilhoso.
O que esperar de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker?
Como um bom fã, tive uma excelente impressão do título, mesmo preferindo algo mais “sério”. Ainda assim, acho que rodarei durante boas horas em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, sobretudo por ser um jogo mais leve e tranquilo, sem aquele terror dos jogos atuais como os famigerados souls-like. Aqui a coisa é simples, divertida e vai direto ao ponto, talvez com um ou outro puzzle pra resolver, mas nada tão cabeludo que atrapalhe o andamento da jogatina.
Aos fãs antigos e aos novatos, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker certamente proporcionará diversos momentos de diversão, narrando de forma satírica e resumida a história de uma das maiores franquias de todos os tempos, mas desta vez com os jogadores no centro da ação. Que venha o dia 5 de abril, data em que o game será lançado para Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC, via Steam.