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Lost Eidolons: Veil of the Witch | Preview

Lost Eidolons: Veil of the Witch é um RPG tático em turnos, com uma pegada rogue, desenvolvido pela Ocean Drive Studio, Inc. e publicado pela mesma junto da Kakao Games. Nele, acompanhamos as jornadas de um camarada sem memórias que, assim como costuma acontecer nesse tipo de situação, acorda em uma ilha assolada por ataques de mortos vivos e soldados de um império maldoso. Que sorte, não é mesmo?

Mas e aí, será que esse jogo promete? É o que veremos agora, em mais uma preview profética do Pizza Fria!

Morreu, voltou

Ah, nada melhor do que a criatividade humana para combinar as coisas, leitores e leitoras. De fato, nossa incessante vontade de descobrir novidades, independentemente do risco de explosões ou catástrofes zumbis, é um de nossos maiores pontos fortes em minha opinião. Curiosamente, nosso jogo da vez tenta responder essa mesma pergunta: como será que ficaria uma mistura de RPG de turnos, ao estilos tactics, com roguelike? Terminaria em lágrimas ou sorrisos de alegria? Um questionamento para as eras, não é mesmo?

Lost Eidolons: Veil of the Witch tenta elucidar essa questão dos grandes milhos através de seu early access, que começa nos mostrando um pouco da proposta narrativa e de jogabilidade do título. Nossa ventura começa quando o protagonista, Ashe, acorda sem memórias em uma praia. Contudo, ao invés de água de coco e chapéus de palha, o que o espera são apenas mortos vivos, confusão e amnésia. Ah, o bom e velho esquecidinho. Um clássico do gênero, não é mesmo?

Após resolver a treta, nosso camarada se une à outros sobreviventes, tão heróicos quanto ele, e decide explorar partes da ilha em que se encontra para tentar dar um jeito no problema e salvar tanto a si mesmo quanto aos que vivem ali. Ah, e falei que ele na, verdade, foi ressucitado na praia? Pois é, minha gente! Descobrir mais sobre a bruxa que o trouxe de volta, e quem ele era antes disso, também está no topo da lista de afazeres.

Lost Eidolons: Veil of the Witch
Nada de descanso e relaxamento para você, meu caro. (Imagem: Divulgação)

Em se tratando de jogabilidade, Lost Eidolons: Veil of the Witch pode ser dividido em duas belas fatias. Como se fosse um bolo comido em turnos, sendo que um acerto crítico dá direito ao pedaço mais recheado de chocolate. Primeiro, temos as mecânicas do combate em turnos, no qual cada personagem se movimenta em um grid composto por quadrados e toma uma ação. Atacar, usar habilidades que se recarregam após tantos turnos, trocar de arma, e por aí vai. Cada equipamento é efetivo contra determinados inimigos, portanto é importante saber a ferramenta correta a ser utilizada.

Os inimigos variam entre diversos tipos de gente que já morreu e, se der tudo certo com nossa estratégia, está pelas horas do falecimento também. Alguns desses malvados, inclusive, são bem grandes e precisam ser atacados com diversos tipos de armas diferentes, que variam turno a turno, para que sejam derrotados ou, ao menos, para que sofram um estrago considerável.

Lost Eidolons: Veil of the Witch conta com algumas classes para os personagens, que são liberadas conforme vamos avançando nas árvores de habilidades e desbloqueios. Elas melhoram uma série de características dos bonecos, e ajudam muito em nossas chances de conseguir terminar nossas expedições sem precisar voltar do além novamente. Além disso, cada uma conta com habilidades que valem para cada run que fazemos, e são perdidas ao completarmos ou morrermos naquela tentativa.

Lost Eidolons: Veil of the Witch
Pathfinder? Adoro. (Imagem: Divulgação)

Do lado rogue, Lost Eidolons: Veil of the Witch usa um esquema parecido com o que vimos em jogos como Darkest Dungeon 2. Cada expedição é composta por uma série de rotas que escolhemos, sendo que cada uma delas possui desafios e recompensas específicos. Algumas nos dão recompensa em ouro, outras em recursos para melhoria dos personagens, algumas recuperam nossa vida, e por aí vai.

Além disso, certos caminhos nos permitem ganhar itens que melhoram os equipamentos de nossos personagens. Essas melhorias, embora confinadas aquela expedição em especial, são essenciais para que possamos chegar ao final. Contudo, raramente recebemos uma quantidade alta, portanto é bom pensar quem receberá qual melhoria. Eu, por exemplo, sempre favoreci Ashe pelo simples fato de ele sempre estar na linha de frente.

Lost Eidolons: Veil of the Witch também nos recompensa com níveis para os personagens, que garantem tanto poderes para a run atual quanto melhorias de atributos básicos. Esses poderes são uma mão na roda, e um combo bem feito de especiais pode salvar um combate perdido. Por exemplo, minha curandeira conseguia curar o time todo sempre que batia em alguém. Parece pouco, mas nem sei quantas vezes impediu a galera de virar janta de zumbi. Ou as bolas de fogo melhoradas do mago, pelo contrário, que fizeram churrasquinho de cães da morte em quase toda luta.

Em se tratando de sons e visuais, o jogo me agradou bastante. Principalmente quando o assunto eram as artes dos retratos de cada personagem. Mas, é preciso lembrar que o título acabou de entrar em seu acesso antecipado. Sendo assim, muitas das texturas serrilhadas e outras pouco definidas, que vi aqui e ali, provavelmente serão ajustadas.

Lost Eidolons: Veil of the Witch
Pra cima deles! (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Lost Eidolons: Veil of the Witch?

É isso aí, leitores e leitoras. Devo dizer que, dentro de meu cinismo habitual, até que fiquei um tanto quanto empolgado com Lost Eidolons: Veil of the Witch. O título casa dois estilos que aprecio muito, e acho que o caminho que está sendo tomado pode acabar desembocando em algo realmente agradável, e digno de nosso curto tempo nesse plano.

Embora algumas arestas ainda precisem ser aparadas, e algum balanceamento feito no dano de alguns inimigos no começo e certas mecânicas dos chefes, eu ainda consegui me divertir bastante com o jogo e notar a forma como ele irá nos permitir evoluir após cada tentativa, bem sucedida ou não, de terminar nossas expedições. Em se tratando de rogues, devo dizer que me pareceu estar bem encaminhado.

Sendo assim, posso falar que vou colocar Lost Eidolons: Veil of the Witch em meu radar, e pretendo seguir jogando conforme o título receber suas atualizações. Essas misturas de gêneros são sempre bem-vindas, e acredito que possa haver algo bom no horizonte. Agora, como sempre ocorre com jogos de acesso antecipado, nos restar acompanhar e esperar.

Lost Eidolons: Veil of the Witch chega ao acesso antecipado do PC, via Steam, nesta terça-feira, 5 de novembro.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Kakao Games.

Matheus Jenevain

    Redator de idade não especificada e habilidade excepcional (segundo o próprio, acredite se quiser). Curte Metroidvanias, RPGs e jogos de luta. Reza toda noite, intensamente, para receber um remake de God Hand. Nunca foi atendido.