AnálisesPCPlayStationSlide

Marvel’s Spider-Man 2 (PC) | Review

Lançado originalmente para PlayStation 5 em outubro de 2023, Marvel’s Spider-Man 2 chegou ao PC no fim de janeiro deste ano, portado pela Nixxes Software, estúdio que já trouxe aos computadores Marvel’s Spider-Man Remastered, Miles Morales e Ghost of Tsushima – todos com uma recepção positiva na plataforma. No entanto, o jogo chegou em um estado técnico preocupante, com diversos problemas de desempenho, artefatos visuais e instabilidade – sendo injogável em algumas máquinas.

Quase um mês após o lançamento, a Nixxes lançou três grandes atualizações, além de diversos patches menores, visando corrigir a situação, mas será que isso foi suficiente para salvar a versão de Marvel’s Spider-Man 2 nos computadores? A resposta eu te trago agora, em mais uma review do Pizza Fria!

Um port problemático desde o primeiro dia

A minha primeira experiência com Marvel’s Spider-Man 2 nos computadores foi ruim. Após receber meu código para review, aguardar a instalação e, enfim, começar a jogar, tive problemas logo nos primeiros momentos com crashes. Sim, o jogo fechava alegando um problema que poderia ser driver de vídeo, temperatura ou erro do jogo. Como os dois primeiros estavam ok, restou a terceira opção.

Uma rápida pesquisa na Steam e vi que não era o único, então decidi aguardar pelos próximos patches. A primeira grande atualização saiu ainda na semana do lançamento, mas não corrigiu todos os problemas. Depois, um novo grande patch chegou, com correções adicionais, e também deixando mais pendências. Agora, após a terceira grande atualização, Marvel’s Spider-Man 2 está jogável em minha máquina.

Marvel’s Spider-Man 2
Deu ruim, mano Peter (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Mas o jogo está melhor?

A grande questão que Marvel’s Spider-Man 2 traz em sua versão para computadores, atualmente, é a performance instável. Eu joguei em uma máquina equipada com um Ryzen 5 7600x e uma GeForce RTX 2080, com 32GB de RAM e com o game instalado em um SSD de alta performance. Na teoria, o game deveria aguentar facilmente 60 FPS com os presets no Alto, segundo as próprias recomendações que o aplicativo trouxe.

Na prática, o que vemos é um pouco diferente. Mesmo mirando nos 60 FPS – e entregando essa performance na maior parte do tempo, em especial nas cenas balançando pela cidade – por algum motivo um tanto curiosos, o jogo tem uma queda de frames ainda inexplicável em ambientes fechados onde, em teoria, deveriam ser usados menos recursos do computador. Não é algo que torna o jogo injogável, mas incomoda a ponto de chamar atenção. Por outro lado, o game traz suporte a tecnologias como DLSS, FSR e XeSS, e quem busca uma experiência mais fluida pode recorrer a essas soluções para amenizar o impacto da otimização problemática.

Marvel’s Spider-Man 2
Balançar por New York continua incrível (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Os acertos que permanecem

Apesar dos tropeços técnicos, Marvel’s Spider-Man 2 para PC mantém todos os pontos positivos que fizeram da versão de PlayStation 5 um sucesso (confira aqui nossa review!). O sistema de movimentação continua sendo um dos melhores já feitos para um jogo de mundo aberto, permitindo que o jogador se desloque de forma ágil e intuitiva pela cidade. A adição da wingsuit, que possibilita planar entre arranha-céus, adiciona ainda mais dinamismo à exploração.

O combate segue refinado e responsivo, com habilidades exclusivas para Peter e Miles, além de opções táticas que incentivam a experimentação. O enredo não sofreu alterações, ou seja, continua envolvente, mesclando momentos emocionantes com a clássica leveza dos quadrinhos da Marvel, e a dublagem em português traz um alto nível de qualidade.

Marvel’s Spider-Man 2
Peter e MIles continuam entregando uma excelente narrativa (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Vale a pena jogar Marvel’s Spider-Man 2 no PC?

Neste momento, Marvel’s Spider-Man 2 para PC ainda não alcançou o padrão de qualidade que se espera de um port da Nixxes, que trouxe outros jogos em um estado muito melhor desde o primeiro dia. Embora os patches estejam corrigindo gradualmente os problemas, a experiência inicial foi decepcionante para muitos jogadores, e a falta de um lançamento bem polido levanta questões sobre a estratégia da Sony nos PCs.

Se você já jogou no PlayStation 5, não há motivos urgentes para revisitar o jogo agora. Mas se essa é sua primeira vez com a sequência, a minha recomendação é esperar mais algumas atualizações antes de mergulhar na aventura. O potencial está lá, e, com o tempo, essa versão pode se tornar tão boa quanto deveria ter sido desde o começo.

Marvel’s Spider-Man 2 foi lançado no dia 30 de janeiro para PC, via Steam e Epic Games Store. O título chegou originalmente para PlayStation 5 em outubro de 2023.

*Review elaborado em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Sony.

Marvel’s Spider-Man 2 (PC)

BRL 249,90
7.6

História

9.5/10

Gameplay

7.5/10

Gráficos e Sons

6.5/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Suporte a tecnologias de upscaling
  • Atualizações frequentes

Contras

  • Performance instável
  • Problemas gráficos
  • Lançamento apressado

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.