Microsoft Flight Simulator 2024 | Review
Após quatro anos, a Asobo Studio e a Microsoft estão de volta com a nova versão do consagrado simulador de aviação, o Microsoft Flight Simulator 2024! Espere por mudanças e novidades que vão além de um simples update, incluindo novos modos de jogo e formas de voar.
Então siga para a área de embarque pois mais uma review do Pizza Fria está prestes a decolar!
Streaming e performance
É hora de celebrar, caro passageiro – digo, leitor! Não há mais a necessidade de um avião de carga para comportar todo o tamanho do Microsoft Flight Simulator 2024; uma das maiores (e melhores) novidades é o uso do streaming em nuvem, que reduz significativamente o tamanho do arquivo de instalação. Se antes o tamanho “jumbo” do jogo assustava, nesse novo game você só precisa de cerca de 50GB para sobrevoar os céus!
Essa é uma mudança muito bem-vinda, e que traz esperanças de que outras desenvolvedoras adotem o mesmo sistema para que o tamanho dos arquivos dos jogos diminua – algo que já se tornou um problema na atual geração, com títulos cada vez mais exigindo espaço de armazenamento.
No entanto, o Microsoft Flight Simulator 2024 também exige uma conexão de internet bastante estável para carregar áreas de alta definição sob demanda, o que pode afetar a experiência de jogo especialmente para pilotos do nosso Brasil, quando sabemos que as conexões de internet no nosso país podem ser bastante precárias e instáveis. Por isso, o quão estável a conexão necessita ser é incerto de dizer com precisão, já que, por exemplo, mesmo com 1GB de internet via fibra óptica (!) eu ainda recebi mensagens de instabilidade durante carregamentos e gameplay.
Gameplay
Sem sombra de dúvidas, Microsoft Flight Simulator 2024 é, em todos os sentidos, um simulador, como o próprio nome já sugere. E podemos dizer com um certo grau de confiança (de uma jogadora casual, é importante ressaltar!) que é o melhor no que se propõe a fazer: simular com riqueza de detalhes todas as etapas de um voo. Mas, aqui, não se resume apenas aos mais variados tipos de aviões – no MSFS 2024 também podemos voar em balões e helicópteros, em rotas comerciais ou em missões de resgate.
E, na aparente busca de expandir a base de jogadores para além dos entusiastas da simulação ultrarrealista, o jogo também inclui um modo mais arcade de progressão – o Modo Carreira, que leva um aprendiz de piloto das aeronaves mais simples até os grandiosos aviões comerciais. Essa é uma adição muito bem-vinda, que torna mais compreensível o caminho a ser percorrido até chegar nos maiores níveis da pilotagem.
No entanto, não espere que aulação seja deixada de lado; pelo contrário, a parte fundamental do Microsoft Flight Simulator 2024 continua robusta e completa, permitindo que jogadores de mouse e teclado, como eu, possam aproveitar e aprender todas as etapas de levantar voo, apesar da sensibilidade um pouco mais acentuada ao jogar com esses periféricos. Apesar de um joystick apropriado ser a forma ideal de aproveitar ao máximo o jogo, as opções de acessibilidade demonstram perfeitamente como todos são beneficiados quando a inclusão é priorizada no design e na experiência do usuário, permitindo que, mesmo sem o equipamento ideal, seja possível imergir na simulação com opções de câmeras fixas e indicadores de sistemas na tela.
Acompanhando essa evolução, o mapa global recebeu uma expansão impressionante, com mais detalhes e pontos de interesse recriados com precisão. Podemos, inclusive, fazer um exercício de futurologia: estaríamos diante de uma expansão da franquia Microsoft Flight Simulator onde o jogo ultrapassa a simulação de voo e se torna um novo player no gênero de simulação de vida real? Com tantas possibilidades de interação com o mundo virtual, o futuro da série parece promissor e cheio de potencial para redefinir os limites do gênero.
Adicionando uma pitada de RPG, Microsoft Flight Simulator 2024 agora conta com um sistema de customização de personagens bastante interessante, que permite ao jogador adicionar um pouco mais da sua personalidade no piloto: apesar de relativamente simples, a customização é diversa o suficiente e permite uma quantidade considerável de combinações de estilos de cabelo, tons de pele, roupas e vozes. Vozes essas, que, infelizmente, são o grande elefante na sala.
Inteligência artificial na tradução: era mesmo necessária?
E o elefante no hangar, digo, na sala, é o uso da inteligência artificial na tradução e dublagem de Microsoft Flight Simulator 2024. Resumindo em poucas palavras, a utilização de IA simplesmente não é boa. E não é boa porque as vozes são audivelmente artificiais, tampouco foram treinadas para o nosso português brasileiro. As pronúncias são ruins, tanto do nosso idioma mas especialmente de palavras estrangeiras, onde não acertam a pronúncia abrasileirada e também não dizem as pronúncias originais. Um caso notório é a pronúncia da marca Cessna, que se torna, no mínimo, pitoresca; é um limbo ininteligível entre o inglês e o português.
No geral, esse é o principal ponto negativo de todo o jogo, que é capaz de quebrar toda a imersão de simulação que os outros aspectos do título fazem tão bem. Felizmente, é possível desativar todas as locuções nas opções.
Em um momento onde trabalhadores de diversos setores do entretenimento como dubladores, atores e inclusive desenvolvedores de jogos travam uma batalha contra a banalização de seus serviços e contra a substituição de trabalho humano por inteligência artificial, a escolha da Asobo Studio mostra exatamente a necessidade de profissionais capacitados em suas respectivas áreas – a inteligência artificial não foi capaz de repor o talento humano.
Gráficos
Por outro lado, a Asobo Studio deixa clara a dedicação com os visuais do jogo. Com grandes mapas, vêm grandes gráficos e grandes processamentos, e isso fica evidente nas recriações fiéis de pontos turísticos notórios mundo afora, como a Torre Eiffel, o Cristo Redentor e as Pirâmides de Gizé, todos renderizados com um nível de detalhe impressionante. Ainda que a demanda por hardware seja elevada, as variadas opções de configurações visuais permitem que até máquinas longe do high-end possam aproveitar os gráficos já famosos por tirar o fôlego de Microsoft Flight Simulator 2024.
Isso garante que a experiência seja acessível para os mais diversos jogadores, enquanto aqueles com sistemas mais potentes podem desfrutar de um nível de realismo quase indistinguível da realidade, especialmente em voos ao amanhecer ou ao pôr do sol, onde a iluminação e as sombras dinâmicas brilham de forma espetacular; especialmente no Modo Fotógrafo Mundial, onde os objetivos garantem imagens deslumbrantes de pontos magníficos ao redor do globo.
Vale a pena jogar Microsoft Flight Simulator 2024?
Conquistar os céus é uma tarefa difícil, mas a Asobo Studio, na maior parte do tempo, parece ter entendido o recado. Microsoft Flight Simulator 2024 é a versão mais ambiciosa de um simulador que resistiu ao teste do tempo e das mudanças rápidas da tecnologia – especialmente na indústria de jogos.
Estar à frente do Zeitgeist mesmo em uma franquia com mais de 30 anos com inovações como o uso do streaming em nuvem para reduzir o tamanho do arquivo total do jogo, que oferece uma saída para outras desenvolvedoras e pode definir uma geração inteira, é uma prova do compromisso e do empenho com tudo o que o game representa – mesmo que, às vezes, as inovações não sejam tão acertadas, vide o uso da inteligência artificial. É importante destacar as tentativas.
Para os entusiastas da aviação, Microsoft Flight Simulator 2024 continua um prato cheio e vai além, com os novos modos, novos modelos de aeronaves e muito mais detalhes a se explorar. E, também para os jogadores casuais, a Asobo Studio e a Microsoft oferecem muito mais que um jogo: é uma vitrine para o futuro dos jogos, onde novas tecnologias são demonstradas e, pelas janelas dos aviões, é possível enxergar uma amostra do que podemos esperar para o futuro; seja em um simulador de voo ou não.
Microsoft Flight Simulator 2024 está disponível para PC via Steam, Microsoft Store e Game Pass, e para Xbox Series X|S via Microsoft Store e Game Pass.
*Review elaborada em PC equipado com processador i9 e placa gráfica RTX, com código fornecido pela Microsoft/Xbox Game Studios Publishing.
Microsoft Flight Simulator 2024
BRL 299,99Prós
- Novos modos para agradar o entusiasta e o jogador casual
- Gráficos de tirar o fôlego e que continuam deslumbrantes
- Mais aereonaves com ainda mais detalhes nos visuais e na operação
- Redução do tamanho do arquivo é um alívio
Contras
- Tradução e dublagem feitas por inteligência artificial quebram a imersão
- Streaming em nuvem ainda sofre com problemas de conexão