Nightingale | Preview
Nightingale é mais um dos jogos dessa onda de jogos de sobrevivência e aventura que surgiu no primeiro trimestre de 2014. Uma onda que, diga-se de passagem, trouxe excelentes jogos para os amantes do gênero e também para os não amantes do gênero como Palworld, Enshrouded, Sons of the Forest e Pacific Drive. Entretanto, apesar de terem lançados bons jogos, Nightingale era de longe o jogo que eu mais tinha curiosidade para jogar.
Pois falamos de um jogo desenvolvido e publicado pela Inflexion Games, um estúdio novo formado por veteranos da indústria que anteriormente trabalharam na Bioware, responsável pelas sagas Mass Effect e Dragon Age. Então somando essa credibilidade dos desenvolvedores com uma temática diferente e única que mistura a época vitoriana com magias, viagem entre dimensões, armas de fogo, e criaturas monstruosas, isso tudo obviamente despertou minha curiosidade.
Então a convite da Inflexion Games nós do Pizza Fria pudemos testar o Acesso Antecipado do jogo, trazer mais uma preview, e descobrir se todo esse hype em cima do jogo se justificou.
O que é Nightingale?
Nightingale é em sua essência um jogo de sobrevivência que mistura elementos de RPG, Exploração e de aventura. Elementos esses que honestamente me empolgavam demais antes do lançamento do Acesso Antecipado do jogo, principalmente os aspectos de RPG, pois falamos de um jogo feito por ex desenvolvedores da Bioware. Logo era de se esperar elementos mais voltados para uma narrativa mais bem construída em Nightingale.
Nightingale então se passa num universo de fantasia que mistura a era Vitoriana com magias e tecnologias avançadas, aqui o jogador assume o papel de um Viajante de Dimensões, uma pessoa responsável por explorar as centenas de dimensões, coletar recursos, estudar a história dos locais. Entretanto, seu principal objetivo é encontrar a cidade de Nightingale através das dimensões, uma cidade perdida da humanidade que servia até então como a capital multidimensional dos humanos, uma espécie de lar e de refúgio.
O criador de personagem
O jogo então começa com a tela de criação de personagens, aqui você pode customizar diversos aspectos do seu personagem até as semelhanças visuais com os avós do seu personagem. É um sistema bastante robusto, porém o estilo de arte desses personagens e do jogo todo é bastante cartunizado, possuindo traços bastante marcantes nos personagens, por muitas vezes até estranhos. Porém, como eu disse é um sistema bastante completo que com certeza agradará aqueles que possuem um carinho a mais com seus personagens.
Apesar desse sistema já ser bastante completo, a Inflexion deixa claro na interface dele que ainda há coisas a serem adicionadas para expandir ainda mais as possibilidades de customização de Nightingale.
Os sistemas
Quando a gente fala de um jogo de sobrevivência é esperado encontrarmos vários sistemas diferentes, como combate, progressão, construção e por aí vai. No geral, Nightingale tem tudo isso, e tem bons sistemas no geral. Entretanto, esses sistemas não são bem apresentados ao jogador, pois eles são postos em menos de duas horas numa chuva de informações que é fácil se perder. Então você com certeza precisará dedicar algumas dezenas de horas para se situar nesse mar de informações, estruturas, sistemas e mecânicas.
Acontece que é fácil deixar passar alguma mecânica, ou não entender como ela funciona direito nesse mar de informações na tela, tela essa que também não ajuda, pois o jogo tem problemas gigantes com a Interface desses sistemas. Somando tudo isso, esses sistemas já são difíceis de entender pela natureza do gênero, e ficam mais difíceis pela enxurrada de informação e pela péssima organização dessas informações.
A progressão
A progressão de Nightingale é complicada, demandando uma quantidade absurdamente alta de grind em quase tudo. Em outras palavras, para construir uma simples bancada de trabalho o jogo exige uma quantidade altíssima de recursos, então se prepare para passar horas e mais horas batendo em árvores e quebrando Pedras. Isso pode ser visto como um ponto positivo para alguns, mas para mim é um ponto extremamente negativo e que com certeza afastará outros jogadores do jogo.
Essa progressão toda é distribuída ao longo de diferentes mapas, porque o game não se passa em um único mapa gerado proceduralmente. O jogo incentiva que você viaje entre diferentes mundos para procurar novos itens, novos chefes, quests, eventos, personagens, artefatos e principalmente as Cartas. Cartas essas que são sem sombra de dúvidas o elemento mais importante do jogo e é de longe o maior diferencial que Nightingale traz para o gênero de jogos de sobrevivência.
As Cartas
Como eu disse, as cartas são o sistema mais importante do jogo, elas que irão trazer uma boa variedade de gameplay para sua jornada. Em Nightingale, há três tipos de cartas: as Cartas de Bioma, as Cartas de Superiores e as Cartas Menores. Essas cartas possuem papéis diferentes para a progressão do jogo, e confesso que é um sistema bastante complicado de explicar, mas vem comigo que tudo fará sentido.
Como eu disse anteriormente, o jogo não possui um grande mapa gerado proceduralmente como a maioria dos jogos de sobrevivência. No lugar disso, o jogo apresenta pequenos reinos que possuem diversas atividades, quests, itens e chefes. Sabendo disso, é fácil de entender que para progredir no jogo você deverá pular de reino em reino para pegar recursos diferentes, completar novas quests, conhecer novos personagens e principalmente progredir na história principal.
E é aí que entra o nosso sistema de cartasl, pois para abrir um portal para um novo reino você deve achar um desses portais desativados no mapa e colocar nele uma Carta de Bioma (que definirá o bioma do reino que você está gerando), e uma Carta Superior (que definirá o tipo, o tema e a dificuldade do reino). Então em resumo você pode “montar” o seu reino através das cartas que você inserir no portal.
Atualmente o jogo possui pouca variedade de cartas, mas vale lembrar que estamos falando de um jogo em Acesso Antecipado e confesso que esse sistema abre um leque quase infinito de possíveis cartas que podem ser adicionadas no futuro, o que honestamente me empolga bastante.
Agora falando sobre as Cartas Menores, elas funcionam basicamente como um novo modificador para o seu reino atual. Cada carta dessas atribui uma nova propriedade para o reino que você está atualmente. Por exemplo, você pode usar uma carta que diminuí a gravidade, ou uma carta que melhora a qualidade dos itens do reino, ou outra carta que altera a velocidade de coleta dos itens, ou quem sabe uma outra carta que aumenta a velocidade de produção das suas bancadas de trabalho.
Em resumo, as cartas menores abrem um leque gigantesco de customização do jogo e são um fator crucial para acelerar aquela progressão lentíssima que comentei mais cedo. Então, apesar dos problemas, Nigtingale tem, sim, pontos positivos e mecânicas interessantes para os exploradores mais dedicados.
O que esperar de Nightingale?
Nightingale é um jogo que atualmente está num ponto complicado, pois estamos falando de um jogo que possui dezenas de problemas, principalmente técnicos, porém também é um jogo que traz uma nova abordagem para os jogos de sobrevivência. Durante minhas dezenas de horas no Acesso antecipado do jogo, eu presenciei muitos, mas muitos problemas técnicos, envolvendo os servidores, envolvendo a performance do jogo, envolvendo bugs que me trancaram em algum momento da progressão ou que me trancaram em uma ruína.
Entretanto, apesar desses problemas, é um bom jogo, mas acima de tudo é um jogo que transborda potencial, principalmente quando destacamos o sistema de cartas do jogo. Sistema esse que me empolga só de pensar nas futuras cartas que serão adicionadas nos próximos updates. Então, em resumo estamos falando de um jogo que pode não ser muito agradável para pessoas que não gostam tanto assim de jogos de sobrevivência, mas talvez seja um jogo interessantíssimo para os aventureiros sedentos por uma experiência diferente do padrão dos jogos de sobrevivência. Por fim, Nightingale está disponível somente para PC via Steam ou via Epic Games Store.
*Preview elaborada em um PC, equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Inflexion Games.