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PAYDAY 3 | Preview

Tenho grandes expectativas em relação a PAYDAY 3 há bastante tempo. Desde o lançamento de PAYDAY 2 em 2013, periodicamente, retorno a esse icônico game de tiro cooperativo e acompanho a evolução impressionante desta franquia. O que começou como um simples jogo coop de assaltos a bancos rapidamente se tornou mais ambicioso, trazendo missões elaboradas e carregadas de adrenalina. Muitos podem pensar que a franquia não tem narrativa, mas PAYDAY 2 expandiu significativamente a história, até lançando uma web série em live action.

PAYDAY 3, portanto, promete elevar ainda mais os elementos aclamados de seu antecessor, proporcionando a experiência definitiva em ação cooperativa. O Pizza Fria teve acesso ao beta fechado e, após intensas horas de gameplay, é hora de compartilhar se o jogo cumpre o que promete em mais um preview!

Vastas opções de customização

Um dos principais destaques de PAYDAY 2 foi a maneira como o jogo aprimorou os recursos de customização. No lançamento, podíamos apenas escolher nossas armas e alguns acessórios. Com o passar do tempo, esse aspecto foi se expandindo, alcançando níveis de personalização avançados, com diversos apetrechos e até mesmo skins. PAYDAY 3 mantém esse elemento, oferecendo uma ampla variação na personalização de armas.

Ao subirmos de nível, o personagem desbloqueia novas armas e acessórios, como miras, itens para melhorar o recuo e até ajustar o balanceamento do armamento. Durante o beta, tivemos um arsenal limitado, incluindo shotguns, metralhadoras e pistolas, mas já pudemos perceber que o jogo pretende manter essa característica de variação para que os jogadores escolham a melhor maneira de montar seus equipamentos.

PAYDAY 3
O jogo oferece uma vasta personalização de armas e máscaras. (Imagem: Divulgação)

A customização de máscaras também retornou e promete ser mais avançada do que no título anterior. Uma reclamação comum em PAYDAY 2 era que tínhamos apenas padrões e cores para personalizar as máscaras, elemento que limitava a criatividade dos jogadores.

Novas skills e equipamentos

Uma novidade em PAYDAY 3 é que, além de uma arma principal e secundária, os jogadores também podem adicionar uma arma especial, que pode ser adquirida durante uma parte da missão principal. Durante o beta, tínhamos disponível apenas um lança-granadas, que, em determinado momento, seria liberado para os jogadores pegarem no mapa. Ao equipar essa arma, os jogadores têm uma vantagem contra os inimigos, que, em PAYDAY 3, são mais desafiadores do que nunca.

O jogo apresentou algumas das novas habilidades que estarão presentes na versão final. Gostei muito do fato de que as habilidades são realmente relevantes para o sucesso nas missões. Algumas se mostram essenciais, dependendo do estilo de jogo escolhido pelo time. Por exemplo, se o foco for o stealth, é crucial uma habilidade que permita fazer mais reféns durante o assalto. Se o grupo for detectado, um contador aparecerá na tela indicando uma negociação de reféns, fornecendo mais tempo para que os jogadores completem o objetivo antes da polícia invadir atirando.

PAYDAY 3
PAYDAY 3 impressiona ao introduzir novos equipamentos e habilidades inéditas que ajudam durante as missões. (Imagem: Divulgação)

Outra habilidade que se destaca, especialmente durante os confrontos, é uma que permite recarregar a arma automaticamente pegando munição do chão. Assim, por exemplo, se o jogador estiver equipado com uma shotgun de duas balas, em vez de recarregar após dois tiros, pode pegar uma munição no chão e ganhar um tiro extra.

Assaltando de forma furtiva

Um dos grandes destaques de PAYDAY 3 são as novidades em relação às formas de assalto furtivas que temos no game. Os personagens agora possuem um vasto set de equipamentos, que incluem câmeras remotas, granadas de atordoamento e até mesmo a opção de atordoar civis e guardas de forma furtiva. Quando uma missão começa e estamos sem as máscaras equipadas, é possível explorar vários locais do mapa, interagir com portas, coletar cartões e até mesmo abrir e fechar algumas janelas especificas. Outro elemento que retorna é a opção de marcarmos guardas e câmeras, recurso este que se mostra bem útil para criarmos estratégias para avançar.

Também é possível fazer uso de equipamentos, como o clássico Jammer para atrasar as chamadas e ligações para polícia, caso sejamos detectados pelos civis ou guardas. Durante os dois mapas que estavam disponíveis na beta, ficou evidente que houve uma grande melhora em relação à IA dos personagens em comparação com o game antecessor. Dificuldades mais altas realmente levarão a equipe ao limite, sendo preciso um grande planejamento e habilidade.

Por exemplo, uma das missões de PAYDAY 3 envolve invadirmos uma galeria de arte. Entretanto, ao entrarmos no local, existem vários lasers e câmeras rondando o local e se os jogadores forem vistos, o stealth falha e o tiroteio começa.

PAYDAY 3
Abordar as missões de maneira furtiva exigirá preparo e habilidade dos jogadores. (Imagem: Divulgação)

Outro fator que adiciona ainda mais camadas no gameplay, é que agora ao realizarmos algumas ações como lockpick em portas, decifrar combinações de cofres e interagir com teclados, existirá um pequeno mini-game que deve ser realizado. Por exemplo, ao abrirmos um cofre, é preciso girarmos os números até uma cor verde aparecer na tela, sinalizando que a combinação está correta.

Outra novidade é que, em alguns objetivos, será preciso usarmos a digital dos gerentes do banco para abrir uma área específica. Portanto, será preciso encontrarmos o gerente, pegarmos ele de refém e levar até o local indicado sem sermos detectados. Estas novidades adicionam ainda mais camadas na jogabilidade e opções para os jogadores criarem suas próprias estratégias.

Assaltando de forma agressiva

PAYDAY 3 oferece várias formas de avançar aos jogadores. Caso seja preciso partir para a ação e enfrentar as ondas de policiais invadindo local, existem várias maneiras para lidarmos com isto. Primeiramente, vale destacar que o game agora funciona com um sistema de armadura que não carrega automaticamente mais. Assim, é preciso usarmos bags com coletes para recuperarmos nosso shield caso ele seja todo perdido.

Além disso, principalmente em dificuldades mais altas, o gerenciamento de equipamentos como bolsas de munições e kits médicos é essencial, pois, o desafio será grande. Na dificuldade Overkill, os inimigos são mais agressivos e atacaram de forma inteligente os jogadores. Além disso, inimigos especiais como o Cloaker, que derruba os players com um golpe, estarão sempre a espreita para dificultar ainda mais a missão dos personagens.

PAYDAY 3
Confrontos diretos estão mais desafiadores do que nunca, sendo que é preciso paciência e estratégias para lidar com todos os inimigos, principalmente nas dificuldades mais altas. (Imagem: Divulgação)

Além disso, a forma de progresso na missão se os protagonistas forem detectados muda completamente. No assalto ao banco disponível na beta, logo que a detecção acontece, precisamos coletar um equipamento que vai perfurar o chão até o cofre.

Entretanto, é preciso coletarmos no telhado combustível para manter a perfuração acontecendo, sendo que depois de um tempo, os extintores de incêndio irão ser ativados e bloquearão o perfurante. Portanto, os jogadores precisam interagir com um botão no mapa para desativar está contra medida e continuar o assalto. O game apresenta várias maneiras criativas para dificultar a vida dos players. Isto torna os assaltos imprevisíveis e com um grande fator replay.

Um combate melhorado

Os confrontos em PAYDAY 3 são extremamente fluídos e satisfatórios. O game oferece uma boa variação de armas, desde metralhadoras, pistolas e shotguns, sendo que cada uma destas armas apresenta um feeling único em combate. Além disso, com os apetrechos que podemos equipar, elas se tornam ainda mais poderosas e simples de manusear.

Logo, dependendo da dificuldade, é importante um contato com o grupo de jogadores para se criar uma estratégia sobre qual será o armamento escolhido. Por exemplo, em dificuldades mais altas, snipers aparecerão no mapa e lidar com eles apenas com shotguns é algo que pode ser bastante frustrante. Assim sendo, o jogo impressiona com o nível de profundidade de preparo que os players precisam ter em cada missão.

Além das armas, também podemos usar granadas explosivas e de atordoamento nos inimigos, sendo estas ferramentas bem uteis durante os confrontos. Outro aspecto de destaque é que podemos usar reféns como escudos humanos durante os combates, isto faz com que a polícia se torne menos agressiva e pode abrir a oportunidade necessária para o grupo levar as bags de dinheiro até o local de escape.

Trilha sonora

Um dos fatores que mais impressiona em toda a franquia PAYDAY é a trilha sonora. O game, desde os seus antecessores, sempre apresentou trilhas que empolgam durante as missões e realmente fornecem um sentimento de adrenalina. PAYDAY 3 conseguiu manter este mesmo sentimento durante esta beta, entregando músicas eletrônicas excelentes e que combinam com o nível de ação.

Gráficos e desempenho

Visualmente falando, PAYDAY 3 apresenta uma grande evolução. O jogo abandonou a engine do título anterior e agora faz uso da Unreal Engine 4. Assim sendo, temos uma ambientação mais detalhada, objetos no cenário agora reagem de uma forma mais realista aos nossos tiros e de maneira geral, o game consegue entregar um visual bonito, mas que não seja a ser algo muito realista. Este é um fator que me agrada, pois, sempre gostei dos gráficos mais simplificados de PAYDAY 2, de certa forma, isto sempre deu um certo toque vintage para a obra.

PAYDAY 3
O game está usando o motor gráfico da Unreal Engine 4 e oferece gráficos bem bonitos. Entretanto, o título apresenta grandes problemas de otimização no PC. (Imagem: Divulgação)

Entretanto, nem tudo são elogios, pois, o desempenho do jogo deixou muito a desejar. Minha experiência foi no PC, equipado com uma RTX 3060. Mesmo em Full HD no Low, o game não conseguiu manter os 60 FPS constantes, apresentando fortes quedas para os 35 FPS em momentos internos.

Este foi um aspecto estranho, pois os trechos em local fechado com nada acontecendo eram mais pesados do que os segmentos com tiros e explosões. Embora o game durante a beta estivesse mal otimizado, rodei o jogo com as configurações no alto, entre 30 e 55 FPS, tendo uma jogatina ok na maior parte do tempo. Os loadings são rápidos se o título estiver instalado em um SSD, entretanto, o game apresentou alguns crashs ocasionais.

O que esperar de PAYDAY 3?

PAYDAY 3 apresenta uma grande evolução em comparação com os seus antecessores. O game consegue melhorar ainda mais os principais elementos que já tinham dado certo e surpreendentemente, adiciona várias novas camadas na jogabilidade, que agradarão tanto os jogadores fãs de furtividade, quanto os que preferem ação constante. O título exige um grande planejamento durante as missões, sendo que cada tentativa apresenta desafios variados que tornam o fator replay extremamente satisfatório.

Já foram confirmados 8 assaltos no lançamento oficial, sendo que se cada um deles manter estes aspectos de variação, teremos uma obra que pode impressionar. Além disso, a jogabilidade está melhor do que nunca, fornecendo uma jornada cheia de adrenalina tanto para os veteranos como os novos jogadores. Entretanto, mesmo com tantas qualidades, o game decepciona na otimização para o PC, sendo que é esperado que este aspecto seja melhorado no lançamento da versão completa.

PAYDAY 3 está sendo desenvolvido pela Starbreeze e será lançado no dia o dia 21 de setembro para Xbox Series X|S, PlayStation 5, PC, via Steam e chega day one ao serviço de assinatura Game Pass.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma Geforce RTX, com código fornecido pela Deep Silver.

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.