Red Dead Redemption (Nintendo Switch 2) | Review
Red Dead Redemption: Edição Nintendo Switch 2 foi lançado em 2 de dezembro de 2025 para o mais novo e poderoso console híbrido da Nintendo, trazendo uma versão aprimorada do game lançado originalmente há 15 anos pela Rockstar, a competente empresa responsável também pela franquia Grand Theft Auto (GTA).
Reviva as aventuras épicas do Velho Oeste que marcaram toda uma geração. Quando a família do ex-fora da lei John Marston é ameaçada por agentes federais, ele se vê obrigado a caçar a gangue formada por seus antigos companheiros. Esta edição inclui também a DLC Undead Nightmare, uma icônica expansão de terror que transforma o mundo de Red Dead Redemption em uma guerra pós-apocalíptica contra hordas de zumbis.
Se você esteve em outro planeta nos últimos 15 anos e nunca teve a chance de jogar Red Dead Redemption, ou se já jogou e gostaria de reviver as aventuras de John Marston ao ar livre, na fazenda ou até mesmo sentado no “pínico” da sua casa, essa é a chance perfeita. Então bora para aquela pausa de 5 minutinhos, preparar um coado bem quentinho, e venha selar essa montaria comigo em mais uma análise do Pizza Fria!
Atentem-se cowboys!
Antes de mais nada, meus companheiros cowboys, se o seu interesse for ler uma análise completinha de Red Dead Redemption, deixo aqui o link da review do Pizza Fria, referente à versão de PC. Lá você encontrará uma avaliação detalhada de todos os aspectos clássicos do jogo.
Agora, se o que você realmente quer é descobrir como Red Dead Redemption Nintendo Switch 2 Edition está se saindo no novo híbrido da Big N, então você chegou ao lugar certo. Esta análise é totalmente nas particularidades da versão exclusiva para o Switch 2.
Bora selar o cavalo, ajeitar o chapéu e seguir viagem comigo para entender se essa versão faz jus ao legado do épico faroeste da Rockstar no portátil mais poderoso da Nintendo!

Melhorias em desempenho e visual
Red Dead Redemption chegou ao Nintendo Switch 2 com diversas melhorias, especialmente se comparado à versão para o primeiro híbrido da Big N. Enquanto no antigo console o jogo rodava a apenas 30 quadros por segundo, no novo hardware temos uma taxa muito mais suave, estável e fluida, são 60 fps constantes, sem travamentos ou gargalos, tornando a experiência, tanto no modo dock quanto no portátil, ainda mais agradável de apreciar.
O combate também se beneficia diretamente dessas melhorias de desempenho, a resposta dos comandos está mais precisa e ágil, o que deixa tiroteios, perseguições e missões de ação muito mais satisfatórios. Além disso, os tempos de carregamento foram significativamente reduzidos, as transições agora são quase instantâneas, algo que melhora bastante o ritmo da aventura no velho oeste.
As melhorias não se limitam ao desempenho, há avanços gráficos importantes. Red Dead Redemption Nintendo Switch 2 Edition entrega uma resolução maior, texturas mais limpas e menos serrilhado, algo especialmente perceptível no modo portátil graças à belíssima tela do novo console. Cenários, personagens e elementos do ambiente se beneficiam desse upgrade visual.

Durante a jogatina, pude notar alguns problemas de pop-in, como pernas do cavalo tremendo freneticamente ou árvores surgindo de repente mesmo a curtas distâncias. Porém, nada disso chega a prejudicar de forma significativa a experiência geral, que continua surpreendentemente sólida e envolvente no novo híbrido da Nintendo.
Novidade exclusiva do Nintendo Switch 2
E se você for aquele PC gamer que pegou o Switch 2 para jogar fora de casa, trago uma excelente notícia. Red Dead Redemption: Edição Nintendo Switch 2 oferece suporte ao modo mouse utilizando os Joy-Con 2, garantindo ainda mais precisão na mira e tornando a experiência muito mais confortável em lutas e tiroteios à distância.
Para ser sincero, eu nunca fui muito fã de jogar com mouse e teclado, passei a vida inteira usando controles de console, mas isso está mudando no Nintendo Switch 2. Jogos como Cyberpunk 2077 e, Red Dead Redemption estão me fazendo pegar gosto por esse estilo de controle.
A sensação de mirar com precisão milimétrica usando o Joy-Con 2 no modo mouse traz um ar quase “novo” ao gameplay, especialmente para quem curte rifles, arcos e confrontos de longa distância. A imersão aumenta, e a forma como o console interpreta os movimentos é surpreendentemente eficiente.

Agora, se tem uma dica valiosa que posso te dar, é esta, personalize os controles no menu de opções. Recomendo fortemente trocar as funções de L para R e de ZL para ZR, além de aumentar a sensibilidade tanto da mira quanto da visão via mouse. Essa simples configuração deixa tudo mais natural e intuitivo, elevando ainda mais a qualidade da jogatina.
Vale a pena jogar Red Dead Redemption: Edição Nintendo Switch 2?
Sem dúvidas, vale a pena jogar Red Dead Redemption: Nintendo Switch 2 Edition. O salto de 30 para 60 fps transforma completamente a experiência, deixando o combate e o tiroteio muito mais responsivos, suaves e naturais. A implementação do Joy-Con 2 em modo mouse é outro baita diferencial, trazendo precisão uma absurda ao game. Os visuais estão mais limpos, a resolução é maior e o suporte a HDR agrega profundidade às cores e ao contraste, o que reforça ainda mais a imersão no Velho Oeste, mesmo o jogo não sendo um remake.
Além disso, apesar de ainda existir pop-in, é perceptível que essa versão apresenta bem menos problemas gráficos do que no primeiro console híbrido da Nintendo. A redução drástica nos tempos de carregamento também contribui para uma experiência mais fluida, especialmente durante as longas viagens a cavalo ou nas transições entre missões. Tudo flui melhor, e isso faz diferença em um jogo tão amplo e narrativo quanto Red Dead Redemption.
Outro ponto positivo é como o desempenho mais estável impacta diretamente o gameplay, o combate fica mais agradável, a movimentação de John Marston responde com mais precisão e até o simples ato de explorar o mapa se torna mais prazeroso. Apesar de pequenos deslizes gráficos, nada chega a comprometer a experiência, que continua forte, envolvente e extremamente fiel ao legado do jogo original.
Por fim, não existe momento melhor para conhecer ou revisitar Red Dead Redemption. A Edição Nintendo Switch 2 entrega todo o conteúdo clássico que marcou gerações, incluindo a icônica expansão Undead Nightmare, agora em uma versão portátil e muito bem otimizada. Seja pela conveniência, pelas melhorias técnicas ou simplesmente pela chance de reviver um dos maiores títulos já feitos pela Rockstar, essa é sem dúvidas uma versão que vale cada minuto investido.
Red Dead Redemption, ao lado da expansão de terror de zumbis Undead Nightmare, também está disponível para PC, via Rockstar Store, Steam, e Epic Games Store, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
*Review elaborada em um Nintendo Switch 2, com código fornecido pela Rockstar Games.


