AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

Sifu Arenas | Review

Sifu é de longe uma das maiores surpresas da indústria de jogos nos últimos anos. O título da Sloclap é facilmente um dos melhores jogos que joguei em 2022, um game que me pegou desprevenido ao reinventar o gênero de beat’n up que, por sinal, é um dos meus favoritos. Sifu para mim era, no seu lançamento, um jogo absurdamente incrível. E ele só melhorando ao longo do tempo com as atualizações gratuitas que recebeu.

Dentre essas atualizações podemos destacar a excelente dublagem em Mandarim, o sistema de skins e os desafios opcionais. Entretanto apesar de todo esse esforço pra manter o jogo vivo e trazer mais conteúdo, Sifu ainda era um jogo com pouco conteúdo no geral, tendo o seu maior trunfo de jogabilidade na sua dificuldade para aumentar esse tempo de jogo.

Entretanto, tudo isso eu já detalhei melhor na minha review do jogo, que você pode ler clicando aqui. O ponto é que Sifu finalmente trouxe um grande update para o jogo que promete trazer mais desafios, recompensas, arenas, inimigos e modos de jogo para todos os Aspirantes à Bruce Lee que jogam o jogo. E será que esse update é o suficiente para saciar a sede dos fãs por mais conteúdo, ou em outras palavras para bater em mais capangas? A resposta eu trago agora, em mais uma crítica antecipada do Pizza Fria!

O que é Sifu Arenas?

Arenas é o nome do novo update que Sifu recebeu, prometendo trazer uma maior variabilidade de gameplay e principalmente mais conteúdo para os fãs do jogo. A Sloclap adicionou muitos conteúdos extras ao jogo, ao todo são:

  • 5 novos modos de jogo
  • 9 novas arenas
  • 45 novos desafios.

Mas como tudo isso funciona? Bom, Arena é um modo à parte em Sifu, ou seja, aqui não importa quais os seus upgrades, pois o progresso não é mantido. O que domina aqui é o quanto você domina e entende o sistema de combate do jogo até porque cada um desses desafios possui suas próprias regras e modificadores. Por exemplo, existe um desafio em que você não pode usar armas, mas toma o dobro de dano das armas dos inimigos, e é nessa variabilidade não só de arenas e inimigos que esse update brilha, mas sim nesses conjuntos de regras que acabam trazendo uma nova dinâmica ao jogo.

Sifu Arenas
Sifu continua com uma fotografia de tirar o fôlego e os novos mapas trazem mais possibilidades para os fotógrafos de plantão. (Imagem: Reprodução)

Essas arenas funcionam da seguinte forma, cada arena é em um mapa diferente e tem um objetivo diferente. Esses objetivos variam entre derrotar ondas de inimigos com a menor idade possível, matar alguns alvos específicos em determinado tempo, conseguir a maior pontuação possível e por aí vai. Além de trazer esses objetivos novos, o jogo também traz modificadores para as arenas mais avançadas como eu disse anteriormente.

Essas arenas são divididas em pastas, cada pasta funciona como um capítulo, e cada uma dessas possui cinco desafios dentro dela. Cada desafio, além de ser único por si só, também traz um sistema de classificação onde você adquire medalhas ao completar cada arena. Se você for muito bem na arena, você ganhará três medalhas e isso vai diminuindo de acordo com seu desempenho.

Sifu Arenas
O combate de Sifu ainda é o seu ponto mais alto, e ter mais variedade de inimigos e modos de jogo só agrega na experiência (Imagem: Divulgação)

Entretanto, para desbloquear mais pastas de desafios, você precisa de um numero X de medalhas. Por exemplo, você só pode desbloquear a segunda pasta após adquirir no mínimo cinco medalhas. No total são 9 pastas (porém o jogo já nos traz uma prévia de que haverão mais pastas em futuros updates) totalizando 45 desafios divididos em 5 modos que são:

  • Capture – O jogador deverá dominar por um certo tempo algumas áreas do mapa no menor tempo possível.
  • Survive – Aqui o jogador deverá sobreviver ondas de inimigos cada vez mais fortes tentando se mantes o mais novo possível.
  • Performance – O objetivo desse é simplesmente adquirir a maior pontuação possível contra as hordas de inimigos.
  • Time Attack – Esse modo você deve derrotar todos os inimigos antes que o tempo acabe e no menor tempo possível.
  • Manhunt – Esse modo o jogador tem de derrotar um número específico de alvos no mapa, porém esses inimigos são mais fortes e são protegidos por capangas, tudo isso no menor tempo possível.
Sifu Arenas
Um exemplo de como são as pastas de desafios e também uma prévia de que há mais conteúdo planejado para o jogo. (Imagem: Reprodução)

E o que eu ganho nessas arenas?

O principal motivo pra jogar as arenas, com toda certeza, é o combate do jogo. Entretanto, além dos desafios de gameplay, esse update também traz mais skins para o protagonista de Sifu. Skins essas baseadas também em filmes como o clássico macacão amarelo do Bruce Lee ou a jaqueta branca com amarela do filme Drive, e muitas outras roupas você só poderá usar após concluir boa parte dos novos modos de jogo.

Sifu Arenas
“Vem tranquilo”, parça! (Imagem: Divulgação)

Vale a pena jogar Sifu Arenas?

Sifu Arenas é simplesmente uma mega atualização para um dos meus jogos favoritos de 2022, porém ele apenas traz mais conteúdo para o jogo e não traz grandes modificações, como uma nova história, ou mais golpes para treinarmos. Esse update apenas traz mais conteúdo através dessas arenas que citei anteriormente, então é difícil recomendar esse update para aqueles que já não gostaram do jogo

Entretanto para aqueles que terminaram Sifu e ficaram ainda com um gostinho de quero mais, talvez esse seja o melhor momento para revisitar o game. Até porque Arenas triplica o conteúdo base do jogo só iterando nessa fórmula de arenas, e não me entendam mal, isso pra mim é perfeito até porque o grande protagonista desse jogo sempre foi o sistema de combate.

Sifu já estava disponível para PC, via Epic Games Store, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch. Entretanto Arenas também marca também o lançamento do jogo para a Steam e para Xbox One e Xbox Series X|S.

*Review elaborada em um PC equipado com uma placa de vídeo RTX com código fornecido pela Sloclap.

Sifu Arenas

DLC gratuito
9.4

História

8.0/10

Gráficos e Sons

9.0/10

Gameplay

10.0/10

Performance

10.0/10

Extras

10.0/10

Prós

  • Muito conteúdo novo
  • Novas skins
  • Novos mapas

Contras

  • Falta de novidades no sistema de combate.
  • Falta de novos inimigos

Matheus Feldmann

Game Designer de formação, preservador de jogos antigos, amante de MMORPG's, Jogos de Luta, jogos indies e RPG's em geral. Também assumo o posto de maior defensor de jogos ruins, especialmente Daikatana.