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Soulmask | Preview

Soulmask é um jogo de sobrevivência, de mundo aberto, desenvolvido pela CampFire Studio e publicado pela Qooland Games. Nele, nos tornamos donos de uma máscara mágica, capaz de nos dar poderes inimagináveis e a força de construir nossa própria tribo. Tudo isso após, claro, passar um bom tempo dando socos em árvores e construindo belas casinhas.

E aí, será que o título promete ? É o que veremos agora, em mais uma preview caprichada do Pizza Fria!

Os máscaras

Olá, leitores e leitoras. Sentem-se, sentem-se, temos lugar para todos. E, por favor, coloquem estas belas máscaras que arrumei para vocês. Dominação total da mente, pura servidão? Imaginem, jamais faria isso. Enquanto o efeito não funciona, vamos falar de mais um early access que surgiu na praça, prometendo dar uma sacudida no gênero de sobrevivência: Soulmask.

Jogos nesse estilo são famosos, e mais antigos do que o milenar hábito de andar para frente. Todos seguem o bom e velho esquema de destruir a fauna e flora local enquanto fazemos bases super complexas e armas fortes que, se estivermos jogando em servidores abertos, provavelmente nunca nos defenderão dos grupos de jogadores que colocam quase todas as horas do dia na honrosa missão de destruir o que os outros construíram. De fato, tenho sérios traumas com isso. Oh, céus.

Antes de seguirmos em frente, vale lembrar (novamente) que Soulmask se encontra em desenvolvimento aberto. Por isso, muitas funcionalidades ainda não estão disponíveis ou, em alguns casos, ainda passam por ajustes e melhorias. Contudo, apesar de quedas de frame em alguns momentos mais caóticos, não tive maiores problemas durante minha experiência. Dito isto, vamos nessa.

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Duvido derrubarem isso aqui. (Imagem: Divulgação)

Soulmask começa com nosso personagem prestes a ser sacrificado em um ritual. Contudo, uma série de eventos nos permite fugir do local, ainda que na pior das condições. Felizmente, encontramos uma máscara pelo caminho que, além de nos dar força e poderes, torna possível o grande sonho de se tornar um grande líder tribal. E daí saímos para o mundo, catando pedrinhas e gravetos para construir nosso império de pouco em pouco.

As máscaras são parte essencial da experiência, tanto de um ponto de vista estético/narrativo quanto na jogabilidade. Elas fazem parte de uma civilização antiga, cujas ruínas encontramos e exploramos ao longo da jogatina, e realmente ajudam na hora de caracterizar nosso personagem. Temos uma boa quantidade para escolher, com três liberadas no início, e cada uma favorece um determinado estilo de jogo.

Por exemplo, a máscara que escolhi favorecia caça e uso de arcos e flechas. Com isso, além de encontrar as coisas com maior facilidade, o dano e habilidade com arcos tornava minha jogabilidade muito mais focada em distância, e na manutenção de espaço entre meu personagem e os inimigos, do que se tivesse escolhido uma que aumentava o dano de curto alcance.

Além disso, as máscaras de Soulmask fornecem uma série de habilidades que melhoram diversos aspectos da jogabilidade, como acelerar a obtenção de recursos ou confecção de itens, por exemplo. Além disso, ela pode ser utilizada para tomar controle de qualquer membro de nossa tribo, que podem ser recrutados após enfraquecer e dominar inimigos, dando uma variedade muito grande para o jogador escolher.

Soulmask
Chique demais. (Imagem: Divulgação)

Um dos pontos mais únicos de Soulmask, salvo as máscaras, são as mecânicas da tribo. Podemos recrutar diversos npcs, que podem receber comando para realizar uma série de tarefas de maneira automática. Uma tribo bem configurada pode se manter sozinha, coletando recursos, plantando, colhendo e se defendendo, sem nenhuma necessidade de agência do jogador. Isso é um diferencial bem interessante, e me divertiu um bocado. Essa liberdade e complexidade sempre é bem vinda.

Além do mais, essa mecânica libera o jogador para explorar os mapas e lutar com as diversas tribos rivais. O combate de Soulmask é bem interessante, com uma boa variedade de armas e habilidades que podem ser aprimoradas, ou aprendidas, conforme utilizamos cada tipo de arma. Além disso, a própria natureza do sistema de crafting facilita muito na hora de criar e experimentar novos tipos de armas e equipamentos.

Em se tratando de construção, o jogo já fornece um sistema bem completinho e com diversas opções. Certamente, os mais pacientes possuem ferramentas suficientes para construir vilarejos bem complexos, com diversas camadas. Isso se torna ainda mais interessante ao combinar o que criamos com as funções, bem customizáveis, que podem ser passadas para cada membro da tribo. Mas fiquem ligados: cada um deles possui seu próprio temperamento e características, sendo melhores ou piores em determinadas atividades. Bons lenhadores são péssimos guardas, e por aí vai.

Soulmask
Bom trabalho, pessoal. (Imagem: Divulgação)

Os visuais de Soulmask são legais, principalmente quando unem a estética mais tribal com a futurista, presente em certas ruínas e pirâmides que exploramos. Isso dá um ar bem místico ao jogo, e diferente do que geralmente aparece por aí. Salvo um ou outro drop nos frames, tudo funciona bem. O mesmo pode ser dito da trilha sonora, que casa bem com o tema.

De negativos, achei a interface e algumas mecânicas muito confusas. Ainda que o jogo ofereça um tutorial bem completinho, com passos para construir, dominar inimigos, lutar, e por aí vai, muita coisa fica no ar e certos elementos são ruins de navegar. Contudo, muito deve melhorar conforme o desenvolvimento avançar. Pelo menos podemos ler tudo em português.

Soulmask
Retrofuturista. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Soulmask?

Vamos lá, leitores e leitoras. Será que Soulmask vai valer a pena? Bom, se o early access for indicativo, ele possui potencial para se destacar de seus pares. Embora o sistema de construção e sobrevivência seja funcional, ele não faz o suficiente para exceder em nada. Contudo, as mecânicas das máscaras, tribos e da automação de tarefas realmente faz com que o jogo se erga além do que, se não os tivesse, poderia fazer.

Eu curti meu tempo, e jogar com uma galera deve ser bem interessante. Imagino o potencial, inclusive, de guerras entre diversas tribos que misturem jogadores com seus npcs e habilidades. De toda forma, Soulmask já vale a pena conferir, e vou ficar de olho em seu desenvolvimento. Continuando nesse ritmo, e direção, creio que vá se tornar algo bem especial.

Soulmask está disponível em acesso antecipado para PC, via Steam, desde o fim de maio.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela Qooland Games.

Matheus Jenevain

    Redator de idade não especificada e habilidade excepcional (segundo o próprio, acredite se quiser). Curte Metroidvanias, RPGs e jogos de luta. Reza toda noite, intensamente, para receber um remake de God Hand. Nunca foi atendido.