Starship Troopers: Extermination | Preview

Confesso que não sei o que está acontecendo para o retorno de jogos da franquia Starship Troopers, mas confesso estar adorando tudo isso. A série faz parte da minha infância e, até hoje, sigo assistindo filmes e até mesmo a série animada que passava na TV Globinho. Com a chegada de Starship Troopers: Terran Command (confira nossa review), jogo de estratégia baseado neste universo, já fiquei extremamente empolgado, me divertindo como nunca.

E daí, eis que me surge Starship Troopers: Extermination, shooter que finalmente realiza meu sonho de estar na linha de frente na luta contra os insetos. O game da Offworld Industries está disponível em acesso antecipado para PC, via Steam. O game ainda está com algumas funções limitadas, mas nos dá um gostinho do que podemos esperar na versão 1.0. Nos colocando em ação com até 16 jogadores, Starship Troopers: Extermination promete ação constante, no melhor estilo da série. Sendo assim, prepare suas armas e vamos ao ataque em mais uma preview do Pizza Fria!

Do you want to know more?

Starship Troopers: Extermination nos lança nas linhas de frente contra os seres aracnídeos já bem conhecidos dos fãs, em um ataque total no planeta Valaka. Sendo membros da Vanguarda do Espaço Profundo, um grupo de elite das Forças Especiais dentro da Infantaria Móvel, temos o objetivo de derrotar hordas terríveis de insetos, podendo se reunir em até 16 jogadores. Sem uma narrativa específica, mas seguindo perfeitamente os moldes das séries e filmes, Starship Troopers: Extermination consegue simular bastante o universo da franquia, sendo uma escolha certeira para os fãs.

Desta forma, prepare-se para lutar lado a lado com seus amigos da Vanguarda, portando seu rifle Morita e podendo escolher entre três classes: Assault, Support e Defense, cada uma com características próprias que complementam bastante as equipes. E sim, é totalmente necessário que as classes sejam bem balanceadas, algo que auxiliará nos constantes ataques dos insetos.

starship troopers extermination
Você está pronto, soldado? (Imagem: Divulgação)

Construir e defender

A ideia do jogo consiste em, assim como nos filmes e séries, colocar os jogadores para trabalharem unidos, vencendo as constantes ameaças dos aracnídeos. Assim, ao trabalhar em equipe, será possível conquistar objetivos, adquirir recursos, construir e defender sua base de operações e então escapar juntos para o ponto de extração. Aliás, um ponto interessante em Starship Troopers: Extermination é justamente a possibilidade de construir uma base para defender os pontos de interesse onde as missões serão feitas. De muros a torretas, os jogadores terão uma variedade de coisas para construir ao longo do jogo. Mas lembre-se sempre de trabalhar em equipe, pois o tempo é curto!

A premissa de Starship Troopers: Extermination é simples, mas é divertido demais jogar com outros jogadores. Em boa parte das partidas que participei, nós encarnávamos os personagens, algo que tornava a experiência em algo ainda mais divertido (e engraçado). Neste ponto, é possível conversar por chat de proximidade com os jogadores da equipe, algo que ajuda a trazer toda a imersão necessária para o campo de batalha, sem contar que facilita demais a comunicação, que também pode ser feita por pings.

starship troopers extermination
Construir defesas ajudará a manter os inimigos longe do objetivo. (Imagem: Divulgação)

Por fim, vale deixar claro que Starship Troopers: Extermination é focado especificamente no modo multijogador, não sendo possível jogar sozinho. Desta forma, também é notável que não há lá um grande pano de fundo narrativo, sendo a ação em grupo o ponto chave do game.

Alguns problemas em Valaka

Starship Troopers: Extermination não é um jogo de gráficos de última geração e, por isso, talvez devesse suportar a longa carga de atividades ocorridas ao longo da partida. Mesmo colocando as configurações do game em níveis médios, é possível ter de lidar com uma série de quedas de quadros por segundo, sobretudo quando estamos prestes a chegar no ponto de extração, surgindo diversas ameaças pelo mapa, algo que compromete bastante na jogabilidade. É claro, o jogo ainda está em acesso antecipado e pode futuramente resolver essa questão, mas esse é um ponto que merece ser mencionado.

Sobre a possibilidade de encontrar jogadores online, Starship Troopers: Extermination nos permite jogar em servidores internacionais, algo que pode trazer um pouco de lag para a partida, sendo esse outro probleminha chato. Contudo, dá para jogar, não sendo algo comprometedor, ficando nítido apenas em alguns poucos detalhes. E, de fato, isso também acontece pelo fato de a franquia não tem o mesmo apelo na América Latina, o que é uma pena.

starship troopers extermination
Eu adoro esse caos de aracnídeos na tela. É demais! (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Starship Troopers: Extermination?

Starship Troopers: Extermination é um jogo muito divertido, sobretudo para os fãs da franquia. Traz ação, trabalho em equipe e todo aquele caos que a gente conhece dos filmes e séries. É desafiador na medida certa e requer muito trabalho conjunto para vencer grupos intermináveis de insetos que surgem por todos os cantos. Mesmo estando em acesso antecipado, é possível perceber que os desenvolvedores fizeram o dever de casa, sendo bem fiéis ao que Starship Troopers representa.

Contudo, ainda tem alguns pontos a melhorar e, se isso for feito, o jogo ficará perfeito para ser jogado por longas horas. Aliás, tenho certeza que, assim como eu, existem milhares de adultos felizes da vida em poder entrar em batalha contra os malditos aracnídeos, e isso fica cada vez mais nítido ao longo das partidas online, onde vibramos, nos divertimos e lutamos juntos. Já estou muito ansioso para ver como será a versão 1.0 e tudo o que ela poderá trazer.

Por fim, se você é fã da série, vá fundo que, mesmo com alguns problemas, o jogo vale demais. Agora, se você não conhece ainda os filmes e séries de Starship Troopers, sugiro seriamente que você os procure nos streamings da vida e que também jogue. Não é lá um jogo perfeito, é bem simples, mas o que importa mesmo que é divertido, e isso se reflete na nota 9/10 obtida nas avaliações dos jogadores do Steam.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código oferecido pela Offworld Industries.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.