AnálisesDestaquePC

Stick it to the Stickman | Preview

Cresci vendo animações do Xiao Xiao, um personagem boneco-palito (stickman), que aparecia em grandes cenas de ação. E eis que surge Stick it to the Stickman, jogo da Free Lives, que está disponível nesta segunda-feira, 18, em Acesso Antecipado para PC via Steam. Aqui, além da luta, somos colocados em meio ao caos do mundo corporativo, mas de uma perspectiva bem incomum: o escritório que você frequenta é, na verdade, uma arena de combate onde até o café é sua arma. Seria o sonho? Talvez.

Mas enfim, será que a proposta é tão divertida quanto parece? Ou é só mais um daqueles jogos que parecem ser divertidos, mas que, na verdade, são mais do mesmo? Vamos descobrir isso nesta preview do Pizza Fria!

Um dia de fúria no escritório

Em Stick it to the Stickman, tudo parece meio que como o filme Um Dia de Fúria, mas dentro do escritório. Encarnamos um boneco-palito, sendo um trabalhador comum que sonha em chegar ao topo da hierarquia empresarial… e está disposto a tudo para isso. E quando falo em tudo, acredite: é algo bem abrangente. Aqui, tudo é conquistado na base da porrada. Aperto de mão? Ah, meu amigo… só se for para quebrar as costelas dos rivais. Afinal, para subir na carreira neste jogo, é só passando por cima dos “colegas de trabalho”.

Ao invés de enviar e-mails, você joga canecas e usa grampeadores como armas. As cadeiras giratórias são mais úteis para melhorar a estética caótica do jogo do que para sentar. A cada momento de pancadaria, elas voam por todos os lados. E, em alguns momentos, você pode realizar o sonho de muitos trabalhadores e trabalhadoras do mundo: chutar seu chefe pela janela para mostrar quem manda. Tudo isso debaixo da luz de cubículos que mais parecem jaulas de guerra. Sim, é esse o pano de fundo caótico de Stick it to the Stickman, que funciona maravilhosamente como uma sátira do terrível mundo corporativo, que é uma verdadeira máquina de moer pessoas.

stick it to the stickman preview
Prepare-se para a pancadaria! (Imagem: Divulgação)

Como deu para perceber, Stick it to the Stickman é uma sátira nada sutil do mundo corporativo. Você vai repelir protestos, sequestrar fiscais de obra, roubar carros dos concorrentes. Ou seja, VALE TUDO! Não há razão neste mundinho de stickmans, tal como no capitalismo. Aqui, o conceito de “lucro acima de tudo” nunca fez tanto sentido… e tanto medo. A crítica ao absurdo do ambiente corporativo se mistura com a adrenalina da pancadaria em um casamento perfeito de caos e comentário social.

Eu poderia falar muito mais coisas, mas Stick it to the Stickman é crítico, mas deixando a porrada em evidência, mesmo colocando os personagens como grandes peões do capitalismo. Aliás, é interessante observar que os homens de cartola que aparecem vez ou outra mostram como esse sistema é controlado por pouquíssimas pessoas que acumulam dinheiro a sumir de vista e ainda se divertem com todo o ímpeto violento dos stickmans em subir de cargo a qualquer custo. Portanto, se, por um lado, Stick it to the Stickman é um jogo de pancadaria, por essa perspectiva trazida aqui, ele tem o seu quê de crítica.

stick it to the stickman preview
Aqui é possível desafiar seu chefe para cair na mão. (Imagem: Divulgação)

Jogabilidade insana

Stick it to the Stickman não é um jogo de gráficos extremamente realistas ou algo do tipo, e está tudo ótimo. Afinal, ele é uma verdadeira usina de criatividade sanguinária. Eu explico… Imagine escolher entre centenas de golpes insanos: bolas de fogo, motosserras, grampeadores e por aí vai. Agora, combine um golpe com corrida, outro com parkour e arremesso com cadeira e pronto, você acaba com uma sala inteira de inimigos em segundos. E tudo com uma física ragdoll que faz cada queda, rodada ou pancada parecer um espetáculo caótico e hilário. Assim, ao mesmo tempo que o jogo traz grandes cenas de ação e pancadaria, ele também traz uma movimentação cômica, que é muito engraçada.

A cada andar dos prédios que visitamos, somos convidados a entrar em uma nova zona de guerra diferenciada, com corredores estreitos, salas de conferência infestadas, escritórios destruíveis… E o melhor: janelas grandes o bastante para lançar longe os rivais. Quanto mais alto você sobe, mais hilários e surreais se tornam os desafios. A criatividade dos desenvolvedores brilha demais em Stick it to the Stickman, sobretudo no design de fases, onde a sátira se mistura com ação desenfreada e desafios cada vez mais malucos.

stick it to the stickman preview
É o caos total! (Imagem: Divulgação)

Personalização, progressão e outros detalhes

Ao longo da jornada rumo ao topo do capitalismo, você poderá escolher novos golpes, aprimorar sua árvore de habilidades e transformar seu boneco-palito em uma verdadeira máquina de destruição. Cada decisão vai moldando sua estratégia de combate, oferecendo uma série de abordagens para os desafios, seja focando em ataques de área, habilidades de mobilidade, ataques à distância ou apenas o puro poder bruto. A sensação de progressão é constante, e as possibilidades de combinação de habilidades são quase infinitas, garantindo variedade e rejogabilidade, um aspecto bem trabalhado aqui.

Já o visual de Stick it to the Stickman, como eu também já mencionei, é propositalmente simples, mas absurdamente carismático. Os bonecos-palito ganham vida com animações exageradas e físicas cômicas, enquanto o cenário corporativo se transforma em um palco para batalhas épicas. A estética colorida e caótica contribui para o tom cômico do jogo, enquanto a trilha sonora empurra o ritmo das lutas para frente, incentivando o jogador a nunca parar. Nesse caso, tudo aqui funciona muito bem em conjunto, mesmo que a proposta seja extremamente simples.

stick it to the stickman preview
A física do jogo é divertida e atende totalmente ao que o jogo se propõe. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Stick it to the Stickman?

Stick it to the Stickman não é o maior jogo da história, obviamente, mas é extremamente divertido para o que se propõe. Embora seja bem violento, não há nada explícito. Como jogo, é uma experiência leve e fácil de dominar, sendo uma ótima pedida para quem está exausto de jogos complexos ou competitivos. Espere por boas horas de diversão, pancadaria e muitas críticas ao mundo corporativo.

Sendo assim, se você está em busca de um jogo que misture ação, humor, cooperação traiçoeira e crítica social de forma absurdamente divertida, Stick it to the Stickman é uma aposta certeira. Com direito a pancadaria desenfreada, combos insanos e risadas garantidas, é o tipo de experiência que, mesmo descompromissada e leve, nos diverte bastante e faz pensar. Acredite, vale a pena demais gastar um tempinho aqui. Você não irá se arrepender.

Álvaro Saluan

Completamente apaixonado por videogames, escreve e pesquisa sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte. Vai dos jogos de esporte aos RPGs tranquilamente, admirando cada experiência. Seu maior ídolo dos jogos é Hideo Kojima.