Triangle Strategy | Review
Triangle Strategy é uma obra que traz o melhor dos RPGs de turno. O game, desenvolvido pela Square Enix e que foi lançado em março de 2022, é uma bela obra de arte em HD 2D com visão isométrica e ainda que, sem grandes inovações, soube entregar um jogo sólido e divertido.
É impossível não deixar a nostalgia tomar conta e se lembrar de outros RPG’s clássicos como Fire Emblem, Tactics Ogre e Fantasy Tactics, ou até mesmo o mais recente Octopath Traveller, também da Square Enix. É certo que Triangle Strategy, nos traz essa sensação.
Abaixo iremos explorar os principais motivos que tornam Triangle Strategy uma opção atraente para os novos jogadores e para os saudosistas de plantão que procuram as emoções de uma batalha tática. Vem comigo em mais uma review do Pizza Fria!
História
Triangle Strategy nos apresenta a Norzelia, um reino dividido por três grandes potências distintas, cada uma dominando um dos recursos importantíssimos para a economia e sobrevivência do reino.
Após séculos de batalhas constantes e já cansados da guerra, as nações iniciam um período de trégua, mas novas conspirações e intrigas políticas colocam em risco a paz do reino. Aqui acompanhamos o desenrolar da história com o Serenoa, um nobre prestes a firmar uma aliança que pode estabilizar as relações entre os reinos.
Nosso protagonista, conta com a ajuda dos mais diversos personagens, cada um com suas convicções e discordâncias, deixando a seu encargo debater os pontos de vista e convencer os seus aliados a ficar do seu lado.
Suas escolhas vão afetar o rumo da história, até então, nada de novo, mas o que deixou este recurso interessante é como as escolhas são apresentadas, sendo elas, algumas vezes de forma ambígua.
Estas escolhas se espalham pelo jogo e se entrelaçam muito com a ambientação que o jogo trás. E aqui fica um aviso, Triangle Strategy tem um forte apelo narrativo, em algumas fases até deixando meio que em segundo plano as batalhas.
Escolhas
Triangle Strategy nos apresenta o sistema de convicções, que são o direcionamento que suas escolhas podem seguir, elas são a moralidade, a praticidade e a liberdade. As escolhas não possuem uma categoria clara, o que me passou a sensação de uma escolha “cinza”, me fazendo pensar que não existia uma resposta “certa” e que o melhor era responder o que meu instinto dissesse.
Também é possível liberar novos diálogos de acordo com os rumos da sua exploração pelo mundo.
Louco, né? Lembrando que destino do reino está em suas mãos. Além disso, o jogo ainda te dá uma noção dos possíveis desdobramentos que as suas escolhas poderiam tomar.
Combate
Triangle Strategy traz uma variedade de aliados para compor a sua party, cada um com habilidades e papéis que vão demandar um comandante que saiba como lidar com seus aliados.
Cada personagem possui 3 pontos de TP, que é a energia que será usada para executar os ataques durante cada turno e precisa ser manejada com sangue frio. A cada turno o jogador deve escolher se irá se movimentar, atacar, utilizar um item, habilidade ou apenas esperar. Além de definir a direção para que a personagem esteja olhando ao terminar a jogada, já que deixar um aliado de costas para o inimigo pode ser um erro fatal.
A movimentação é simples e intuitiva, podendo variar de acordo com o personagem, você também pode rotacionar a câmera para ajudar na visualização do cenário. Algumas batalhas também podem exigir objetivos diferentes para conclusão, o que te proporciona novas maneiras de jogar e explorar itens ou personagens.
Gameplay
Para os iniciantes no mundo dos jogos de estratégia, Triangle Strategy conta com diversos tutoriais que vão te guiar pelas mecânicas básicas de movimentação, ataque e escolhas táticas que serão decisivas em uma batalha.
É possível treinar nossos personagens e estratégias acessando o acampamento. Essa é uma excelente opção para afiar suas habilidades e uma ótima alternativa aos eventos principais, para fortalecer nossos personagens e aprender novas estratégias.
O mapa do game é simples e muito bonito, assim como tudo nesse jogo. A navegação é tranquila e ao escolher nosso destino, temos a opção de seguir para a missão principal ou escolher uma das missões secundárias.
Além do modo clássico com a movimentação por quadrados no chão, feita através de turnos, temos em algumas fases o modo de navegação livre, onde podemos passear livremente pelo cenário, explorando e interagindo com os NPCs, o que traz mais uma camada a ambientação do jogo.
Audiovisual
Já disse ali em cima e aqui vou tentar não ficar babando, já que sou fã do estilo 16 bits. Aqui, temos uma mistura de estilos que deixam o jogo mais rico, a movimentação dos personagens, campo, os efeitos das magias e os golpes, os retratos das personagens, cenários, as luzes e sombras. Para mim, o mix de HD com 2D foi muito bem executado.
Já a trilha sonora do game é fantástica, se encaixa perfeitamente nos temas de cada cenário e é mais um ponto forte na ambientação.
Vale a pena comprar Triangle Strategy?
Confesso que Triangle Strategy me trouxe boas lembranças de Final Fantasy Tactics e que talvez eu tenha sido corrompido pela nostalgia. Porém, acredito que para os apreciadores de um bom jogo e velho RPG de turno com foco na narrativa, o game traz sim um vigor e respiro moderno ao melhor do retrô.
A Square Enix entregou um jogo com um ótimo equilíbrio entre a arte visual, a trilha sonora e as jogabilidade, sem dúvidas, caprichando bem na história. O que às vezes, pode ficar um pouco cansativo, mas ainda assim, traz um senso de responsabilidade por suas escolhas dentro do jogo.
Apesar da trama não ser tão inovadora, a ambientação geral do jogo, arte, som, interações e escolhas, deixou a trama de Triangle Strategy mais interessante e significativa e o game sem dúvidas, merece ser comprado e bastante apreciado.
Triangle Strategy está disponível de forma exclusiva para Nintendo Switch, custando R$ 299,00. Uma demo gratuita está disponível, permitindo utilizar o progresso obtido na versão final.
*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.