Workers & Resources: Soviet Republic | Review
Workers & Resources: Soviet Republic, jogo da 3DIVISION e da Hooded Horse disponível para PC, via Steam, traz uma proposta bem interessante para algo que parece ser um construtor de cidades, mas não é tão simples assim. Na verdade, não é nada simples, sendo uma pedida interessante para quem gosta de se debruçar por horas em um título extremamente complexo, nos colocando diante de inúmeros desafios logísticos.
Portanto, diferentemente de outros jogos do gênero, como The Settlers, Sim City ou Factorio, a ênfase extrema de Workers & Resources: Soviet Republic é de simulação logística. Embora a ideia do jogo não seja a de trazer um verdadeiro simulador realista, ele oferece uma interpretação única do que significa construir uma cidade. Mas será que agrada? Confira nossas impressões sobre o game nesta review!
Extremamente logístico
Em Workers & Resources: Soviet Republic, percebemos de cara uma grande diferença com outros jogos de construção de cidades. Nele, cada mínimo detalhe conta, e isso pode ser algo extremamente complexo. E isso não é bom. Aqui, cada detalhe conta. Assim, os edifícios ocupados geram resíduos que precisam ser coletados por caminhões de lixo, que, por sua vez, precisam de um depósito e um local para descarregar. Ou seja, há toda uma cadeia de tarefas para se fazer aqui. E, infelizmente, os menus não simplificam essas tarefas. São muito botões, muitas funções e explicações bem limitadas. Confesso ter me embananado várias vezes para aprender o basicão do jogo!
A profundidade de Workers & Resources: Soviet Republic permite com que os jogadores usem as universidades para criar pesquisas, desbloqueando uma série de depósitos que recuperam materiais dos resíduos. Ou seja, o foco na reciclagem é um destaque interessante, com as pesquisas elaboradas podendo separar mais os materiais, recuperando recursos valiosos que não achados facilmente. Agora, imagine: esse nível de detalhe se aplica a todos os serviços do jogo. É complexo demais. Ou seja, de antemão, adianto que a jogabilidade aqui está muito, mas muito longe da conhecida em títulos como Sim City ou Cities: Skylines.
Isso fica ainda mais explícito, ao termos que organizar recursos e veículos, indo para muito além da construção de edifícios e gerenciamento de orçamentos. E, tal como dito acima, tudo tem uma consequência, e você precisa estar sempre preparado. Por exemplo, ao fornecer água encanada, as pessoas acabam produzindo lixo e esgoto, necessitando de caminhões, tubos e bombas para gerenciar os resíduos. Além disso, cada nova construção ou demolição é um processo complexo que demanda uma gestão cuidadosa de materiais e logística.
Afinal de contas, diferentemente dos outros, você NÃO pode destruir casas ocupadas. Algo que achei muito interessante, sobretudo ao tratarmos de uma república soviética. Aliás, neste propósito, o jogo funciona de uma forma única, sobretudo por simular um modelo econômico totalmente diferente dos construtores de cidades conhecidos. Inclusive, temos de lidar com a economia global, divididos entre rublos e dólares, ocidente e oriente, uma proposta única.
Gestão total
Como já observado acima, Workers & Resources: Soviet Republic não é um jogo apenas sobre definir zonas urbanas, industriais ou comerciais, ou de reduzir impostos. A ideia é muito mais diversificada, e devemos coordenar recursos e veículos para criar uma cidade com a logística perfeita. Para isso, é essencial entender o papel de cada recurso e como eles se interconectam. Assim, evitamos que tudo vire uma bagunça. Mas confesso que não consegui ir bem na gestão, tendo este jogo me dado uma verdadeira coça. Falhei, e falhei feio.
Por conta disso, a sensação que fiquei foi a de que o jogo é detalhado até demais, algo que frustra muito o jogador mais casual, sendo justamente o meu caso. Mas é inegável que a lógica de como as coisas se encaixam é caprichosa… mas também irritante. Além disso, a lógica estranha simulada nos trabalhadores podem causar um bocado de estresse. É claro, tudo isso também está ligado com minha dificuldade de jogar, mas é inegável que Workers & Resources: Soviet Republic acerta nos detalhes para os fãs do gênero, e da União Soviética, é claro.
Gráficos e outros detalhes
O que Workers & Resources: Soviet Republic apresenta é totalmente condizente com a proposta, sendo muito similar a outros construtores de cidades. O que me incomodou bastante foi o HUD, que me lembrou muito o Sim City do… Super Nintendo. Sim, nesse ponto, o jogo poderia ter sido mais refinado. Nos sons, o jogo traz detalhes interessantes e é bem agradável. Nada de incrível ou impressionante, mas o conjunto da obra funciona bem.
Em quesito desempenho, não podemos reclamar. Ao jogar, não tive problema algum. O grande problema que ressoa em minha cabeça é a roupagem dos menus, que, como eu já disse acima, são bem feios e mal divididos. E, sei lá, para esse estilo de jogo, os menus fazem toda a diferença.
Vale a pena jogar Workers & Resources: Soviet Republic?
Workers & Resources: Soviet Republic é um jogo interessante, mas é voltado para os gamers mais viciados em construtores de cidades extremamente detalhados. Neste ponto, o jogo pode soar com algo fascinante, com um compromisso conceitual com uma economia planejada. Seus modelos complexos e processos certamente devem proporcionar uma baita satisfação aos jogadores e jogadoras que o dominam, com tudo funcionando perfeitamente bem. Mas nossa, é muito difícil entender todas as minúcias do jogo, e isso pode afastar uma boa parcela dos curiosos.
Vale ressaltar que, segundo os desenvolvedores, o game é baseado na história e experiência eslovaca durante o período soviético e, por isso, o jogo se recusa a ser igual a outros títulos. E, realmente, é bem diferente.
Portanto, se você gosta de simulações extremamente detalhadas e desafiadoras,Workers & Resources: Soviet Republic pode ser uma excelente opção. Agora, se você espera um jogo mais “light” como Sim City, esqueça. Enfim, se mesmo assim você quiser jogar, o que posso indicar é começar nos modos mais simples, aprendendo gradativamente a organizar a cidade com alguns tutoriais, já que o jogo está legendado em português brasileiro.
*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX com código fornecido pela Hooded Horse.