Worms Rumble | Review
Como parte da celebração de 25 anos de uma das franquias mais amadas dos jogos eletrônicos, a Team17 lançou Worms Rumble, game que já está disponível para PCs, via Steam, PlayStation 4 e PlayStation 5, sendo inclusive um título cross-platform, permitindo a todos os jogadores a duelarem juntos independente da plataforma escolhida. Além disso, o jogo das minhoquinhas insanas está disponível gratuitamente para os assinantes da PlayStation Plus de dezembro.
Mas chega de papo e vamos ao que interessa: será que Worms Rumble é um jogo digno de uma celebração? Além disso, será que o game é bom ou tem algo de aproximado com os vários outros lançados pela franquia? Essas e outras questões serão respondidas em mais uma análise do Pizza Fria!
Diferente de toda a franquia
Já respondendo a uma das questões levantadas na introdução, Worms Rumble é completamente diferente de todos os outros jogos da franquia, e isso não necessariamente significa que o jogo não valha a pena. A jogabilidade do novo game é totalmente focada na ação em tempo real, além de ser totalmente online. Ou seja, não existem turnos aqui e o bicho pega de uma tal maneira que, se você piscar, provavelmente morrerá. Sim, Worms Rumble muda a jogabilidade da franquia, mas mantendo o design engraçado de títulos como Worms 3D, mas em uma jogabilidade 2.5D, trazendo mapas que suportam até 32 jogadores.
A ação do jogo é básica: você terá como andar, rolar (já que em Worms Rumble a minhoca rola em velocidade, pular e subir em paredes, atirar e usar itens como uma corda ninja, granadas, medkits e energéticos que servem de escudo. Tudo isso fica explícito para o jogador no menu, que é bem básico e informativo. A jogabilidade é simples e intuitiva, sendo um estilo de jogo bem fácil de se jogar.
Para alguns fãs mais clássicos do game, essas mudanças podem ser um incômodo, sobretudo por não ser possível jogar offline. No entanto, tal renovação na franquia soou bem e deixou o jogo bem dinâmico. Tudo bem, não é aquela bagunça de várias pessoas no mesmo computador, tal como era em Worms Armaggedon ou Worms WMD, mas os tempos são outros, não é mesmo? De toda maneira, vale lembrar que a Team17 ainda dá suporte para vários dos jogos clássicos.
Retornando ao atual jogo, ele renova a franquia e, mesmo com toda a ação insana em mapas relativamente grandes, ele é bem divertido, sendo o título focado apenas em aniquilar as minhoquinhas rivais. Nesse ponto, o jogo é direto e reto, entregando muita ação em poucos cliques e sem rodeios. É entrar, esperar reunir jogadores suficientes (o que é bem rápido) e jogar. Mas nesse primeiro momento, vale ressaltar que percebi alguns problemas de latência durante a jogatina, algo que pode ser um problemão se persistir.
O que mais há de novo em Worms Rumble?
Bem, o título, além de inovar a jogabilidade da franquia, traz alguns modos de jogo bem divertidos. São eles: o Modo Mata-Mata, onde você poderá lutar contra 32 jogadores, sendo cada um por si, tendo respawn após as mortes, onde vencem as três worms com mais mortes causadas; o Último Pelotão Sobrevivente, onde você faz parte de uma equipe e, como o nome diz, o último pelotão vivo vence; e o Último Worm Sobrevivente, que é a experiência do primeiro misturada com a do segundo, sendo a derrota permanente. Por último, para aqueles que querem treinar de forma livre, há também uma sala de treinamento que permite o teste de todas as armas e itens do jogo.
Outro ponto legal em Worms Rumble é a capacidade de se customizar a sua própria worm com diversos itens que o jogo disponibiliza. Aliás, neste ponto, existem objetivos diários que, se alcançados, liberam novos itens. Há também após cada uma das partidas pontos de experiência, que liberam novos itens e moedas, que servem para comprar os itens customizáveis. Por fim, há também uma série de skins para as armas utilizadas no jogo, mas que não modificam em nada o gameplay.
Vale a pena comprar Worms Rumble?
Com gráficos bastante simpáticos e vozes engraçadas que remetem aos jogos anteriores, Worms Rumble é um jogo bem simples e muito divertido de ser jogado. Sua movimentação é bem básica e dinâmica, tendo uma curva de aprendizado muito rápida, onde você só precisa coletar armas, munições e itens e ir atrás dos adversários com sangue nos olhos, sendo a proposta do jogo a competição com outros jogadores para ver quem é o mais matador da partida. E é isso. Não há nada mais, nada menos. O jogo é focado totalmente em ação e ponto.
Uma possibilidade interessante seria a Team17 lançar futuramente algumas atualizações com mais modos de jogo, mapas, armas, itens e etc., sendo tudo isso importante para dar uma sobrevida ao game. No mais, Worms Rumble ganha por ser simples e pautar exclusivamente na competição, sendo um bom jogo, mas nada além disso. Concluindo, o título parece ter sido mais focado em novos jogadores, se adequando a um estilo de gameplay mais atual e dinâmico que caiu muito bem. Mas se você é um fã antigo das minhoquinhas como eu, que percebeu que a mudança é grande e está pouco crente, eu digo: dê ao menos uma chance para as minhoquinhas da nova geração.
*Review elaborada em um PC equipado com GeForce GTX, com código fornecido pela Team17.