Xenoblade Chronicles 3 | Review

Xenoblade Chronicles 3 é um JRPG, lançado dia 29 de julho de 2022 para o Nintendo Switch. O game, publicado pela Nintendo, foi desenvolvido pela competente Monolith Soft, empresa fundada em 1999 por Tetsuya Takahashi e Hirohide Sugiura, ex-desenvolvedores da Square, que insatisfeitos com a liberdade criativa da empresa, resolveram criar sua própria companhia.

O game faz parte da série Xeno, que foi iniciada em 1998 por Xenogears no PlayStation e publicado pela Square, seguido por Xenosaga Episode I, II e III para o PS2, publicado pela Namco, até que em 2010, alguns anos após a compra das ações da Monolith pela Nintendo, o primeiro Xenosaga foi lançado para Nintendo Wii.

Sendo assim, tivemos 4 dos mais ambiciosos JRPGs contemporâneos para os consoles da Nintendo, Xenoblade Chronicles original, lançado em 2010, cuja versão definitiva do Switch, saiu em 2020, Xenoblade Chronicles X em 2015 para o falecido WiiU, Xenoblade Chronicles 2 em 2017 e Chronicles 3 em 2022, para o Nintendo Switch.

E será que o quarto jogo da série conseguiu manter toda a personalidade que os outros jogos possuíam? Vem comigo e vamos analisar em mais um review do Pizza Fria!

Trailer de Xenoblade Chronicles 3

Um mundo separado por duas nações.

Xenoblade Chronicles 3 acontece em Aionios, um mundo gigantesco, que apesar das belezas naturais, abriga duas nações que vivem em constante conflito, Keves e Agnus. Ambas possuem o Flame Clock, uma espécie de relógio, que é abastecido pela energia vital do inimigo e por isso, seus guerreiros, que possuem uma vida limitada a dez anos, lutam incessantemente.

A história se desenvolve em torno de seis personagens principais, inicialmente separados em grupos de três. Os soldados de Keves são Noah, um “off-seer“, soldado que transporta as almas dos guerreiros mortos de volta para sua Rainha, acompanhando por seus amigos de infância Lanz e Eunie e os soldados de Agnus que são Mio, também off-seer, e seus companheiros Taion e Sena.

Xenoblade Chronicles 3
Em Xenoblade Chronicles 3, os off-seers devem transportar as almas dos guerreiros caídos de volta para sua Rainha. (Imagem: Reprodução)

Noah e seus amigos, recebem a missão especial de interceptar uma aeronave misteriosa. No entanto, ao chegarem no local, são surpreendidos por forças Agnianas enquanto uma batalha aérea era desencadeada. Em razão do confronto, a aeronave cai e ao chegarem no local, o grupo é surpreendido por Mio e seus amigos. As duas equipes lutam incessantemente entre si, até que um sobrevivente da queda, Guernica Vandham, interrompe a luta e os alerta sobre o “verdadeiro inimigo”.

A improvável cooperação entre os heróis se da em razão ao ataque de um ser poderoso conhecido como Moebius, que é parte de uma organização de mesmo nome que controla a guerra entre Keves e Agnus. O poderoso inimigo, rapidamente ganha vantagem sob os heróis, até que o sobrevivente da nave, ativa a misteriosa pedra Ouroboros, imbuindo as equipes de Noah e Mio com seu poder.

Xenoblade Chronicles 3
O vilão faz parte da organização Moebius, que controla os soldados de Keves e Agnus como peças de xadrez. (Imagem: Reprodução)

Após uma luta intensa entre os heróis em interlink e o vilão, Moebius é forçado a fugir, e Guernica, mortalmente ferido, instrui o grupo para ir até a cidade de Swordmarch, onde eles poderão encontrar respostas para o que houve e o que ainda estaria para vir.

É importante deixar claro, que se você nunca tiver tido nenhum tipo de contato com os jogos passados, isso provavelmente não vai atrapalhar sua experiência em Xenoblade Chronicles 3. O game tem uma história independente, porém, possui diversas referencias, sendo assim, sem dúvidas quem já jogou, acaba aproveitando muito mais.

Diferença nos modos de dificuldade.

Assim como em seu antecessor, Xenoblade Chronicles 3 pode ser apreciado em três dificuldades diferentes. O modo fácil é recomendado para aqueles que querem focar na progressão da história, sem se importar muito com combates. Normal é para aqueles que querem sentir o gostinho das batalhas e o difícil é recomendado para os veteranos que estão em busca de desafios.

É importante ressaltar que, independente da dificuldade escolhida no início, é possível alterar a dificuldade a qualquer momento e isso pode ser usado principalmente se você estiver agarrado em algum chefe difícil ou caso esteja forte demais e queira estender a vida útil do game.

Xenoblade Chronicles 3
Alterar a dificuldade pode ser uma boa alternativa para quem não tem tempo lutar para subir os níveis dos personagens. (Imagem: Reprodução)

Explore um admirável mundo vasto.

Em Xenoblade Chronicles 3 exploraremos o vasto mundo de Aionios, um lugar com uma gigantesca diversidade de inimigos e cenários que irão te deixar boquiaberto. São inúmeras paisagens como planícies, gramados, florestas, lagos, lugares cobertos por neve, oceano ou cachoeiras. Tudo é lindo e possui uma rica biodiversidade.

Cada parte do mapa é composta por lugares gigantescos, que são totalmente exploráveis e sem as famosas telas de loading o tempo todo. Com a progressão da aventura, novas habilidades de exploração como escalar ou deslizar, por exemplo, são adquiridas, fazendo com que o jogador possa progredir e possa estar sempre estimulado a explorar novas áreas.

Xenoblade Chronicles 3

Ainda na exploração temos os Rest Stops, que são fogueiras, encontradas pelos mapas de Xenoblade Chronicles 3 que, além de desbloquearem um ponto de viagem rápida, servem para o grupo debater sobre missões, aumentar os níveis dos personagens, preparar comida, criar pedras ou até mesmo subir os níveis da equipe.

Ainda nas fogueiras, temos a opção de craft gems onde a ideia é criar pedras com propriedades especiais. Com a progressão do game, até três dessas pedras podem ser equipadas nos heróis e elas garantem benefícios que vão desde aumentar os pontos de vida máximo, o ataque ou agilidade, a diminuir o tempo para reviver um aliado por exemplo.

Xenoblade Chronicles 3
Basta juntar 1 Gemstone + 1 Pale Skeeter Wing e o Ether Cylinder para fazer a Tailwind 1. (Imagem: Reprodução)

Um ótimo recurso que foi adicionado, principalmente para os jogadores mais apressados ou perdidos é a linda de navegação. Segurar ZL e pressionar Y ativa essa linha para cada uma das missões, impedindo assim que você fique perdido, sem saber para onde ir. É um recurso indicado para jogadores casuais ou até mesmo aqueles que estão mais afim de curtir a história, sem se importar demais com a exploração.

Um time de veteranos

A equipe principal em Xenoblade Chronicles 3 é composta por Noah, um atacante de classe Swordfighter, um soldado de Keves que empunha a Veiled Sword, uma espada vermelha brilhante, que inclusive lembra bastante a Monado do primeiro game. Ele é um “Off-seer” que como já explicado acima, usa sua flauta para transportar a alma dos soldados mortos de volta para sua Rainha.

Lanz é um defensor de classe Heavy Guard. Ele usa sua força descomunal para empunhar uma arma chamada Shieldblade que funciona também como escudo para proteger seus amigos.

Eunie é a curandeira de classe Medic Gunner do grupo, ela luta ao lado de seus amigos de infância, Noah e Lanz. Sua arma chamada Gunrod lembra bastante um cajado, mas que dispara projéteis. Eunie está sempre pronta para curar qualquer aliado que necessite de seus cuidados.

Xenoblade Chronicles 3
Melhor que uma espada, é uma espada que vira escudo. (Imagem: Reprodução)

Mio é a “off-seer” do grupo Agniano. Ela é uma defensora de classe Zephyr, que possui grande velocidade no campo de batalha, o que a permite evitar facilmente golpes, enquanto causa dano com sua Dual Moomblades, arma em formato de anel.

Taion é um curandeiro de classe Tactician, cuja arma é o Spell Tags: Mondo, uma espécie de origami. Ele atua como estrategista no campo de batalha, usando sua inteligência para apoiar seus aliados.

Sena é uma pequena notável atacante Agniana de classe Ogre. Ela possui uma força descomunal e sua arma principal é o Comet Mallet, uma espécie de martelo gigante, usado para golpear seus inimigos.

Além dos 6 guerreiros, levamos sempre um sétimo integrante nas lutas. Á medida em que a história progride, Hero Quests vão sendo adquiridas e toda vez que completamos a missão desse herói, ele passa a fazer parte da equipe e a classe pertencente a este herói, pode ser aprendida pelos personagens com mais afinidade a ele.

São classes para perder de vista

Xenoblade Chronicles 3 conta com três diferentes tipos de personagem, os atacantes, focados principalmente no ataque, defensores que são focados em absorver e defender dano e os curandeiros, que curam e levantam os companheiros caídos em batalha. Porém, esses três tipos de heróis, são divididos em diversas classes como por exemplo Swordfighter, Zephyr, Medic Gunner, Tactician, Heavy Guard, Ogre, Flash Fencer, War Medic e diversos outros.

As classes de cada um dos 6 personagens principais, podem e devem ir sendo alteradas durante o game. Elas evoluem até um certo nível, depois disso, é aconselhável trocar a classe para que o personagem possa aprender novos golpes. Essas novas classes, vão sendo liberadas cada vez que um novo herói entra no grupo, mas depende do nível de afinidade que cada um dos heróis, tem com seu personagem.

Xenoblade Chronicles 3
Zeon libera a classe de defesa Guardian Commander. (Imagem: Reprodução)

Achei incrível essa mecânica e faz com que os combates, não fiquem tão banais com o tempo, tendo em vista que cada classe possui um tipo de mecânica diferente.

Mecânica dos combates

Para quem está acostumado aos jogos da série Xenoblade, batalhar em Xenoblade Chronicles 3 não será um problema, porém, é sempre bom deixar claro aos marinheiros de primeira viagem, que o jogo conta com uma enorme gama de tutoriais para praticamente tudo.

Sendo assim, pressionar o botão A próximo de um inimigo, faz com que a equipe saque as armas, mesmo se o ele não estiver partindo para cima de você. Com a batalha tendo sido iniciada, L ou R seleciona qual inimigo atacar, em caso de múltiplos inimigos e basicamente, os personagens usarão os ataques automáticos, ao menos até que as Arts e as talent Arts carregarem.

Xenoblade Chronicles 3

As Arts são golpes mais fortes que os ataques básicos, porém, só podem ser acionados à medida em que o círculo dos ataques que corresponde aos botões X, Y ou B são preenchidos com o tempo. Já as Talent Arts são ataques ainda mais fortes, porém, demoram mais para poderem ser usados, e são acionado ao pressionar A quando a o botão da barra circular estiver carregado.

Isso é o básico do básico no que se diz a combate, em Xenoblade Chronicles 3, que conta com combos, ataques de lançamento, ataques de atordoamento ou esmagamento e as Arts, que podem também ser fundidas quando aprendidas e equipadas.

Uma excelente implementação ocorrida na mecânica de combate é a batalha automática, que pode ser ativada no menu do game ou pressionando o botão – para ativar ou desativar em uma batalha. No modo automático, podemos alterar somente o tipo de estratégia desejada pressionando o botão ZL e selecionando com as setas. A batalha automática não pode ser ativada em chefes ou inimigos únicos.

Interlink e os Ouroboros

Além de pode alternar entre os 6 personagens fixos durante a batalha, podemos pressionar seta para esquerda e habilitar o Interlink que é a forma Ouroboros, fundindo dois personagens em um apenas. A forma Ouroboros é muito mais poderosa e lembra bastante uma mistura de Eva do anime Evangelion com os Gears do Xenogears.

Xenoblade Chronicles 3

Durante a forma Ouroboros as Arts serão ininterruptos e podem ser usados diversas vezes até que o tempo da fusão termine e os personagens fundidos se separem. O Interlink pode ser cancelado a qualquer momento pressionando seta para baixo, e pode ser novamente acionado quando a barra de superaquecimento, esfriar.

Pela união dos seus poderes…

Não é o Capitão Planeta dessa vez, mas sim o poderoso Chain Attack, uma combinação de golpes extremamente poderosos que podem ser usados quando o medidor de Chain Attack é preenchido. Pressionar + no controle aciona a sequência de ataques, sendo assim, uma onda de golpes são desferidos nos inimigos.

Ao iniciar um combo, você poderá escolher entre três cartas com ordens de ataques, sendo cada uma delas um personagem, que executará um golpe mais forte quando a barra de Pontos Táticos ou TP chegar a 100%. Com a progressão do game, liberamos as Ouroboros Orders, sendo assim, usar ordens com ataques que fazem Interlink, se faz necessário e um golpe final ainda mais forte pode ser encadeado com os Ouroboros.

Xenoblade Chronicles 3
Apesar de parecer complicado, na prática a batalha é até intuitiva. (Imagem: Reprodução)

Se você começar um Chain Attack com Interlink no nível 3, um combo com a ordem Ouroboros estará disponível logo de início, sendo assim, já usar essa ação, não acabará com o combo após o golpe.

Quatro diferentes categorias de inimigo

Os mapas de Xenoblade Chronicles 3 contam com quatro diferentes categorias de inimigo. Normal, elite, único e lucky, ou sortudo em tradução livre. Cada um dos monstros possui um símbolo indicando a qual categoria eles pertencem. Sendo assim, inimigos normais são os encontrados em qualquer lugar, circulando pelo mapa e não exigem muita estratégia para serem derrotados.

Xenoblade Chronicles 3
Os monstros únicos são incrivelmente fortes e uma estratégia em mente, é sempre necessária. (Imagem: Reprodução)

Os monstros elite são mais fortes que os normais nos níveis em que eles estiverem e são diferenciados por uma espécie de asas azuis nas laterais de seu nível. Já os inimigos únicos, são incrivelmente fortes, mesmo quando seu nível se equiparar ao dele, por isso, é sempre bom ter uma estratégia em mente para derrotá-los.

Por fim, os monstros sortudos que são também mais fortes que os normais, mas irão deixar itens mais raros, quando derrotados. Eles são diferenciados por um brilho em volta de seus níveis.

Audiovisual digno da série

É notável como no trabalho visual, a franquia Xenoblade vem se destacando desde os primórdios, no console de mesa da Nintendo, e aqui no híbrido, isso não foi diferente. O game da um show com relação ao desempenho e ambientação em seus cenários ricos e detalhados, todos muito bem ornamentados e que conseguiram dessa vez ficar lindos e fluidos até em modo portátil.

Xenoblade Chronicles 3
Xenoblade Chronicles 3 é um jogo lindo, muito bem ambientado e todo detalhado. (Imagem: Reprodução)

Prepare um fone meu amigo, as músicas compostas por Yasunori Mitsuda, Kenji Hiramatsu, Manami Kiyota, Mariam Abounnasr e a dupla ACE, formada por Tomori Kudo e Hiroyo Yamanaka são maravilhosas e se encaixam perfeitamente à temática do game. Na minha opinião, ainda só não conseguiram ultrapassar o trabalho do grande Hiroyuki Sawano em Xenoblade Chronicles X, porém, podem ter certeza de que as músicas e ambientação estão sim, belíssimas e impecáveis, dignas do que os fãs da série estavam esperando.

Vale a pena comprar Xenoblade Chronicles 3?

Sem sombra de dúvidas, o game vale cada centavo investido. Xenoblade Chronicles 3 é um game enorme, uma obra de arte repleta de missões principais e secundárias. Certamente, você levará centenas de horas explorando esse jogo lindo em cada detalhe, com uma mecânica impecável e que conta com uma história rica e complexa, que te prende o tempo todo.

Xenoblade Chronicles 3 é um dos melhores RPGs da atualidade e faz jus ao grande peso que o nome da série carrega. Porém, como nem tudo pode ser perfeito, o game não está legendado em Português do Brasil, mas se isso não for o empecilho para você, não pense duas vezes. Xenoblade Chronicles 3 está sendo vendido na loja da Nintendo por R$ 299,00 em sua versão Standard e R$ 448,00 na versão com passe de expansão.

*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.

Xenoblade Chronicles 3

R$ 299,00
9.8

História

10.0/10

Jogabilidade

9.5/10

Audiovisual

10.0/10

Extras

9.5/10

Prós

  • História envolvente com personagens cativantes.
  • Audiovisual impecável.
  • Tutoriais para deixar o jogo bastante acessível a jogadores iniciantes.

Contras

  • Só faltou a legenda em Português do Brasil para tornar o game ainda mais acessível.

Filipe "Bdama" Villela

Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!