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eFootball 2025: expectativa e realidade quatro meses após o lançamento

Lançado como a nova atualização da série de futebol da Konami, eFootball 2025 chegou no dia 12 de setembro de 2024 ao mercado com a promessa de revigorar a experiência dos fãs e recuperar a confiança dos jogadores após as atualizações anteriores que geraram polêmicas. Agora, alguns meses após seu lançamento, trago minha minha opinião, de que as promessas ficaram aquém das expectativas, com poucas mudanças significativas na experiência oferecida, mas que ainda assim, temos um título robusto de futebol.

No período que antecedeu o lançamento, a Konami destacou várias novidades para eFootball 2025, como a melhoria no gameplay, o fim dos contratos, novas animações de movimento e ajustes no sistema de controle. Além disso, ainda existe aquela expectativa entre os fãs pelo retorno de modos clássicos como a Master Liga, que marcou gerações nos tempos do Pro Evolution Soccer e Winning Eleven. A exclusividade com alguns dos maiores clubes do Brasileirão da Série A ainda é um atrativo para o público nacional, visto que o game é o único que conta com licenças oficiais dos clubes – alguns com muitos jogadores em seus elencos.

A realidade

Mas desde o lançamento, eFootball 2025 não apresentou grandes mudanças ou inovações que pudessem diferenciar significativamente o título de sua versão anterior, em especial no gameplay. O foco da Konami continua centrado no modelo free-to-play e nas microtransações, o que vem desagradando a base de fãs, que ansiava por um conteúdo mais robusto e diversificado, ou mesmo, mais duradouro. Para piorar, há duas campanhas em andamento que diminuíram muito as chances dos jogadores de conseguirem jogadores Épicos: se antes falávamos quase sempre de 1 em 150, existem duas campanhas ativas para de 1 em 250. Uma prática extremamente predatória.

eFootball 2025
1 em 250 é absurdo. (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Os modos de gameplay permanecem limitados, as campanhas semanais diminuíram sua duração e a ausência da Master Liga, ou de um modo offline minimamente robusto, continua sendo uma das grandes decepções do jogo. Além disso, falando sobre as campanhas semanais, elas seguem durando apenas uma semana, e com objetivos sempre similares. Embora ajustes no gameplay tenham sido feitos, muitos jogadores relatam que as mudanças não são substanciais o suficiente para criar uma experiência verdadeiramente nova.

Um bom exemplo disso é a recente colaboração com o anime Captain Tsubasa (Super Campeões, no Brasil). Alguns jogadores ganharam cartas especiais, ilustradas por Yoichi Takahashi, criador do anime, celebrando a parceria, mas como elas foram dadas gratuitamente para os jogadores que cumpriram os objetivos da campanha, o overall de cada uma delas está longe de ser alto. Não são cartas para ficarem nos times de jogadores veteranos ou que investem dinheiro no game, visto que há outros exemplos melhores, muitas vezes dados de graça. Me pareceu uma tentativa de trazer novos jogadores para o game.

eFootball 2025: saiba como montar um time forte!

Um bom exemplo de como essa colaboração não foi bem explorada se deu justamente após o fim da campanha. Ao longo da campanha, os jogadores puderam participar de eventos temáticos, como um um Time Attack, onde era preciso marcar gols antes de um minuto. Só que controlávamos personagens icônicos, como Tsubasa Ozora e Taro Misaki, e Genzo Wakabayashi não aceitava chutes de fora da área, defendendo todas as finalizações assim.

Ao avançar nas fases da campanha, obtemos peças que formam obras de arte de Captain Tsubasa, e foi só, além de avatares únicos e itens especiais para os perfis dos usuários. A outra ação foi nos bônus diários, onde usamos os personagens para bater pênaltis. No entanto, ao contrário da campanha de aniversário do AC Milan, onde cada gol fazia o jogador avançar 9 casas, a campanha de Captain Tsubasa seguiu avançando apenas seis casas.

eFootball 2025
Bonita galeria. Para que serve? (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Em novembro, por exemplo, em comemoração ao aniversário de 125 anos do FC Barcelona, a Konami trouxe uma colaboração com o trio Messi, Neymar e Suarez, que se juntou ao game e ganhou cartas especiais. A campanha ainda foi de 1 para 150 e durou 14 dias, dando mais chances aos jogadores de obter conseguir moedas

As nem tão boas novidades

Seguindo em seu modelo de explorar eventos temporários que dão 50 moedas por vez, eFootball 2025 introduziu os desafios contra times lendários e contra os melhores da semana. O primeiro já aconteceu três vezes: contra jogadores da liga italiana, contra jogadores da liga inglesa e, neste momento, contra jogadores da liga espanhola. O desafio é grande, pois é preciso derrotar o time duas vezes, na dificuldade Superastro e Lenda, e são equipes muito mais fortes que as padrões, com overall 3000+, mas a premiação é incondizente: apenas um item, deixando de lado, por exemplo, um contrato ou mesmo a possibilidade de recrutar um jogador destas equipes fictícias.

Os GPs ganharam mais uso com a disponibilidade de uma loja virtual onde você pode trocar GP por itens. São itens úteis, como o novo Token de Ímpeto Aleatório, treinos de posição e de habilidade, mas as trocas são limitadas e, dada a facilidade de se obter GP, me parece que é algo que nunca faltará para jogadores de longo prazo, visto que ele só é usado para contratações de jogadores normais ou para treinar algum atleta usando uma carta mais experiente.

eFootball 2025
Ganhar 100 GP é esculacho! (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Acima, falei sobre a chegada dos sorteios 1/250. Mas uma das novidades interessantes da atualização 4.20 foi o Contrato Direto, que permite contratar um jogador Épico ao cumprir certos requisitos. Foi uma baita adição, já que funciona bem como o Contrato Selecionado, onde você diz qual jogador vai contratar. O problema? Esses requisitos demoraram ao menos 15 dias para serem cumpridos, apesar de não serem tão complicados para jogadores veteranos. Vamos ver como a empresa vai explorar isso no futuro.

O futuro de eFootball 2025

Apesar das críticas, há uma expectativa de que a Konami possa trazer melhorias significativas em atualizações futuras, especialmente com o feedback contínuo da comunidade. A inclusão de modos clássicos e a expansão do conteúdo offline seriam os primeiros passos para conquistar novamente a confiança dos jogadores veteranos.

O segundo é abrir mão de práticas predatórias e permitir que os jogadores casuais tenham maiores chances, e tempo, de obter cartas de jogadores que buscam. Por mais que tenham tido dois jogadores que pudessem ter sido comprados com dinheiro real (Guardiola e Fernando Torres), oferecer jogadores lendários apenas por sorteio de lootbox e por moedas é um tanto preocupante, visto que a cada mês são disponibilizados jogadores melhores. O Contrato Direto foi uma boa adição.

De toda forma, se você vai gastar algum dinheiro e joga no Xbox ou no PlayStation, minha dica é comprar os cards na Nuuvem, com desconto, eventuais cupons e ainda parcelar em até 12x no cartão. Os links acima auxiliam o Pizza Fria a continuar crescendo!

Por ora, eFootball 2025 permanece em uma posição delicada: um título conseguiu melhorar alguns aspectos técnicos, mas que ainda não atendeu plenamente às demandas de sua base de fãs, como eu. Há tempo e recursos para isso. A Konami parece estar ouvindo os fãs, com enquetes constantes sobre os novos eventos que são disponibilizados. Então, com os meses se passando e mais atualizações sendo esperadas, resta saber se a empresa conseguirá transformar o jogo em uma experiência mais memorável para os fãs de futebol.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.

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