ArtigosMobilePCPlayStationSlideXbox

eFootball 2025: saiba como montar um time forte

eFootball foi lançado no final de 2021 pela Konami, mas acabou chamando mais atenção pelos bugs bizarros no gameplay, além de diversos problemas de desempenho. Felizmente, a empresa japonesa, responsável pela franquia desde quando se chamava International Superstar Soccer, investiu em patches de correções, novos modos de jogo, que transformaram a experiência. Arrisco a dizer que o game está em sua melhor forma hoje, com o recente lançamento da versão eFootball 2025.

Com a nova atualização, muitos jogadores decidiram dar uma chance ao ver como o título está atualmente. Falando como alguém que acompanha a evolução do título há muito tempo e já acumula mais de 700 horas de gameplay, decidi usar este espaço para compartilhar o conhecimento adquirido e mostrar, de forma definitiva, como montar um time forte em eFootball 2025. E o melhor de tudo: sem que seja necessário gastar dinheiro real – ou gastando pouco! Curtiu a ideia? Vem comigo neste guia exclusivo e totalmente personalizado do Pizza Fria!

Defina um treinador e estilo de jogo

Se você está jogando eFootball e se pergunta como um adversário conseguiu que um jogador idêntico a um que você tem tivesse uma pontuação bem maior, há uma explicação para isso. E ela começa pela escolha do técnico e do estilo de jogo que você vai levar ao campo. Independentemente da tática escolhida, eFootball traz cinco proficiências diferentes em estilo de jogo, e elas afetam diretamente como os atributos vão se aprimorar ou não em campo. São eles: Posse de bola, Contra-ataque rápido, Contra-ataque, Por Fora e Passe longo.

Cada técnico em eFootball conta com uma nota que vai até a 88 (a maior que vi até hoje), determinando como sua escolha vai influenciar os jogadores em campo, aumentando, mantendo ou mesmo diminuindo os atributos em campo, caso a proficiência escolhida não seja adequada para aquele treinador. Então, na prática, essa escolha é bem simples.

Luis A. Roman, treinador do Manchester B, é o melhor técnico que você pode comprar com GPs, com incríveis 88 para o atributo posse de bola. Abaixo, deixo duas imagens de como a definição do estilo de jogo com ele impacta a Força do Time. Vejam:

Isso acontece porque a proficiência no estilo de jogo de Luis A. Roman para Contra-ataque é de apenas 27, o que desfavorece os jogadores. Inclusive, eFootball dá uma sinalização visual para isso: notas em vermelho vão enfraquecer os jogadores, em amarelo tendem a oscilar pouco, enquanto aquelas em verde irão melhorar os jogadores – o quanto, depende da qualidade do seu técnico.

Dito isso, é importante que você conheça os estilos de jogo que você mais se adequa em campo, bem como a tática que vai usar, e a partir daí, contrate um treinador. Seja usando GPs, seja usando Moedas eFootball em ações promocionais. Atualmente, os jogadores podem comprar dois técnicos usando 500 moedas: L. de la Fuente e D. Stojkovic. Ambos oferecem 88 de proficiência em duas das cinco opções, e cabe ao jogador escolher aquele que melhor se adequará ao próprio time. E nessas ações, os técnicos trazem benefícios que aumentam certos atributos dos jogadores. Eu adquiri D. Stojkovic, com 88 de Contra-ataque rápido, e olha o resultado que obtive:

eFootball
A força do meu time aumentou 6 pontos mesmo utilizando um técnico com os mesmos 88 pontos de Luis A. Roman, mas que melhorava um atributo específico de cada jogador, no caso, +1 de Força do chute. (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Conheça os tipos de cartas/jogadores

Uma coisa que certamente chamou sua atenção nas imagens acima foram alguns nomes de jogadores. Como assim os aposentados Casillas, Puyol, ou mesmo a lenda Beckenbauer no time? Isso acontece porque eFootball tem diferentes tipos de cartas para representar os jogadores, o que afeta diretamente o desempenho, a possível evolução e, claro, a maior nota que o jogador irá atingir com um técnico adequado, como você já aprendeu. Para isso, é necessário contratar com inteligência.

A versão 2025 de eFootball trouxe cinco tipos diferentes de cartas de jogador. São elas:

  • Normal: Jogadores padrão, com evolução limitada, dependendo de cada atleta. O melhor atleta comum da edição – e também o mais caro – é Vinícius Júnior, do Madrid Chamartin B, que pode chegar a 100 pontos ao atingir o nível máximo de sua carta. Ele custa, por exemplo, 640.000 GPs. O nível máximo que cada carta pode atingir varia. São jogadores que podem aprender habilidades e posições adicionais.
  • Em evidência: São jogadores “prontos para jogar”, que não vão evoluir mais do que a versão comprada – mas são aprimorados pelo técnico. Normalmente são os Jogadores do mês ou da semana, que podem ser adquiridos em sorteios limitados ou através de contratos selecionados. Além disso, não podem aprender habilidades ou posições adicionais.
  • Lendário: Tem tempo que não aparecem no jogo, mas são versões de jogadores do passado, mas que requerem um nível menor para atingir sua plenitude. Podem aprender novas habilidades e posições adicionais.
  • Distinguido: São versões especiais de jogadores, que atingem classificações maiores que as versões normais, e que podem ser iguais ou ligeiramente superiores às versões “Em evidência”. Eles não chegam prontos ao time e necessitam subir de nível para atingir seu potencial. Eles podem aprender novas habilidades e posições.
  • Épico: Possivelmente, são as melhores versões de jogadores, e também as mais raras de serem conseguidas. Normalmente, elas fazem parte de sorteios limitados, onde a chance de conseguir um atleta é de 1 em 150 para cada 100 moedas eFootball gastas, ou 900 moedas para 10 jogadores, com um atleta saindo “de graça”. Geralmente, são atribuídas a temporadas marcantes de jogadores, mas chegam pendentes de evolução. Podem aprender novas habilidades e posições.
eFootball
Vai um Messi aí? (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Note que eu tenho sete versões diferentes do Messi, sendo a mais forte delas uma versão Épica, que atingiu 100 pontos na forma base. Mas você notou que a carta tem um elemento roxo em baixo? Ou que há a carta 96 e PTD, na fileira de cima, tem duas marcações azuis embaixo? eFootball classifica essas atribuições como Ímpeto, que servem melhorar ainda mais os jogadores, em alguns atributos específicos que já são definidos pelo jogo. Vejam bem: o Messi 100, na verdade, é sempre 101, pois ele tem um Ímpeto que fica sempre ativo, e aumenta alguns atributos em +3.

Já o PTD tem dois Ímpetos, sendo que um já vem de “fábrica”, dando +2 em alguns atributos, e outro é uma das novidades de eFootball 2025, onde há um espaço em branco para Ímpetos e podemos usar o recurso Criação de Ímpeto para dar +1 em alguns atributos, de forma aleatória. Vejam como, na prática, essas versões do Messi são ainda melhores.

No entanto, há outros tipos de Ímpeto no jogo, que requerem que certas ações aconteçam. Toda semana, no sorteio limitado de Players of the Week, há Jogadores Especiais com um Ímpeto verde, que requer que o jogador esteja em uma boa fase na vida real para estar ativo, o que o jogo chama de Avaliação ao Vivo. Se estiver com nota B, esses jogadores terão alguns atributos melhorados em +1. Se a Avaliação for ‘A’, os atributos serão aprimorados em +3. Geralmente, na semana em que você consegue adquiri-los para o seu time, eles estão com a melhoria máxima, portanto, não se espante se for ele “perder” força na próxima atualização.

Além desse tipo de Ímpeto, existem Ímpetos que exigem o cumprimento de certas condições dentro do jogo. No começo do ano, a Konami lançou uma colaboração com o anime Blue Lock, disponibilizando algumas cartas especiais. Nesse caso, a condição para o Ímpeto ficar ativo ao nível máximo era escalar três cartas da colaboração, fornecendo +3 em determinados atributos. Até dois jogadores, o Ímpeto fornece apenas +1 em cada atributo. Analisar e conhecer o tipo de carta é fundamental na formação da sua escalação.

eFootball
Uma das melhores versões de Harry Kane de eFootball (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Cumpra objetivos e ganhe recompensas

Tá bem. Agora que você já sabe como escolher o melhor treinador para seus jogadores, e conhece os tipo de cartas que existem em eFootball, é hora de melhorar seu time e ter os melhores jogadores. Aqui, não há nenhum grande segredo. Além de um pouco de sorte nos sorteios limitados, você precisa ser sábio, gastar suas Moedas eFootball com sabedoria, e buscar apenas jogadores que vão, de fato, agregar para o seu time titular. Neste tipo de game, um titular hoje pode ser o reserva amanhã, mas nunca o contrário.

Dito isso, minha primeira dica é para participar das Missões sazonais do jogo, que podem ser as semanais, as temporárias, ou mesmo aquelas que celebram algo da vida real. Fazendo isso, naturalmente, você também vai ir realizando os Objetivos da carreira e ganhando mais recursos. Normalmente elas incluem em vencer determinadas partidas PvP ou contra a IA, fazer gols com jogadores de alguns times, escalar jogadores de determinadas ligas, entre outros. É importante sempre checar os objetivos na aba de Missões para entender o que é preciso fazer, e como cumprir esses objetivos.

eFootball
De modo geral, as campanhas trazem objetivos fáceis de serem cumpridos (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Dito isso, a próxima dica é que muitos jogadores Épicos podem ser adquiridos gratuitamente por todos os jogadores, apenas por jogar. Boa parte das versões do Messi que mostrei acima foram obtidas gratuitamente, apenas por fazer login no jogo em determinado período, ou por cumprir certos requisitos. Esse Messi PTD 97, que citei acima, está gratuito no momento em que esse guia é escrito. Outros jogadores Épicos que já foram dados no passado sem depender dos sorteios limitados incluem Zico, diferentes versões de Neymar Jr, Beckenbauer, Pirès, Maradona, entre outros.

eFootball oferece um bônus diário de login e um minigame chamado “Jogo Diário”, no qual os jogadores podem chutar um pênalti para avançar em um tabuleiro virtual. Marcar o gol resulta em avançar seis casas, enquanto errar o pênalti avança apenas quatro. Além disso, oferece a oportunidade de obter jogadores. Por meio dele, por exemplo, muitos conseguiram a versão moicano do Neymar Jr. ainda nos tempos de Santos, assim como versões Épicas de Costacurta e Maradona, todos com pontuação máxima de 101 em condições ideais. Em eFootball 2025, completar o primeiro ciclo do “Jogo Diário” oferece um Franck Ribéry Épico a todos os jogadores, e estão previstas sorteios para versões Épicas de David Beckham, Tony Adams e Didier Drogba.

eFootball
Você poderá obter alguns desses jogadores ao cumprir alguns dos ‘Daily Game Box’, no “Jogo Diário” (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

O “Jogo Diário” ainda oferece Moedas eFootball, que é a principal barganha do jogo. eFootball dá aos jogadores a oportunidade de obter muitas moedas apenas cumprindo objetivos, mas também ao participar de Eventos. Todas as quartas-feiras e aos domingos, sempre às 23h, novos Eventos surgem com duração limitada. De uma forma geral, eles exigem dos jogadores algumas ações específicas para participar. Na semana de inauguração de eFootball 2025, por exemplo, há uma campanha onde os jogadores só podem jogar com jogadores das ligas espanholas, ou dos times parceiros oficiais da Konami nesta versão.

Há ainda uma campanha celebrando a chegada oficial do Palmeiras ao game, oferecendo três jogadores do estilo Distinguido do clube, escolhidos de uma lista de cinco, apenas por cumprir o objetivo – vencer uma partida, em qualquer nível de dificuldade, contra a IA, usando o próprio Palmeiras. Você pode obter um Estêvão que vai à 94 em suas melhores condições, mas pode chegar à 98 impulsionado pelo técnico. Nada mal, não é mesmo?

eFootball
Na tela de Jogadores especiais, sempre é mostrada a pontuação máxima que o jogador pode atingir, sem o bônus do treinador (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

No entanto, se você não quer correr o risco dos sorteios limitados, é possível utilizar o Contrato selecionado. Geralmente, essas campanhas funcionam por temporada, que cerca de um mês, e oferecem jogadores que se destacaram em ligas e clubes parceiros do jogo. Nesta edição, é possível obter, sem sorteio e apenas usando contratos selecionados, jogadores específicos da liga brasileira, da liga turca e da liga japonesa, além de uma ação especial de jogadores Distinguidos com notas maiores em dribles.

Para obter esses contratos selecionados, não há outra forma que não ser jogar e avançar no Passe de partida. Além da versão gratuita, que premia o jogador nas primeiras 50 partidas da temporada, o game oferece os passes Plus (disponível por 500 Moedas) e Premium (disponível por 1000 Moedas). Eles são produtos diferentes, e é possível ter os dois simultaneamente. Normalmente, o desbloqueio desses passes já garante um jogador Distinguido específico da campanha e a premiação avança até 100 partidas. Muitas dessas premiações são moedas (não, o passe não se paga), e contratos selecionados para jogadores de 3, 4 ou 5 estrelas.

eFootball
Comprei o Ter Stegen com nota maior de drible para descobrir onde isso será útil (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Antes de finalizar minhas dicas sobre campanhas e contratações inteligentes de jogadores, tenho mais algumas dicas. eFootball, por vezes, oferece alguns jogadores Distinguidos na Loja, podendo ser trocados por Pontos eFootball, que podem ser obtidos jogando o modo Liga eFootball. Por vezes, são jogadores com uma boa margem de evolução, como um Modric que vai até 100, obtido nos últimos meses da versão passada. Se você for assinante PlayStation Plus, não deixe de resgatar as 300 moedas gratuitas a cada trimestre.

Mas, se o seu propósito é gastar dinheiro real, também há essa possibilidade. Em comemoração ao lançamento de eFootball 2025, os jogadores podem comprar pacotes in-game com moedas que também incluem versões Épicas de Pep Guardiola como volante e David Villa como atacante. Ambos os pacotes podem ser adquiridos juntos por menos de R$ 22 e ainda trazem outros jogadores Distinguidos de bom nível, que podem contribuir para quem está começando agora – ou simplesmente quer melhorar sua equipe com algo mais certeiro.

eFootball
Guardiola e Villa são boas opções para quem quer gastar no jogo free-to-play (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Mas o grande destaque das aquisições com dinheiro real neste momento são as duas edições Deluxe especiais, que trazem um Messi ou um Neymar Jr Épicos, em momentos de grande destaque da carreira. A versão de Messi pode alcançar 100, e representa seus tempos de Barcelona na temporada 05-06. Já a edição de Neymar traz a versão do brasileiro na Copa de 2014, e pode chegar a 98, ambos sem os incentivos dos treinadores. Os pacotes custam R$ 84,90 para cada, e vêm com 7 jogadores Distinguidos, ou R$ 133,90, com 10 jogadores Distinguidos, além de outros itens in-game.

Se você joga no Xbox ou no PlayStation, e decidir que o melhor caminho é investir dinheiro real, minha dica é comprar os cards na Nuuvem, com desconto, eventuais cupons e ainda parcelar em até 12x no cartão. Os links acima auxiliam o Pizza Fria a continuar crescendo!

Gaste suas moedas com inteligência!

Acima, te expliquei sobre todas as formas de obter Moedas eFootball, por meio das quais você vai conseguir os melhores jogadores do game. Também te dei uma informação importante: um titular hoje pode ser o reserva amanhã, mas nunca o contrário. Dito isso, é importante frisar: não desperdice moedas em jogadores que não vão agregar ao seu time titular.

Calma lá! Isso não significa que você vai acumular muitas moedas e não vai participar mais de sorteios limitados. eFootball tem campanhas semanais, e consequentemente, em cada uma delas, você pode precisar de um time diferente. Há duelos onde você pode usar seleções, ou como disse acima, somente jogadores que atuam em determinados países. Por isso, é importante ter versões diferentes de jogadores, em clubes diferentes, visando sempre ter o time mais forte possível dentro da sua proposta de jogo.

eFootball
Meu time titular para a liga espanhola tem mudanças na defesa (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Minha dica aqui é não gastar moedas, ou contratos selecionados, em jogadores que serão reservas ou pouco aproveitados por você, em qualquer dos times que você vá montar. No começo, você estará se familiarizando com o time e os jogadores, mas é natural essa experimentação. Mas, uma vez que esse caminho já esteja traçado e seu elenco esteja repleto de jogadores especiais, o foco deve ser sempre em campanhas que ofereçam atletas que vão melhorar seu plantel. Eu mesmo ignorei várias das campanhas recentes de eFootball por não oferecerem nenhum craque que transformasse meu time, até que consegui um Ronaldinho Gaúcho que chega a 104 de nota, por exemplo.

A dica final que eu dou nesse tópico é para experimentar os jogadores em campo. Apesar das notas altas, eu não sou tão fã do estilo de jogo de Haaland em eFootball, preferindo um atacante mais técnico e que também arme o jogo. É meu estilo, claro, e o seu pode ser completamente diferente. E isso já aconteceu com outros jogadores com notas altas, e até versões do mesmo jogador. Tenho versões do Mbappé Distinguido que são mais rápidas que outras, mas finalizam pior. É tudo uma questão de análise e conhecer seu elenco e os jogadores.

eFootball
Apesar do 97 (101 com os incentivos do treinador), não acho Haaland não útil para meu estilo de jogo, no contra-ataque rápido (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Evoluindo os jogadores mais rapidamente

Muito bem. Contratamos muitos jogadores Épicos e Distinguidos, mas como fazer evoluí-los rapidamente? Bom, há dois jeitos em eFootball 2025. O primeiro é utilizando itens, obtidos através do Passe de partida, ou cumprindo Missões. Basta selecionar o jogador, ir em Treino de Nível e depois clicar no quadrado, para fazer a seleção automática e usar os itens adequados para evoluir o jogador ao máximo.

No entanto, estes itens são limitados e podem fazer falta em algum momento. A outra forma de se melhorar os jogadores é jogando. Cada partida rende um número específico de EXP para jogadores que ainda podem evoluir, aumentando o nível da carta e, consequentemente, sua pontuação. Isso pode tomar muito tempo se feito da forma convencional, mas há uma forma de pular boas etapas nisso. Basta jogar o modo Minha Liga (não, ainda não temos o popular Master League em eFootball).

eFootball
Jogar Minha Liga com bônus acelera o progresso (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

Através deste modo, que representa uma temporada de um campeonato nacional com o time de sua escolha, você pode trocar pontos obtidos no Minha Liga por itens exclusivos, como um que aumenta o ganho de Pontos de Exp. em quatro vezes por cinco partidas. Esse item custa 9.000 pontos do Minha Liga, e você pode obtê-los simplesmente jogando e cumprindo os objetivos antes de cada rodada. Neste modo, ainda temos como configurar para a IA controlar nosso time, então você pode assumir um modo treinador, ou assumir o controle quando bem desejar.

Por fim, para evoluir o time em eFootball, escolha um treinador que dê bônus para a posição do jogador, mesmo que o time perca um pouco de força. Contra a IA não é preciso ter o time mais forte, mas sim, ser inteligente para poupar seu tempo. Neste momento, estou usando um time com cinco atacantes, pois D. Stojkovic oferece um bônus de 400% nos pontos de experiência ganhos por jogadores de ataque. Há treinadores com bônus para meio-campistas e defensores, então é só ir trocando de acordo com o grupo de jogadores que você quer evoluir, e ser feliz. Atingir o nível máximo de um jogador, dessa forma, leva em torno de 20 partidas.

eFootball
Tá sem freio? 4-1-5 na lata (Imagem: Reprodução/Lucas Soares)

É importante frisar, no entanto, que o bônus não é aplicado se você escalar um jogador de defesa no ataque, mas ele precisa ter sua posição natural como atacante, por exemplo. Além disso, ter várias versões do mesmo jogador pode ser útil, especialmente porque eles podem ser de campeonatos diferentes (eu tenho Messi do Barcelona e do Miami, por exemplo) e podem ser importantes em missões específicas de ligas. Portanto, evoluir jogadores podem facilitar, e muito, sua vida em partidas PvP.

Sobre o eFootball

eFootball é uma reformulação de marca da popular série de jogos PES, da Konami. Essa mudança representou um grande salto, pois a marca evoluiu juntamente com a adição de um novo motor gráfico para jogos de futebol, avanços em jogabilidade e remodelação do título com o modelo “gratuito para jogar” em todos os dispositivos compatíveis. O jogo está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5Xbox Series X|S, Xbox OneAndroidiOS e PC, via Steam e Microsoft Store.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.