ArtigosNintendoPCPlayStationXbox

Saiba como o tipo NAT pode afetar seus jogos online – e como corrigir

*por Kadu Penuela.

Os jogos online dominaram a indústria dos videogames: desde competições de eSports até jogos casuais que se tornam virais entre todo tipo de jogador, as possibilidades que a cooperação ou competição online trazem para os jogadores são inegáveis. E a tecnologia que permite este tipo de jogatina também evolui constantemente: se antigamente nos contentamos com 12 jogadores competindo em um mesmo servidor, hoje temos exemplos de arenas de battle royale com mais de 100 jogadores interagindo simultaneamente.

video games 1557358 1920 tipo nat
Imagem por Anton Porsche do Pixabay

Os desafios por trás do desenvolvimento de um jogo online de qualidade são inúmeros, já que a experiência precisa ser transparente para o jogador. Travamentos, tiros que não são registrados, mortes inesperadas, teletransportes e outros problemas comuns com falhas na conexão estragam a experiência e, em muitos casos, foram os responsáveis pela falência de novos títulos lançados no mercado. É por isso que desenvolvedores investem milhões de reais em novas tecnologias para minimizar a latência e otimizar seus servidores.

Acontece que nossa experiência no fim das contas ainda depende da qualidade da conexão em nosso próprio console ou PC, e um dos maiores problemas enfrentados por jogadores brasileiros está relacionado com o “tipo NAT”. Quer descobrir o que é isso e como otimizar sua conexão para jogos online? Confira nosso guia. Vale destacar que uma das melhores maneiras de garantir um tipo NAT bom para jogos, principalmente dentro de redes sem fio, é através do uso de uma VPN brasileira para criar uma conexão direta entre o dispositivo e os servidores desejados, o que garante um NAT tipo B ideal para jogos.

O que é NAT?

NAT é o nome em inglês para “Network Address Translation”, significando “Tradução de Endereços na Rede”, que é o mecanismo usado pelo roteador ou modem para mapear e direcionar os endereços externos e internos dentro de uma rede, dessa forma, o NAT define como um aparelho como um console de videogames consegue usar sua rede para acessar um servidor externo, de uma rede como a PlayStation Network ou Xbox Live.

A menos que você possua apenas um único dispositivo conectado diretamente ao modem de internet, você obrigatoriamente estará usando algum modo de NAT para usar a internet, seja por Wi-Fi ou conexão cabeada. E aí que encontramos o problema, pois nem todos os tipos de NAT oferecem uma experiência boa para jogos. Em muitos casos, quando o NAT é ruim, o jogo impede seu dispositivo de ser selecionado como host ou até mesmo restringe com quem você será capaz de jogar, aumentando muito o lag nas partidas.

Os tipos de NAT

Não há um padrão para a nomenclatura de tipos NAT, então cada aparelho ou console classifica a qualidade com seu próprio sistema, frequentemente encontramos:

  • NAT Tipo 1/Tipo A/Open (Aberta): representa a conexão totalmente aberta, que permite que qualquer conexão externa seja traduzida para a rede interna, ou seja, o NAT não interfere de forma alguma.
  • NAT Tipo 2/Tipo B/Moderate (Moderada): é o modo mais comum e desejável, onde a maioria das conexões externas são permitidas, mas antes, podem ser bloqueadas ou moduladas por técnicas como UPnP e direcionamento de porta.
  • NAT Tipo 3/Tipo C/Strict (Estrita): é o pior tipo para jogos, streaming e outras interações com servidores, já que não permite qualquer tipo de conexão de entrada comum.

Na prática, o Tipo A aparece quando um aparelho está conectado diretamente ao modem, sem roteador. O Tipo B em redes comuns, com Wi-Fi e roteador doméstico, e o Tipo C quando a rede é configurada incorretamente ou, frequentemente, em sistemas de internet à rádio, pública, compartilhada em condomínios ou usando roteamento de celulares, onde na verdade nossa rede interna (nosso roteador) está dentro de outra rede interna (sinal à rádio/compartilhado) antes de alcançar a internet global. 

Qual NAT devo usar para jogos?

Em um mundo ideal, a melhor NAT seria o Tipo A, mas com o uso de smartphones e Wi-Fi essa opção seria impraticável, e por sorte, o tipo B já é mais do que suficiente para todas as finalidades, permitindo até mesmo que o usuário abra servidores próprios e conecte-se como host em jogos online. Na maioria dos jogos os Tipos A e B são mistos, enquanto jogadores do Tipo C são restritos.

Como descobrir meu tipo NAT? E como melhorar?

Consoles modernos como a linha Xbox 360/One, Nintendo Switch e PlayStation 3/4/5 são capazes de exibir o tipo NAT através do teste de rede encontrado nos ajustes do sistema.

Caso sua conexão possua um tipo NAT ruim para jogos, pode ser necessário usar um servidor de DNS válido, habilitar o recurso UPnP, e abrir portas no roteador, além do uso de uma VPN com servidores locais para reduzir o ping. Agora você já conhece os tipos NAT, recurso que pode alterar totalmente sua experiência com jogos online na rede.

Pizza Fria

    Perfil criado para postagens de textos colaborativos. Quer aparecer no Pizza Fria? Entre em contato conosco!