Cooking Simulator 2 é adiado para março, mas terá prólogo em fevereiro
A Big Cheese Studio anunciou na última quinta-feira, 18, que Cooking Simulator 2, sequência do título de simulação culinária lançado originalmente em 2019, será disponibilizado para PC, via Steam, em março de 2026. Antes disso, o estúdio lançará Cooking Simulator 2: Prologue em fevereiro de 2026, oferecendo aos jogadores um primeiro contato com as novidades do novo jogo.

De acordo com a desenvolvedora, Cooking Simulator 2 contará com mais de 200 ingredientes, 80 receitas, 30 habilidades e vantagens especiais, além de 11 grupos distintos de clientes. O novo capítulo da franquia incluirá modo cooperativo e funcionalidades adicionais, como o sistema Cooking Sense, que busca representar sensações do mundo real, como cheiro e sabor, durante o preparo dos pratos.
O lançamento da versão completa, intitulada Cooking Simulator 2: Better Together, trará ajustes de qualidade de vida e mudanças no sistema de blueprints, que funciona como uma estrutura para organização e execução das receitas. O comportamento dos clientes também será ampliado com novos cenários, enquanto o sistema de montagem dos pratos passará a abranger desde apresentações simples até propostas inspiradas na alta gastronomia.
Outro destaque é a expansão do sistema de pedidos, que passará a contar com uma lista de compras inteligente e automatizada. Essa funcionalidade analisa continuamente o cardápio do restaurante e sugere os ingredientes necessários, auxiliando na gestão de estoque e no controle das operações. O conjunto de habilidades e vantagens também será ampliado, com foco em impactos mais diretos na jogabilidade.
Com a introdução do modo cooperativo, Cooking Simulator 2 apresentará um novo sistema de receitas de próxima geração, permitindo que os jogadores salvem suas próprias criações em cartões detalhados, com instruções passo a passo. Desde novembro, o título vem passando por testes externos, incluindo sessões de perguntas e respostas, playtests e grupos de foco. Novas fases de testes online estão previstas, acompanhadas de ações de marketing com o lançamento do prólogo.
Além da sequência, a Big Cheese Studio informou que segue desenvolvendo a franquia em outras frentes. Cooking Simulator VR: Next-Gen Edition (Enhanced) recebeu um relançamento em 4K e utiliza a Unreal Engine, servindo como base tecnológica para os próximos projetos do estúdio. Também estão em andamento discussões sobre versões de Cooking Simulator 2 para consoles e outras plataformas.

