RuneScape terá microtransações do Treasure Hunter removidas em janeiro de 2026
A Jagex anunciou no dia 12 de novembro que as microtransações do RuneScape presentes no recurso Treasure Hunter serão permanentemente removidas do jogo em 19 de janeiro de 2026, após uma votação da comunidade que registrou mais de 120 mil votos favoráveis à retirada do sistema.
Segundo a empresa, o Treasure Hunter foi introduzido em 2014 como uma atividade diária que concede prêmios como bônus de experiência, itens que aceleram progressão e ouro no jogo. Embora os jogadores recebam chaves gratuitas diariamente, era possível adquirir chaves adicionais com dinheiro real, compondo parte importante do modelo de monetização atual de RuneScape.
Com a remoção do sistema, 225 itens relacionados a ganho direto de XP e habilidades também deixarão de ser vendidos. De acordo com a Jagex, essa medida faz parte de um investimento em um plano de integridade de um ano, que inclui o fim de recursos pagos que impactam progressão e economia do jogo.
Roadmap de integridade será detalhado em janeiro
A Jagex informou que o roadmap buscará abordar aspectos essenciais apontados pela comunidade de RuneScape, como interface, combate, rotinas diárias, experiência inicial e intermediária, identidade visual, entre outros pontos estruturais.
Um programa especial chamado RuneScape Ahead será transmitido no canal oficial do jogo no YouTube em 19 de janeiro, apresentando detalhes do roadmap e os primeiros conteúdos previstos para chegar ao MMO ao longo de 2026.
Em comunicado, o CEO da Jagex, Jon Bellamy, destacou que a data marca o início de uma nova fase para RuneScape, com foco em maior transparência, valor e melhorias de longo prazo.
RuneScape está disponível para PC, via Steam, Android e iOS, com progressão e jogabilidade cruzadas entre plataformas.


