Stronghold: Warlords revela mais detalhes de sua IA
O designer da Firefly Studios, Stephen Richards, e o criador de Stronghold: Warlords, Simon Bradbury, revelaram nesta sexta-feira, 16, quatro grandes melhorias no comportamento da IA encontradas no game. Esta nova entrada na série histórica de estratégia em tempo real dará início a grandes melhorias e refinamentos em como os oponentes controlados pelo computador interagem com o jogador, entre si e com quaisquer senhores da guerra presentes no mapa.
“Basta dizer que a IA não trapaceia mais. Ele não precisa mais de uma ajuda para fornecer a jogabilidade divertida que um jogo Stronghold deve fornecer, permitindo que você atrapalhe sua economia e os imobilize. Sabemos que fizemos nosso trabalho corretamente quando um senhor da guerra coordena um movimento de pinça e os jogadores ficam sentados pensando ‘Isso é o que eu teria feito!'”
Simon Bradbury, designer-chefe da Firefly Studios.
A IA de Stronghold: Warlords
Os comportamentos de IA relacionados ao gerenciamento do castelo, combate e construção da cidade foram completamente renovados para Stronghold: Warlords, além de poderem funcionar com o novo sistema de senhores de guerra. Muito parecido com os arquétipos dos próprios senhores da guerra – como o Boi, o Tigre e o Garça – cada IA inimigo irá aderir a um estilo distinto de jogo sobre um conjunto de comportamentos predeterminados. As decisões tomadas pelos oponentes controlados pelo computador agora serão feitas de acordo com o layout do mapa, o posicionamento tático dos senhores da guerra, os recursos disponíveis, a composição do exército atual e suas prioridades em diferentes estágios de jogo.
Em termos práticos, isso significa menos códigos rígidos, comportamentos previsíveis e mais flexibilidade em como os oponentes de IA podem superar o jogador, mas também como ele lida com a evolução da situação dentro de seu próprio castelo. Independente do jogador, a IA construirá, venderá recursos e treinará seu exército de acordo com a mudança de prioridades ao longo de uma partida. Assim como um jogador humano, a IA ajustará seu foco entre a construção da cidade e o combate RTS, enquanto também batalha com o jogador pelo controle sobre a seleção de senhores da guerra em cada mapa.
Com lançamento agendado para o dia 26 de janeiro de 2021, via Steam, os jogadores podem descobrir mais sobre Stronghold: Warlords visitando o site oficial do jogo.