Sublustrum Remake é anunciado para PC e consoles; jogo é previsto para 2026
A Phantomery Interactive anunciou nesta quarta-feira, 26, que Sublustrum Remake será lançado no outono de 2026 para PC via Steam e consoles. Após quase duas décadas desde o título original de 2008, o estúdio retorna ao projeto que definiu o gênero de aventura psicológica artística, agora reconstruído com tecnologia moderna e novas possibilidades de exploração.
O remake é liderado por Georgy Beloglazov, diretor criativo do jogo original, e promete preservar a atmosfera característica enquanto expande sua proposta com ambientes tridimensionais, mecânicas inéditas e detalhes adicionais de história.
Sobre Sublustrum Remake
Sublustrum Remake acompanha a investigação de um escritor que busca desvendar o desaparecimento de seu irmão cientista e compreender o propósito de um dispositivo misterioso deixado para trás. A busca rapidamente se transforma em uma travessia surreal, levando o protagonista a um espaço liminar entre o real e o onírico, onde memória, imaginação e consciência se entrelaçam.
Arquitetura de sonhos inspirada em estética retrofuturista
O mundo do jogo combina elementos de melancolia vitoriana, arquitetura industrial e retrofuturismo do início do século XX. A proposta visual utiliza referências à fotografia analógica, com grãos e distorções inspirados em lentes antigas, reforçando a sensação de caminhar por um sonho frágil e cinematográfico.
Nesse cenário, a coexistência entre ciência e misticismo molda ambientes em que engrenagens e máquinas são retratadas como extensões da alma humana, ampliando o simbolismo e a atmosfera do jogo.
Som como narrativa e mecânica
Um dos pilares da experiência é o uso do som. Além de compor a ambientação, o áudio desempenha papel fundamental em quebra-cabeças e interações, incorporando ritmos e elementos musicais como parte da jogabilidade. O conhecido dark ambient do título original retorna, agora com maior profundidade para acompanhar a nova dimensão visual.
Um retorno às origens com olhar contemporâneo
Segundo o estúdio, o objetivo é preservar a essência experimental que marcou o primeiro Sublustrum, no qual narrativa, imagem e som formavam uma única experiência sensorial. No remake, a equipe busca aprofundar essa imersão, oferecendo ao jogador a sensação de explorar um espaço consciente, permeado por metáforas, percepções distorcidas e significados ocultos.


