NotíciasPC

Jogo brasileiro Tekoha: A Tale Among The Stars é premiado no Unity for Humanity 2025

A Split Studio anunciou nesta segunda-feira, 5, que o game brasileiro Tekoha: A Tale Among The Stars (intitulado em português como Entre as Estrelas), foi um dos dez projetos selecionados na edição 2025 do programa Unity for Humanity, promovido pela Unity Technologies. A premiação internacional reconhece e financia iniciativas de impacto social desenvolvidas com o motor gráfico Unity. O título foi o único representante da América Latina a integrar a lista deste ano.

Com uma proposta narrativa e estética marcante, Tekoha: A Tale Among The Stars é uma aventura 2D com elementos de RPG e combate por turnos, que acompanha a jornada de duas irmãs indígenas após um evento trágico ocorrido no Pantanal brasileiro. A produção se destaca por sua inspiração na cultura Guarani-Kaiowá e por contar com uma equipe diversa, incluindo profissionais indígenas responsáveis por contribuir diretamente com a construção da narrativa e do visual do jogo.

O projeto teve sua versão alpha financiada por meio da plataforma Catarse em 2023 e está com lançamento previsto para o início de 2026. Já é possível adicioná-lo à lista de desejos na Steam, onde o estúdio planeja compartilhar atualizações regulares com os fãs.

Além do reconhecimento do Unity for Humanity, o game já recebeu apoio de outros fundos de incentivo, fortalecendo o desenvolvimento da versão final. Segundo Jonas Brandão, diretor do projeto, a conquista garante suporte técnico direto da Unity e amplia o alcance da narrativa. “Mais importante: ajuda a levar a história, a voz e a resistência do povo Guarani-Kaiowá para mais pessoas ao redor do mundo”, destacou.

Principais recursos de Tekoha: A Tale Among The Stars:

  • Exploração e combate por turnos em uma jogabilidade 2D que permite desbloquear caminhos e histórias;
  • Animações quadro a quadro feitas à mão, inspiradas nas obras do Studio Ghibli;
  • Narrativa profunda, com elementos espirituais e sociais baseados em conflitos reais;
  • Referência cultural direta às tradições e crenças do povo Guarani-Kaiowá;
  • Trilha sonora original, composta com instrumentos tradicionais brasileiros.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.