Tibia comemora 25 anos e traz efeitos sonoros ao jogo em 2022

A CipSoft anunciou nesta segunda-feira, 10, que Tibia, MMORPG para PC, comemora seus 25 anos e irá receber efeitos sonoros este ano. O clássico game foi lançado em 7 de janeiro de 1997 e segue ativo até hoje, com atualizações regulares e um fluxo constante de novos conteúdos. Isso faz com que Tibia seja um dos jogos online mais antigos que ainda se mantém vivo. No entanto, o game nunca teve tanto sucesso quanto hoje. Nos últimos anos, o jogo quebrou vários recordes de vendas, gerando uma receita total de mais de 1,2 bilhões de reais até o momento.

No Brasil, Tibia ainda conta com milhares de seguidores fiéis e o país se tornou o mercado mais importante para o jogo ao longo do tempo. O estúdio alemão Cipsoft conquistou o coração dos jogadores brasileiros com o seu trabalho aprimorando o jogo e cuidando da comunidade, que é especialmente ativa no país, e também, das interações em constante evolução que surgem entre grupos de jogadores. Só em 2021, o Tibia foi jogado por 185.000 jogadores brasileiros. Neste mesmo ano, também foram adicionados quatro novos servidores, dois deles na América Latina: um na configuração “Optional PvP” Reinobra (SA); e outro “Retro Open PvP” Mudabra (SA).

“Uma história como a de Tibia é rara em nossa indústria. Nosso projeto de hobby se tornou um sucesso duradouro com muitos jogadores dedicados. Estou extremamente grato por fazer parte desta história.”

Stephan Vogler, um dos CEOs e fundadores da CipSoft.

Tibia segue ativo com mais sucesso do que nunca, em parte devido à nossa estreita cooperação com nossa comunidade. Após 25 anos, ainda temos muitas ideias para trazer novos conteúdos para o mundo do game.” 

Ulrich Schlott, CEO e fundador da CipSoft.

Para a CipSoft, há outro motivo para comemorar: a empresa por trás do Tibia foi premiada pelo “Great Place to Work” como uma das melhores empregadoras da Baviera, Alemanha. No futuro, a CipSoft continuará a se concentrar em mundos de jogos online animados e se vê bem posicionada para isso com seu novo processo de incubação:

“Todos os funcionários agora têm a oportunidade de gastar 20 por cento do seu tempo de trabalho na implementação de suas próprias ideias de jogos. Nós também estamos seguindo nossa sugestão da história de sucesso de Tibia: pequenos times que compartilham uma visão comum e têm a maior liberdade possível para implementá-la.”

Stephan Vogler, um dos CEOs e fundadores da CipSoft.

Dados sobre Tibia no Brasil e no mundo

Em comparação histórica, o número de jogadores online atingiu seu pico máximo de 64.028 jogadores simultâneos em 2007 com a CipSoft relatando mais de 250.000 jogadores ativos, ainda em 2020 teve um pico de 41.000 jogadores, o que mostra como o jogo consegue se manter ao longo do tempo.

De acordo com uma pesquisa de 2009 conduzida pela desenvolvedora, os jogadores vieram de uma ampla gama de países, a maior parte vivendo no Brasil (26,56%, aproximadamente 75.000) e na Polônia (24,38%) indicando que a sua popularidade vai durar por muito mais anos. A CipSoft confirmou que, ainda hoje, o Brasil continua sendo o principal pais em número de jogadores ativos do Tibia.

Sobre Tibia

Em 1997, o primeiro servidor público permanente foi configurado para hospedar o Tibia Alpha 1.0. Seus desenvolvedores, quatro estudantes de Ratisbona, na Baviera, inspiraram-se nos jogos de computador MUD para multijogadores e nas possibilidades técnicas oferecidas pelas tecnologias emergentes de Internet. O Tibia difere significativamente de outros conceitos de MMO ao usar regras severas nas partidas: por exemplo, se os personagens morrem, eles perdem uma grande parte da experiência adquirida, e não há level cap. Em agosto de 2016, um usuário bateu todos os recordes e atingiu o nível 999.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.