Xbox Series X|S ganha “FPS Boost” para jogos antigos
A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 17, um recurso chamado “FPS Boost” para os Xbox Series X|S. Na prática, jogos lançados há algum tempo terão taxas de quadros aumentadas sem nenhum trabalho adicional do desenvolvedor, graças ao trabalho da equipe de retrocompatibilidade do Xbox. Ainda segundo a empresa, o recurso pode chegar a quase dobrar as taxas de quadros nos jogos.
A primeira onda de títulos com FPS otimizado inclui:
- Far Cry 4
- New Super Lucky’s Tale
- Sniper Elite 4
- UFC 4
- Watch Dogs 2
Isto é apenas o começo. Anunciaremos e lançaremos mais títulos com FPS Boost em breve, bem como lançaremos novos ícones de menu e configurações do sistema em uma próxima atualização. A partir de março, você poderá ir para a seção “Gerenciar jogo” para qualquer título, onde será apresentado um novo botão “Opções de compatibilidade”, que permitirá que você ligue ou desligue o FPS Boost (bem como Auto HDR) . Haverá também um novo indicador informando quando um jogo está sendo executado com FPS Boost sempre que você pressionar o botão Xbox em seu controle. Você decide como deseja jogar seus jogos favoritos, seja em sua forma original ou com FPS Boost.
Os novos Xbox
Xbox Series X
Em junho de 2020, a Microsoft publicou detalhes sobre o Xbox Series X. O processador do console é feito sob medida e no patamar das últimas arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD, fabricante do chip, prometendo mais de 12 TFLOPs da GPU. Dessa maneira, a capacidade de processamento equivale a ter pelo menos quatro Xbox One X somados.
A largura da banda de memória também deve ser a mais alta de qualquer console até hoje. Serão 16 GB de memória GDDR6. Com o propósito de manter o processador alimentado e sem engasgos, 10GB serão otimizados para a GPU a uma taxa de 560 GB/s.
A potência bruta é para manter desempenho gráfico constante e entregar jogos em resoluções 4K nativas em até 120 quadros por segundo. Seu kit de desenvolvimento compartilha as mesmas ferramentas com o “irmão menor”.
Xbox Series S
Já o Xbox Series S tem quatro vezes o poder de processamento de um console Xbox One e é capaz de rodar 120 quadros por segundo e de renderizar raytracing. O Xbox Series S tem como armazenamento um SSD feito sob medida para a arquitetura Xbox Velocity, reduzindo tempos de carregamento.
Fora a ausência de leitor no Xbox Series S, a principal diferença entre os novos Xbox é a resolução, sendo que o Xbox Series S foi feito para jogadores que não exigem uma TV 4K e preferem uma taxa de quadros estável. O console atinge 1440p a 60 quadros por segundo, possivelmente até 120.