NotíciasPCPeriféricos e Hardware

AMD lança novos processadores Ryzen 3000XT

A AMD anunciou nesta terça-feira, 16, três novas adições à família de processadores de PC Desktop AMD Ryzen de terceira geração. São eles: AMD Ryzen 9 3900XT, AMD Ryzen 7 3800XT e AMD Ryzen 5 3600XT. Apresentando a marca XT pela primeira vez na família de processadores Ryzen, os novos processadores de desktop AMD Ryzen 3000XT foram elaborados cuidadosamente para maximizar o desempenho em qualquer carga de trabalho, sendo otimizados com frequências de impulso mais altas para oferecer desempenho de nível elite que domina a criação de jogos e conteúdo.

Hoje também marca a disponibilidade mundial do chipset AMD B550, o primeiro chipset convencional com suporte para PCIe 4.0. Disponível em várias placa-mãe, o chipset AMD B550 é perfeito para desempenho de alta velocidade tanto em jogos quanto em multitarefa. Além disso, a AMD anunciou o chipset A520 para os processadores de desktop soquete AM4 e AMD Ryzen de terceira geração, com mais de 40 projetos em desenvolvimento.

“Na AMD, estamos comprometidos em ouvir atentamente nossos clientes e a comunidade entusiasta para fornecer produtos de liderança. Com os processadores AMD Ryzen 3000XT, estamos fazendo otimizações adicionais no processo de fabricação de 7nm para oferecer desempenho de thread único, líder do setor e mais opções e flexibilidade para os entusiastas.” 

Saeid Moshkelani, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de clientes.

Processadores 3000XT Series

Com base no legado estabelecido pela família de processadores de 3ª geração, os processadores da série 3000XT elevam a arquitetura “Zen 2” de classe mundial com uma tecnologia de processo de fabricação de 7nm otimizada para oferecer maior frequência de impulso e maior desempenho nos mesmos TDPs de suas contrapartes.

Sendo assim, o AMD Ryzen 9 3900XT oferece:

  • Aumento de até 4% no desempenho de single-threaded em relação aos processadores para desktop
  • Até 40% mais eficiência de energia que a concorrência
amd ryzen
Imagem: Divulgação.

Soluções Térmicas da AMD

Os processadores de caixa de varejo AMD Ryzen 5 3600XT incluem um cooler Wraith Spire. Portanto, os processadores AMD Ryzen 9 3900XT, AMD Ryzen 7 3800XT e Ryzen 5 3600XT apresentam especificações personalizadas projetadas para entusiastas que escolhem regularmente o resfriamento para obter o melhor desempenho possível. Sendo assim, como resultado, a AMD recomenda o uso de uma solução AIO com um radiador mínimo de 280 mm ou um resfriamento a ar equivalente para experimentar o melhor desses produtos.

Ofertas ampliadas da plataforma AM4

O chipset A520 para o soquete AM4 é a nova adição à família de chipsets AMD, fornecendo uma plataforma otimizada para satisfazer todos os usuários. No entanto, essas placas-mãe oferecem desempenho essencial para os processadores AMD Ryzen de terceira geração e além. Além disso, os processadores 3000XT Series também vêm com suporte de plataforma imbatível, compatível com todas as placas-mãe equipadas com um BIOS compatível com Ryzen 3000, incluindo o suporte do dia um em todas as famílias de chipsets da série 500.

AMD StoreMI

Outro projeto da marca, a tecnologia AMD StoreMI foi reinventada para 2020 em diante, com uma interface totalmente nova e novos recursos. Portanto, os destaques da versão 2.0 incluem um novo algoritmo de aceleração baseado em cache que aprimora a integridade dos dados e prioriza os dados mais usados, acelerando o tempo de inicialização em até 31% e diminuindo o tempo de carregamento do jogo em até 13% em comparação com apenas um HDD. Assim, o AMD StoreMI é ideal para atingir a velocidade no nível de SSD com capacidade no nível de HDD.

amd ryzen
Imagem: Divulgação.

Disponibilidade

Por fim, espera-se que os processadores estejam disponíveis nos principais varejistas e etailers do mundo a partir de 7 de julho de 2020. Já as placas-mãe AMD A520 devem estar disponíveis nos principais varejistas e etailers a partir de agosto de 2020 a partir de parceiros.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.