Eden Survivors | Preview
Eden Survivors é um bullet hell, com elementos roguelike, desenvolvido e publicado pela Aeternum Game Studios S.L. Nele, tomamos controle de uma série de mechas enquanto lutamos para defender uma cidade dos ataques incansáveis de uma série de monstros gigantes. Bom, ao menos é o que tentamos, mas admito que acabei derrubando muito mais prédios do que salvando. É a vida.
E aí, será que o jogo promete? É o que veremos agora, em mais uma preview do Pizza Fria!
Amamos robôs gigantes (até hoje)
Alegrai-vos, o leitores e leitoras desse que pode ser chamado de sítio mais totalmente excelente das internets. Duas coisas incríveis aconteceram neste momento, e vocês nem perceberam. Primeiro, estou aqui para comentar sobre mais um joguinho que, acreditem só, andei jogando. Segundo, que ele envolve os bons e velhos robôs gigantes. Que maravilha!
Eden Survivors, baseado no agradável Eden Genesis lançado alguns meses atrás, lança o jogador no meio de uma guerra contra uma série de alienígenas, e outras coisas tão agradáveis quando, que estão a fim de destruir nossa cidade. Contudo, acredito que nossas armas de grosso calibre, e o monte de explosões que as acompanham, podem acabar sendo muito mais destrutivos do que os bichões do espaço.
O título bebe muito da fonte de outros bullet hells auto shooters do gênero, como meu amado Vampire Survivors por exemplo. Contudo, acredito que ele ainda tenha personalidade o suficiente para poder se destacar e, durante seu desenvolvimento, merecer um olhar carinhoso e esperançoso do jogador. Sigam comigo, e conto para vocês o porque disso.
A jogabilidade de Eden Survivors se baseia em sobrevivência, sendo que o jogador começa fraquinho e precisa ir matando inimigos pelo mapa para subir de nível. Cada level up garante novas habilidades que nos fortalecem, e dão acesso à novas estratégias e ferramentas como robôs para nos acompanhar, ataques aéreos automáticos, dano de fogo, plasma, veneno, e por aí vai. Cada mecha possui uma quantidade própria de melhorias de certo tipo que pode ter ao mesmo tempo, e isso conta muito no momento de definirmos nossa estratégia;
Por exemplo, eu favoreci jogar com uma personagem que possuía uma espadona, batendo rápido e de perto. Coloquei todas minhas habilidades para auxiliar meus escudos e dano em área, e saía dando avanços e cortando tudo que via pela frente. Isso era bom, mas também significava ficar um tempo sem bater enquanto recuperava minha energia e defesas. Saber como gerenciar isso, inclusive a hora de bater e correr, é essencial para o sucesso.
As fases de Eden Survivors são bem grandes, e contam com alguns objetivos para corrermos atrás. O primeiro, mais imediato, tem a ver com os chefes que enfrentamos de tantos em tantos minutos. Geralmente, a cada cinco. Fora isso, temos uma série de ninhos alienígenas e torres para dominar e destruir, cada uma com seus próprios objetivos.
Além disso, cada mecha de Eden Survivors possui sua própria árvore de habilidades permanentes, que podem ser adquiridas entre uma run e outra. Seguindo a cartilha do rogue, perdemos tudo ao morrer e vamos nos fortalecendo após cada tentativa. Contudo, até onde joguei, os recursos são únicos para cada personagem, o que incentiva o jogador à variar quando possível.
Um único ponto que achei um pouco enjoado é relativo à velocidade de movimento padrão do personagem, principalmente quando ainda não podemos comprar muitas melhorias. Senti que eles andam muito devagar, o que atrapalha um pouco nas primeiras tentativas e, no geral, faz com que a ação seja muito menos frenética do que poderia.
E a ação, de fato, tem potencial para ficar bem divertida. Sair tretando no meio dos prédios é muito legal, e a sensação de estar quebrando com todo é muito gratificante. Isso, acredito, pode ser ainda mais refinado com mais opções de construções, inimigos e outras coisas mais enquanto o jogo passa por suas fases de desenvolvimento e amadurecimento.
Os visuais de Eden Survivors são bem legais, com dois pés no cyber e bem dentro do que Eden Genesis propunha. Não tive muitos problemas técnicos, e tudo andou dentro do que esperava para um acesso antecipado. Contudo, sinto que a trilha sonora pode ser um pouco melhorada, pois é muito parada e lenta para jogos desse estilo.
O que esperar de Eden Survivors?
No mais, gostei do que vi do jogo até então. Eu curto bastante o estilo, e também acho que ele traz ideias interessantes consigo que, conforme lapidadas, podem resultar em um produto bem legal. Se bullet hell for seu estilo, vale a pena dar uma conferida na trajetória dessa belezinha. Pode ser que acabe nos trazendo belos resultados. Eden Survivors chega em acesso antecipado para PC, via Steam, nesta terça-feira, 10 de dezembro.
*Preview elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela Aeternum Game Studios S.L
.