AnálisesPCSlide

Have a Nice Death | Preview

Have a Nice Death é um rogue-like de ação em 2D em desenvolvimento para PC. No título, controlamos a morte em sua jornada para colocar ordem em sua organização, pois, recentemente ouve um desequilíbrio de almas pelo alto número de mortes ocorrendo no mundo. Assim, com o caos reinando no submundo, ela precisa explorar diversos departamentos para destruir almas rebeldes e colocar ordem em seus funcionários fora de controle.

O game teve o seu primeiro trailer revelado durante o The Game Awards 2021. Logo na sua primeira aparição, Have a Nice Death conseguiu me cativar com a sua jogabilidade rápida e fluida e, em simultâneo, com o seu estilo artístico único. Pois, temos aqui um aspecto sombrio e cartunesco, que consegue chamar a atenção e intrigar com a sua forma única de obscuridade logo de cara. Mesmo não sendo o maior fã de jogos rogue-like, decidi dar uma chance para Have a Nice Death, pois todos os elementos mostrados haviam me agradado bastante.

Assim sendo, no dia 8 de março, Have a Nice Death foi lançado em acesso antecipado na Steam. A desenvolvedora também promete que o título em breve receberá novas atualizações e novidades, entretanto, será que o jogo, mesmo em seu estado inicial, já consegue se mostrar um título promissor e merece atenção? Confira agora em mais um preview do Pizza Fria!

O submundo fora de controle

Have a Nice Death começa com uma cinemática contando um pouco sobre a protagonista Morte, e o seu principal trabalho de manter o submundo sobre controle. Para isto, ela possui vários funcionários que organizam o local residente de almas em grandes departamentos. Entretanto, com o grande número de almas chegando ao local, os departamentos desta empresa começaram a ficar fora de controle.

Portanto, temos espíritos vagando livremente por várias salas do submundo, funcionários se rebelando e até mesmo alguns que simplesmente decidiram abandonar as suas funções por pura preguiça. E, mesmo estando com uma força de vontade quase nula, a Morte decide resolver as coisas por si mesmo e ir aos vários departamentos de sua empresa resolver os problemas em questão.

Have a Nice Death
No game, iremos explorar vários departamentos da empresa Death, INC (Imagem: Reprodução)

Basicamente, está é a história de Have a Nice Death. O game trabalha com um storytelling conceitual, em que temos apenas uma justificativa para as ações da protagonista. Entretanto, podemos aprender um pouco mais do mundo no qual estamos inseridos ao lermos diversos documentos que ficarão disponíveis após encontrarmos certos personagens e inimigos. Logo, sempre que encontrarmos estes personagens, um arquivo ficará disponível no menu e podemos aprender mais sobre o espírito em questão. Essa foi uma excelente ideia para expandir a história e, ao mesmo tempo, não tirar o foco dos jogadores que querem apenas focar no gameplay.

Funcionários carismáticos, comerciantes desbalanceados

Ao explorarmos os departamentos de Have a Nice Death, iremos nos deparar com vários personagens carismáticos. O que mais se destaca é a assistente com cabeça de abóbora, Pump Quinn, que conta para a protagonista as últimas fofocas do escritório. As interações que temos com ela são sempre bem interessantes e engraçadas, sendo que ela estará quase sempre ali para tentar nos motivar quando morrermos e começarmos o cenário do início. Além disso, durante a nossa jornada também encontramos outros funcionários que funcionam como vendedores e nos oferecerão itens em troca almas.

Estes comerciantes vendem diversas categorias de itens, habilidades e armas para avançarmos pelos cenários. Entretanto, este sistema de comércio ainda não funciona muito bem em Have a Nice Death. Pois, para conseguirmos almas para realizarmos estas compras, é preciso um tempo exageradamente grande de farming. Logo, mesmo que consigamos comprar alguma skill, a diferença no dano e no poder da protagonista acaba não sendo alto o suficiente para justificar o tempo gasto no farm.

Have a Nice Death
O sistema de comércio do game é desbalanceado (Imagem: Reprodução)

Have a Nice Death até oferece uma forma de obtermos descontos, cumprindo determinados desafios, entretanto, isto não é o suficiente para o esforço valer a pena. Assim, fica evidente que é preciso uma reformulação neste sistema, adicionando melhores recompensas ou ser feito um rebalanceamento no custo das habilidades.

Falando em comerciantes, durante a nossa jornada também encontraremos um personagem que irá nos oferecer um bônus. Esta vantagem vária bastante, sendo que algumas delas permitem que a protagonista ganhe mais vida, mana ou até mesmo que inflija dano extra envolvendo sangramento nos inimigos. Sempre que nos depararmos com este personagem podemos escolher uma vantagem, sendo que é preciso escolher a que mais se encaixa no estilo de jogo escolhido pelo jogador.

Um combate fluído e difícil de dominar

O combate em Have a Nice Death funciona no melhor estilo hack ‘n slash. Avançamos por cenários 2D executando ataques rápidos com a nossa foice, sendo que a protagonista também consegue executar ataques no ar e até mesmo atirar projéteis. Cada golpe especial irá drenar mana, sendo que para enchermos esta barra, é preciso encontrarmos itens pelos cenários ou comprar com os comerciantes.

Além disso, a personagem possui um ataque especial, que executa um ataque em área que atinge vários inimigos em simultâneo. No geral, o combate de Have a Nice Death é fácil de entender, mas difícil de dominar. Pois em vários confrontos teremos que executar os ataques no tempo certo e logo em seguida desviar dos golpes dos inimigos, evitando assim o dano. Logo, embora seja um sistema simples, pegar o jeito do timing acaba sendo uma tarefa mais desafiadora.

Have a Nice Death
O combate do game é fluido e divertido (Imagem: Divulgação)

Builds que poderiam ser mais variadas

Em Have a Nice Death podemos fazer uma boa quantidade de builds. Durante nossa jornada avançaremos sala por sala lutando contra os inimigos e de tempos em tempos, poderemos ir para salas com armas. Logo, neste local poderemos escolher entre algumas armas, como espadas duplas, martelos e mais. Entretanto, mesmo com estes novos equipamentos, a jogabilidade acaba não sendo tão diversificada.

Isso acontece pois estaremos sempre executando os mesmos comandos e atacando os inimigos da mesma maneira, sendo que não é perceptível uma grande diferença em relação ao dano que atinge os inimigos. Logo, durante a minha gameplay, não foi estimulante ir atrás de novas armas, porque elas não iriam mudar muito a jogabilidade e nem me dar uma vantagem ao confrontar os inimigos.

Cenários pouco diversificados, porém chefes interessantes

Have a Nice Death é um rogue-like e este acaba sendo o ponto mais fraco do game. Pois, cada vez que morrermos, os cenários irão resetar e devemos começar novamente do início. Entretanto, o game acaba não apresentando uma grande variação nos ambientes que visitaremos no game. Como foi dito anteriormente, no título exploraremos vários departamentos. Entretanto, cada um deles possui a aparência comum e cinza do game, normalmente com alguns quadros nas paredes, colunas, pilhas gigantescas de documentos… e claro, as plataformas onde estaremos pulando e avançando pelo cenário.

Logo, ao final de cada fase, entraremos em um elevador e escolheremos o próximo local que iremos, sendo que ao chegarmos no último departamento, enfrentaremos um chefe principal. Durante o trajeto, também é possível nos depararmos com chefes opcionais, entretanto, eles não são tão frequentes infelizmente.

Have a Nice Death
Os chefes são um grande destaque em Have a Nice Death (Imagem: Divulgação)

Cada chefe no game possui um visual único e até mesmo uma motivação interessante. Para exemplificar, o primeiro boss que enfrentamos no game é um segurança com preguiça de exercer a sua função. Após o derrotamos, ele voltará a executar o seu trabalho. Cada um destes inimigos possuirá ataques únicos e exigirá que o jogador possua um grande domínio das habilidades da protagonista, sendo que não importa tanto a build que foi montada, pois, como foi dito anteriormente, não existe uma grande variação ou vantagem neste aspecto.

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos de Have a Nice Death possuem um aspecto bem cartunesco. Entretanto, o elemento que mais se destaca é a arte dos ambientes e personagens que encontraremos durante a nossa jornada. O jogo consegue construir muito bem uma atmosfera obscura, ao fazer o uso de ambientes escuros e com objetos que deixam sempre em destaque está obscuridade. Por exemplo, é comum termos várias caveiras pelos departamentos, sendo que até mesmo alguns objetos, como lâmpadas, possuem o formato de uma caveira.

Have a Nice Death
A arte do jogo é excelente e consegue transmitir uma atmosfera obscura (Imagem: Reprodução)

Em relação à trilha sonora, este aspecto pode ser melhor trabalhado. No momento, são poucos faixas no game, sendo que as que mais se destacam são as de exploração, uma música mais calma e a de combate, sendo está uma trilha mais voltada para a agitação. Entretanto, mesmo sendo boas trilhas, elas logo se tornam repetitivas e até mesmo cansativas, principalmente quando chegamos a um trecho que é preciso repetir várias vezes o mesmo segmento.

Desempenho

Minha experiência foi no PC, equipado com uma GTX 1650. O game é leve e não apresentou nenhum problema envolvendo travamentos ou quedas de quadros. Porém, tive grandes problemas envolvendo bugs. A protagonista entrando em objetos, inimigos com a inteligência artificial desligada, o elevador que deveria levar para um novo cenário simplesmente não aparecia e até mesmo uma situação de loading sem fim. Estes problemas foram mais frequentes do que deveriam, mesmo para um jogo em acesso antecipado, e em determinados segmentos comprometeram a jornada.

O que esperar de Have a Nice Death?

Have a Nice Death é um excelente hack ‘n slash e jogo de plataforma, mas que acaba deixando a desejar em seus elementos rogue-like. O game possui pouca variedade de cenários e acaba não oferecendo aos jogadores um bom sistema de progressão.

Entretanto, o combate do título é excelente e satisfatório, o que acaba deixando a jornada divertida. O mesmo pode ser dito sobre os chefes principais do título, cada um deles é único e oferece um confronto desafiador para os jogadores. Embora Have a Nice Death ainda tenha vários aspectos para melhorar, a desenvolvedora afirma que está ouvindo o feedback dos fãs, logo, é esperado que durante o período de acesso antecipado, o jogo receba atualizações que melhorem grande parte dos problemas do game.

Have a Nice Death foi desenvolvido pela Magic Design Studios e lançado em acesso antecipado no dia 8 de março de 2022 para PC, via Steam.

*Preview elaborado em uma Geforce GTX, com código fornecido pela Gearbox Publishing.

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.