Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key | Review
Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é um JRPG, focado na boa e velha alquimia, desenvolvido e publicado pela KOEI TECMO. Continuando as aventuras de nossa amiga Ryza, o jogo nos mostra porque alegria de pobre dura pouco, e que uma heroína jamais consegue tirar nem um dia de férias sequer, mesmo nos verões. Que vida tirana.
E aí, será que vale a pena aplicar nosso tempo cada vez mais finito nesse planeta nesta empreitada? Pois é o que veremos agora, em mais uma análise antecipada e aconchegante do Pizza Fria!
Sempre na correria
Já dizia a sabedoria popular, caros leitores e leitoras. Alegria de pobre, quando há, dura pouco. Sejam eles reais ou virtuais, ao que parece. Provar essa sentença é fácil. No mundo de carne e osso, basta ver quantas vezes ficamos felizes e animados com algo para, rapidinho, alguma calamidade ocorrer e jogar um balde de água fria em nossa cara. E, no virtual, podemos pegar como exemplo o que ocorre em Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key.
Ah, a série Ryza. Admito não ter um conhecimento grande da saga, que vai além dos títulos de nossa heroína do momento. Em verdade, meu primeiro contato com a familia Atelier foi quando fiz a review do agradável Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream. Título que, aliás, achei bem divertido e recomendo. Mas, voltemos ao nosso foco.
A grande sacada de Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key, bem como de sua série irmã, é o maior enfoque no uso da alquimia para criação de todo tipo de engenhoca, indo de armas até itens, componentes e ferramentas que nos permitam interagir com o mundo de uma forma mais eficiente, seja na hora de coletar recursos ou cruzar empecilhos que surjam pelo caminho.
Comecemos, como sempre, pela história. Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key continua com as aventuras de Ryza, protagonista dos dois títulos anteriores, e sua trupe. Uma coisa que achei legal foi a inclusão de duas recapitulações para situar os novatos, algo essencial para podermos aproveitar mais o crescimento de cada personagem ao longo de sua jornada.
Nossa querida protagonista vivia plena e tranquila em sua vila costal, quando uma série de ilhas simplesmente surgem no oceano. Matando todos de susto, e suponho, curiosidade. Como algo assim pode ocorrer do nada? E logo nas férias de verão! Que absurdo. Temendo haver algo nefasto por trás do acontecimento, Ryza se une a velhos e novos amigos em busca da verdade sobre as origens daquela ilha e seus elos, aparentemente, com o início da alquimia.
Além disso, também por um acaso vejam bem, nossa amiga descobre que possui a habilidade de criar chaves com seus poderes alquímicos, que podem ser utilizadas tanto na exploração, quanto na síntese de novos itens e no combate. Buscar entender como tudo isso se conecta, e qual o papel de Ryza nesse rolê, é o que motiva boa parte da trama.
Além disso, Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key se propõe a explorar as relações entre os personagens, e como os já conhecidos vieram evoluindo e amadurecendo desde os títulos anteriores. Conversar com alguns deles leva a momentos de lembranças dos velhos tempos, de como se sentiam à época e de como veem tudo com um olhar mais maduro. Achei isso bem legal, e é um bom aceno aqueles que vem acompanhando essa turminha desde o começo.
O ciclo de jogo de Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key se divide, à grosso modo, na exploração dos cenários em busca de onde prosseguir a história, em coletar ingredientes para alquimia, sintetizar os próprios em um monte de coisas incríveis e sair dando cajadadas na oposição, muitas vezes para também obter itens para alquimia. Essa é nossa vida agora.
Devo dizer que toda dança para podermos realizar nosso trabalho alquímico até que ficou bem legal. O sistema ficou bem mais simples, principalmente comparado ao que vi em Sophie, consistindo apenas em colocar os ingredientes adequados, na quantidade adequada, nos locais específicos em uma “árvore” de criação. Aumentos nos atributos de qualidade abrem novos galhos nessa árvore, podendo levar até de um aumento e mudança nos atributos de determinado item até mudar completamente o que estamos criando.
O sistema todo é bem intuitivo e simples, e realmente temos muita liberdade na hora de criar. Contanto que saibamos a receita, aprendida em uma árvore de habilidades, podemos misturar os ingredientes até conseguirmos um item com a cara que desejamos. Suponha que vamos criar uma espada. Uma mesma barra de ferro, também criada por nós, possui uma série de atributos e efeitos particulares. Esses podem ser passados, através da barra de ferro de ingrediente, para a arma que estamos criando, possibilitando que montemos equipamentos e outros itens do tipo com um desempenho específico para o que estamos precisando. Seja aumentando a vida, força, dando dano de fogo. Enfim, se queremos, possivelmente há como fazer.
Coletar ingredientes, portanto, é essencial. E eles estão em todos os lugares, seja no chão, na água ou no ar. Ou nos monstros, também. Me perdi por horas correndo de um lado para o outro coletando, o que é facilitado pelo fato do jogo ter pouquíssimo tempo de carregamento. Mesmo no modo portátil, o que me surpreendeu. Uma pena que o limite inicial de ingredientes que podemos carregar antes de voltar para nosso atelier, onde fazemos a mágica acontecer, seja de apenas 300 itens. Isso pode ser aumentado ao longo da árvore de habilidades de Ryza, mas demora um pouco para chegar lá.
O combate de Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key segue aquele velho esquema de cada um bater em seu turno, assim que uma barrinha se preenche, com o diferencial de ser bem mais dinâmico e com um grande enfoque no uso de habilidades em conjunto com as chaves e assistências de personagens, dentro e fora do trio que está no meio da confusão.
Começando pelas habilidades, elas podem ser usadas mediante o gasto de AP, que é acumulado conforme nós ou nossos aliados (que podemos controlar individualmente) acerta algum inimigo. Além disso, ganhamos uma boa quantidade deles defendendo de ataques utilizando o comando de guard. Determinadas sequências de golpes criam oportunidades para nossos colegas soltarem um golpe especial, que aumenta bem o dano infligido em nosso pobre alvo. Tudo é muito rápido e colorido, sendo bem suave aos olhos e um deleite de observar.
Também temos CC, pontos utilizados para usar itens (que não se gastam, como vemos normalmente) ou utilizar habilidades de chaves. Elas vão de utilizar uma chave vazia para criar outra com base no inimigo em que a utilizamos, ou usar uma de nosso chaveiro para conceder uma série de bônus únicos a cada uma delas. É um sistema adicional muito útil e interessante, pois além de garantir um extra na hora da pancadaria também nos fornece as chaves necessárias para acessar certos baús e locais dos mapas.
O único negativo é que controlamos apenas um herói por vez, seja Ryza ou outros dois que levamos conosco, e a inteligência artificial de nossos camaradas não é lá essas coisas. É comum estar todo empolgado batendo em algum monstrinho aleatório e, ao olhar para as barras de vida, perceber que somos os únicos de pé e os outros dois inimigos estão cuspindo fogo em nossas ventas.
A soma das partes de Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é muito positiva, no fim das contas. Além do ciclo de jogo da busca por reagentes e criação das mais variadas bugigangas, o combate também entrega o que promete, apesar de algumas arestas menos acertadas. Contudo, essa rotina pode ser um pouco enfadonha para alguns. Mas não foi o caso, em minha experiência.
Sons e Visuais
Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key entrega visuais muito charmosos, no estilo anime, que enchem os olhos e agradam demais. Os personagens são bem animados, de suas expressões faciais até seus vários movimentos, e os cenários são bonitos e cheios de vida. Além disso, detalhes como caras e bocas que heróis e vilões fazem na hora do combate ajudam a criar um jogo cheio de personalidade. Gostei demais.
A trilha sonora também é boa, com músicas leves e gostosas de ouvir. Seja em momentos de brincadeira ou confusão, pode contar que algo bom estará tocando. A sonoplastia e as vozes também estão de parabéns, entregando um trabalho bem feito e competente. O aspecto audiovisual do título, tal qual em Sophie, é um de seus pontos fortes.
Vale a pena comprar Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key?
É chegada a hora, alquimistas do meu coração. Será que Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key vale nosso tempo cada vez mais curto e dinheiro cada vez mais sumido? Vamos recapitular, e adicionar algumas coisinhas, para tentarmos chegar em um consenso. Vamos lá, o jogo tem um ciclo muito legal de busca de ingredientes e síntese, feita através de um processo bem arrojado e fácil de usar.
É muito divertido criar um item do jeito que queremos, e a facilidade de fazê-lo ajuda muito a diminuir qualquer frustração que pudéssemos ter. Além disso, o título conta com outras coisinhas boas para passarmos nosso tempo, que não falarei aqui. Parte da diversão está na surpresa, não é mesmo?
Além disso, Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é um deleite aos olhos e aos ouvidos, com personagens vivos e cenários muito bons de se explorar e conhecer. O combate também é muito divertido, com golpes bonitos de assistir e um sistema bem dinâmico, garantindo com que nenhuma luta caia no marasmo de segurar o dedo no botão de atacar e largar a treta rolando.
Pelo nado negativo, ficar vigiando os companheiros de batalha é um pouco enjoado, visto que uma mistura de I.A meio zoada com o esquema de combate focado em um inimigo é propenso a gerar frustrações. Uma outra coisa que não citei, quanto a exploração, é que o processo de abrir o mapa da área que estamos e desnecessariamente longo, e nem assim dá toda informação necessária. Mas, salvo isso, não há muito o que dizer.
Ao fim e ao cabo, alquimistas de aço, Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key se apresentou um jogo muito divertido e mais uma entrada de sucesso para família Atelier. Uma história boa, um ciclo de jogo divertido focado em alquimia, visuais maravilhosos e um combate agradável facilitam minha vida na hora de dar meu veredito aqui. Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key é um JRPG de qualidade e estilo, sendo uma boa pedida para todos os apreciadores do gênero. Recomendo fortemente.
Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key será lançado em formato digital para PC, via Steam, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch na próxima sexta-feira, 24.
*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela Koei Tecmo.
Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key
+ R$ 299,00Prós
- Alquimia é um deleite
- Visuais muito bonitos, com personagens bem animados
- Sistema de combate divertido
- Muita coisa para se fazer, seja explorando, lutando ou sintetizando coisas em nosso caldeirão
- Carregamento rápido de telas, mapas e afins
Contras
- Pode ser um pouco repetitivo quando precisamos de coletar muito material
- Inteligência artificial dos personagens em combate deixa que morram com facilidade
- Sem legendas em PT-BR