NotíciasNintendoPCPlayStationXbox

Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land revela novidades de gameplay

KOEI TECMO America e a Gust divulgaram na última segunda-feira, 18, novos detalhes de gameplay de Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land, que chega no dia 21 de março de 2025 para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, PC, via Steam, e, pela primeira vez na franquia, Xbox Series X|S e Xbox One. Veja o novo vídeo!

O jogo acompanha Yumia Liessfeldt e seus companheiros em uma jornada para desvendar os mistérios por trás de uma catástrofe que devastou o continente de Aladiss, levando à proibição da alquimia. Pelo caminho, eles encontrarão personagens enigmáticos, como um Nobre de Capa Preta, um Lobisomem Monocular, uma Bruxa de Olho de Ovelha e um Guerreiro Alado de Dragão.

O sistema de síntese característico da franquia retorna em uma nova forma, utilizando o “mana” para criar itens úteis em combate e exploração. A mecânica de “Resonance Synthesis” permitirá que os jogadores aumentem a potência de seus itens, manipulando ingredientes que ressoam entre si dentro do “Alchemy Core”. A força da ressonância será influenciada pela qualidade dos materiais utilizados.

O combate também foi reformulado para incluir batalhas em tempo real com jogabilidade intuitiva. As habilidades disponíveis variam de acordo com a proximidade dos personagens ao inimigo, e os jogadores poderão mover ou alternar os membros da equipe a qualquer momento. Combos especiais, chamados “Friend Actions”, podem ser ativados sob certas condições, enquanto a “Mana Surge” permitirá ações exclusivas em batalha. Cada personagem terá um movimento especial chamado “Maximize Mana Surge”, capaz de causar dano significativo.

Explorando o vasto mundo aberto de Aladiss, os jogadores poderão construir suas próprias bases utilizando o novo recurso “Building”. Será possível decorar o ateliê com diversas opções de paredes, pisos, móveis e muito mais, ou escolher um modelo pré-definido. Bases com maior “nível de conforto” oferecerão benefícios, como o aprimoramento das habilidades de Yumia e seus amigos.

Além disso, os jogadores poderão montar acampamentos durante a exploração, onde será possível cozinhar para obter vantagens em combate e na exploração, ou descansar. Eventos específicos de personagem podem ocorrer nos acampamentos, aprofundando as histórias de Yumia e seus aliados.

Sobre Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land

Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land se passa em um mundo onde a alquimia se tornou um tabu e é considerada má. A história acompanha Yumia Liessfeldt e seus companheiros em uma jornada para descobrir a verdade por trás da queda do Império Aladissian – uma civilização que outrora prosperou com a alquimia – e as memórias de sua história perdida. A aventura de Yumia a levará através de um continente arruinado, onde, apesar das incertezas em confrontar seu passado, ela precisará traçar seu próprio caminho para desvendar os mistérios do cataclismo que destruiu Aladiss.

Os jogadores acompanharão Yumia, uma jovem alquimista que perdeu a mãe em um acidente quando era pequena, na busca pela arte proibida da alquimia e pelos verdadeiros intentos de sua mãe, que ocultou sua identidade como alquimista. Ao longo da jornada, Yumia se junta à Aladiss Research Team, encontrando Vikto von Duerer, sua irmã mais nova Isla von Duerer e outros personagens, incluindo uma mulher misteriosa, um tímido demi-humano e um ex-aventureiro com experiências marcantes.

O jogo permitirá aos jogadores explorar um mundo aberto composto por diferentes biomas, reunindo materiais para sintetizar e criar novos itens para usar tanto na exploração quanto no combate. Entre as novidades estão o recurso “Simple Synthesis”, que permite criar itens sem retornar à base, e o inédito recurso “Building”, que possibilita a construção, decoração e personalização da própria base.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.