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Backfirewall_ | Review

Backfirewall_ é um jogo desenvolvido pela Naraven Games e publicado pela All in! Games, que nos coloca no papel de uma assistente de atualização dentro de um celular, com a missão de trocar o sistema operacional. A história é bastante original, o que chamou bastante minha atenção.

Mas como será que foi a experiência de “conhecer por dentro” o funcionamento de um smartphone? A resposta eu trago agora, em mais uma review antecipada do Pizza Fria!

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Backfirewall_ começa nos apresentando ao SO 9, um sistema operacional de um smartphone, prestes a ser atualizado para a mais nova versão disponível. Por conta da atualização, o SO9 deixará de existir e assim assumimos o papel de Elizabeth, a assistente de atualização responsável por todo o processo que troca de sistema.

Acontece que, logo no começo da narrativa, o SO9 resiste à atualização e nos convence a conferir se as coisas estão tudo bem no aparelho. Assim, começamos uma viagem por dentro do celular, explorando diferentes aplicativos de uma forma bem caricata. No entanto, no meio do caminho, descobrimos que algumas coisas não funcionam como deveriam, e que isso aconteceu porque outros aplicativos se rebelaram e criou-se uma resistência dentro do smartphone, inclusive, com alguns dos apps desaparecidos.

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O Descompactador é um importante personagem em Backfirewall_ (Imagem: Divulgação)

O enredo ainda tem momentos cômicos e a relação entre o SO9, que pega carona com Elizabeth em nossa viagem, é interessante de se acompanhar. Conhecemos personagens bem característicos, como Alex, o app de saúde que nunca foi aberto pela usuária, ou personagens que são uma representação hilária dos aplicativos que usamos diariamente em nossos telefones. De uma forma geral, a história de Backfirewall_ é o ponto alto do jogo. Ela é leve e, acima de tudo, divertida. A missão da burocracia, meus amigos, é realmente uma das melhores coisas que eu joguei nos últimos anos!

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Backfirewall_ possui gráficos simples construídos no motor Unity, mas detalhados. O título não busca fotorrealismo, mas mesmo assim, entrega uma experiência competente nesse quesito, com boa parte dos cenários trazendo apresentações bem convincentes.

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Os cenários de Backfirewall_ são bem detalhados, e recheados de easter eggs (Imagem: Divulgação)

Ao longo da história de quase 8 horas, exploramos o interior do smartphone e exploramos diferentes lugares do celular, como uma galeria de arte, uma discoteca, a lixeira, um esgoto, entre outros. De uma forma geral, tudo é bem construído, recheado de easter eggs para fãs de tecnologia e smartphones, em especial para os fãs de uma certa fabricante que usa maçã no logo.

No entanto, o ponto alto é a caracterização de alguns dos personagens do jogo. Como citei acima, há alguns personagens inspirados em aplicativos que usamos cotidianamente, e que o game trouxe de uma forma bem divertida. Um bom exemplo disso são as redes sociais F e T. A primeira é tem um livro em forma de rosto, e está desaparecida do sistema. Já a segunda, é uma jovem frenética por vídeos e dancinhas. Qualquer semelhança é mera coincidência, é claro.

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Um aplicativo que tem um livro como rosto está desaparecido! Alguém sabe onde encontrá-lo? (Imagem: Divulgação)

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Todo o gameplay de Backfirewall_ é baseado em dois elementos: resolução de quebra-cabeças e alguns poucos momentos de stealth. O objetivo principal do jogador, como Elizabeth e carregando o SO9, é corrigir erros do sistema para avançar na narrativa. Conforme progredimentos, o SO9 nos oferece habilidades únicas, como deletar elementos do cenário, mudar a cor de outros, duplicar elementos, e até inverter algo. Há até mesmo um super poder desbloqueado na reta final, que é guardado à sete chaves pelo nosso companheiro de viagem.

Os puzzles de são pouco desafiadores, é verdade. A progressão natural, e os tutoriais funcionam bem para que toda a progressão aconteça de uma forma natural. E isso funciona bem demais: sem combate, com um foco muito maior no humor do que em um desafio exaustivo, Backfirewall_ consegue brilhar naquilo onde mais importa para um jogo: diversão!

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Os poucos desafiam de stealth de Backfirewall_ consistem em escapar desses carinhas aí (Imagem: Divulgação)

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Apesar de ser um jogo com uma história divertidíssima, leve e com um gameplay bastante intuitivo, Backfirewall_ não está imune às críticas. E isso acontece porque o título não entrega um desempenho satisfatório, com muitas oscilações na taxa de quadros.

Essa análise foi feita em um PC equipado com uma RTX 2080, com gráficos no máximo (modo Chuck Norris, sensacional, por sinal), e resolução 4K. Na maior parte do gameplay, o título ultrapassa facilmente os 100 FPS, mas há cenários, em especial os maiores, em que o jogo cai assustadoramente para 30-40 FPS. Essa má otimização acaba sendo o ponto fraco do título, tornando a experiência frustrante em certos pontos.

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A pista de dança é uma dos cenários que sofre com a queda na taxa de quadros (Imagem: Divulgação)

Porém, o pior que me aconteceu foram os softlocks. Fiquei preso em alguns pontos do jogo e, em certa parte, tive que reiniciar meu save pois perdi a oportunida de comprar um item que me ajudaria na progressão na galeria de arte. Fica a dica aí: se você precisar comprar uma obra de arte roubada, é melhor não barganhar muito – ou terá que recomeçar a experiência.

Vale a pena comprar Backfirewall_?

No geral, Backfirewall_ é uma experiência divertida e cômica, com personagens interessantes e história bem desenvolvida. Embora haja problemas técnicos, como o desempenho instável e alguns bugs, eles não impedem de se desfrutar do jogo. É uma boa opção para quem procura um jogo de puzzles com um toque de humor.

Backfirewall_ chega nesta segunda, 30 de janeiro, para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5PC, via Steam. Além disso, foi anunciado que uma versão de Nintendo Switch chegará em uma data posterior.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela All in! Games.

Backfirewall_

+ R$ 46,49
7.5

História

8.0/10

Gráficos e Sons

7.5/10

Gameplay

8.5/10

Extras

6.0/10

Prós

  • História divertida e original
  • Cenários muito criativos
  • A missão da burocracia

Contras

  • Desempenho oscilante
  • Softlocks

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.