Cinco remakes e remasters que valem o seu tempo
Já ouviram falar do conceito de lost media, leitores e leitoras? Algo que se perde no tempo, para sempre fadado aos recantos mais profundos e sombrios da memória de alguém que, conscientemente, nem deve se recordar de ter visto a tal coisa. Seja pela falta de sucesso ou pela destruição das mídias, o fato é que muita coisa boa se perdeu nas ondas do tempo. Felizmente, a prática cada vez mais comum de lançarem remakes e remasters de jogos clássicos garante que, ao menos, sempre teremos versões um pouquinho mais atualizadas para apreciarmos nos consoles modernos.
O mundo dos videojoguinhos eletrônicos até que não sofre tanto quanto poderia com esse fenômeno cultural. Mas nada de Radiata Stories, ainda. O universo me odeia.
Dito isto, pensei ser uma boa ideia compartilhar com vocês, queridos e queridas deste belo web sítio, uma pequena lista com cinco remakes ou remasters que avaliei esse ano. A lista não está em nenhuma ordem particular, e o intuito é despertar a curiosidade de vossas senhorias em conferir essas pequenas peças (meio que) históricas do universo dos jogos. Dito isto, vamos nessa.
Persona 3 Reload
Persona 3 Reload é um remake de Persona 3, acreditem se quiserem, lançado com a proposta de atualizar um clássico que, em minha visão, foi responsável por fazer com que esse spinoff de Shin Megami Tensei caísse nas graças do povo. Mais conteúdo, diálogos e mecânicas fizeram com que essa fosse a melhor versão do título até então. Na review eu falei que:
“Admito que fiquei tão envolvido por Persona 3 Reload quanto minha versão do passado ficou com o original, e continuo acreditando ser um dos JRPG essenciais que todo apreciador do estilo deve jogar ao menos uma vez na vida. Melhor ainda, agora, que podemos aproveitar na nossa boa e velha língua materna.“
Kingdom Hearts Integrum Masterpiece
Kingdom Hearts Integrum Masterpiece é um representante clássico dos remasters, trazendo toda a saga Kingdom Hearts desde suas humildes origens no PS2, além de suas passagens por diversos consoles portáteis. Com gráficos atualizados e nove títulos no pacote, o jogo oferece uma boa dose de conteúdo dessa parceria inusitada entre duas gigantes do mercado. Sobre ele, eu disse:
“Kingdom Hearts Integrum Masterpiece é pedida obrigatória para todos fãs da série e, ouso dizer, de apreciadores das criações da Square Enix ou da Disney como um todo. Essa versão conta com uma série de melhorias como novas keyblades, centenas de horas de conteúdo, maior fidelidade visual, performance melhorada e uma taxa bem melhor de quadros, fazendo com que ela seja a definitiva até o momento. Ainda que tenha seus poréns, a franquia segue sendo uma das mais criativas e divertidas do mercado. Super recomendo.”
Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft
Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft é um remaster que teve por objetivo trazer as três primeiras aventuras da caçadora de tesouros mais famosa do mundo para a nova geração. Com gráficos atualizados e controles melhorados, o título entregou uma experiência divertida e fluída o suficiente para agradar tanto veteranos quanto marinheiros de primeira viagem. Sobre ele, lembro que escrevi:
“Acredito que Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft seja uma excelente pedida tanto para os fãs antigos da série quanto os novos, que se interessam em saber como tudo começou. As melhorias deixam a experiência bem mais palatável, e a manutenção dos elementos mais centrais tal qual eram vai agradar bem os mais puristas entre nós. Apesar dos deslizes citados, essa realmente é a maneira definitiva de acompanhar as três primeiras aventuras da senhorita Croft.“
GrimGrimoire Oncemore
GrimGrimoire Oncemore é uma versão remasterizada de um jogo clássico da Vanillaware, lançado na época do glorioso PlayStation 2. Propondo uma mistura de RTS com JRPG, o título entrega boas horas de diversão, além de uma trama intrigante que envolve loops temporais e coisas malucas do tipo. Algumas melhorias de vida ajudam a deixá-lo ainda mais acessível do que nunca. Sobre ele, anotei:
“Acredito que GrimGrimoire Oncemore valha a jogatina, se não pela sua premissa peculiar então para experimentar um clássico do passado. Ainda que o título não faça uma mescla perfeita de êneros, compreensível visto quão diferente são, o resultado final ainda ficou bem maneiro. Aos fãs dos RTS e dos JRPG, recomendo conferir.”
The Legend of Legacy HD Remastered
The Legend of Legacy HD Remastered é a versão remasterizada de um clássico do saudoso Nintendo 3DS. Com melhorias gráficas e de jogabilidade, o título faz o pulo para a nova geração oferecendo uma experiência bem menos confusa, e portanto muito mais agradável, do que no original. Tudo isso sem perder o charme, a liberdade dada ao jogador e os combates em turno desenvolvidos com maestria. Sobre ele eu falei que:
“Eu me diverti a beça com The Legend of Legacy HD Remastered . É um clássico que vale a pena revisitar, pela nostalgia, ou, mais ainda, experimentar pela primeira vez se nunca o tiver jogado. Além disso, fãs da série SaGa verão muitas inspirações. Ainda que ele possa ser um pouco confuso, não é nada que invalide a experiência.”