Clockwork Aquario será lançado após 27 anos
A Strictly Limited Games e a ININ Games anunciaram nesta quinta-feira, 4, que Clockwork Aquario será lançado em 2020. O título havia se perdido por 27 anos. O jogo será publicado para as plataformas de jogos atuais e estará disponível em edições físicas limitadas, bem como digitais. A data de lançamento está prevista para o final deste ano.
O desenvolvimento de Clockwork Aquario começou em 1992 e é o último jogo de arcade desenvolvido pela lendária empresa Westone. Portanto, com seus belos gráficos 2D, ele foi criado para levar o hardware arcade SEGA System 18 ao limite. Mas, infelizmente, jogos de luta e jogos em 3D estavam dominando as arcadas na época, o que levou ao cancelamento de Clockwork Aquario.
Originalmente criado pelo editor-chefe e co-fundador da Westone, Ryuichi Nishizawa, o jogo pode ser descrito como a canção dos cisnes. Sobretudo por ser feito por uma empresa que foi parte de uma era com marcos históricos como a série Wonder Boy/Monster World.
Como uma empresa que se esforça para preservar os videogames, ela também se tornou parte da missão da Strictly Limited Games de descobrir jogos não lançados que são uma parte essencial da herança cultural dos videogames. Então, há três anos, a Strictly Limited Games partiu para encontrar o paradeiro de “Tokeijikake no Aquario“, o título japonês de Clockwork Aquario, e para trazer o jogo de volta à vida.
O retorno de Clockwork Aquario
Sendo assim, a ININ Games juntou-se aos esforços para convencer a SEGA/LAT de que o título finalmente verá a luz do dia, assinando para criar um lançamento digital e tornando o jogo acessível a um público mais amplo.
Algumas partes (incluindo som, música e vários gráficos) não foram recuperáveis a partir do código fonte, portanto, é dada ênfase particular ao envolvimento do maior número possível de membros da equipe original da Westone no projeto para ser fiel ao jogo. O chefe o programador Takanori Kurihara, do gênio musical Shinichi Sakamoto, do próprio Wonder Boy, Ryuichi Nishizawa, que expressou sua alegria e entusiasmo por ver a tela de título novamente depois de 27 anos no Twitter.
“Clockwork Aquario é uma grande obra de arte 2D, na qual os artistas de pixel colocam seus corações e almas. Gostaria de expressar meu sincero respeito e gratidão àqueles que trabalharam tanto para restaurá-lo.”
Ryuichi Nishizawa, editor-chefe e co-fundador da Westone.
Por fim, mais novidades sobre Clockwork Aquario serão divulgadas em seu site oficial.