AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

FANTASIAN Neo Dimension | Review

FANTASIAN é um JRPG, lançado originalmente para aparelhos da Apple via Apple Arcade em 2021, desenvolvido pela Mistwalker Corporation e publicado pela Square Enix. Ambientado em um mundo assolado por uma praga de máquinas sugadoras de vida, o título nos convida a acompanhar a história de Leo, um carinha com amnésia e um passado tão nebuloso quanto bizarro e perigoso.

Agora, o título chega para consoles e computadores com o subtítulo Neo Dimension. Mas será que vale a pena conferir essa aventura? É o que veremos agora, em mais uma análise supimpa do Pizza Fria!

Esqueci de mim

Existem faz muito tempo, leitoras e leitores deste reduto mágico da grande rede de computadores, uma rixa entre os diversos tipos de jogadores que temos na praça. De um lado, aqueles que acham que o PC é a maior dádiva do elusivo Deus-Máquina para o mundo dos vivos. Do outro, temos uns que dizem que é nos consoles que a magia acontece de fato. Customização contra facilidade, desempenho versus comodidade. De qual lado se encontram, caros e caras?

E, em uma terceira via geralmente zoada por todos, temos aqueles que curtem jogos de dispositivos móveis. Mas, ainda que o meio nos lembre dos jogos de combinar gemas ou coisas parecidas, vez ou outra aparecem algumas joias raras que acabam por passar batido pelo grande público. Por exemplo, foi o caso da primeira versão de nosso jogo do dia e aquele ser maravilhoso que vos escreve. De quem eu falo? Ora pois, bobinhos e bobinhas. De FANTASIAN Neo Dimension e de mim, é claro. Ah, como é uma dádiva ser humilde, não é mesmo?

Admito que fiquei intrigado pelo pedigree do jogo, que teve um grande envolvimento de dois caras responsáveis por tornar Final Fantasy a maravilha que é: Hironobu Sakaguchi (FF I até o X) e Nobuo Uematsu, o queridinho dos teclados e responsável por temas sinistros como aquele que embala um dos maiores vilões de todos os tempos: Zé Fiote Sephiroth. Mas, será que ele foi só uma promessa baseada em grandes nomes ou foi algo bom de verdade? Venham comigo, e descobriremos juntos.

FANTASIAN Neo Dimension
Olha lá, tem review nova no Pizza. (Imagem: Divulgação)

História

FANTASIAN Neo Dimension se passa no reino de Vibra, um lugar que enfrenta sérios problemas de infestação. Mais especificamente, de seres conhecidos como Mechteria. Esses carinhas, além de sugar a vida das pessoas azaradas demais para chegar perto deles, estão detonando com as cidades e fazendo com que centenas de pessoas percam suas casas e, nos piores casos, vidas. De fato, esse reinado não é um lugar no qual eu pensaria em passar minhas curtas, curtas férias de fim de ano.

Mas, não temam! Entra em cena Leo, protagonista intrépido, aventureiro corajoso e pesquisador brilhante. Decidido a dar um fim nessa parada, nosso chegado encontra um meio de invadir uma dimensão das máquinas e tentar resolver o problema. Contudo, como costuma ser nesses casos em que nos emocionamos, tudo dá errado, ele foge derrotado e, de quebra, acaba perdendo a memória. Daí, partimos em busca tanto daquilo que ele esqueceu quanto de uma forma de completar sua missão original.

FANTASIAN Neo Dimension, como era de se esperar levando em conta quem se envolveu em sua produção, lembra muito os Final Fantasy das antigas nesse departamento. Temos uma série de personagens interessantes, um mundo sofrido, uma ameaça terrível uma boa dose de drama e desenvolvimento pessoal. O jogo brinca muito com a amnésia de Leo, e utiliza muito bem tanto para fazer a exposição do mundo e seus diversos atores quanto sobre cada personagem, o investimento que possuem na jornada do protagonista e como as experiências que vivem os mudaram.

Também achei a forma como é apresentado interessante, misturando jogabilidade e missões com narrações em texto e imagem que se passam conforme jogamos e encontramos determinadas pessoas e lugares. Conseguiu me manter bem cativado, e acredito que ajuda a elevar uma trama que de outra forma seria um pouco mundana a algo muito mais especial.

FANTASIAN Neo Dimension
O que poderia dar errado, não é mesmo? (Imagem: Divulgação)

Gameplay

Em sua essência, FANTASIAN Neo Dimension é um JRPG com combate em turnos, no qual vamos andando de lugar em lugar vendo a trama se desenrolar, subindo de nível e realizando algumas missões secundárias. Além disso, o título vai adicionando novas mecânicas e nuances conforme avança, ajudando a variar a experiência e dar uma boa noção de progresso para o jogador. Isso, aliás, é um bom reflexo da estratégia de unir o que inicialmente foi um produto lançado em partes em um pacote só.

A exploração dos mapas é bem interessante, principalmente pelo fato de serem compostos por uma mistura de dioramas com gráficos normais de jogo. Eu achei isso fantástico e, sem dúvida, ajuda muito na hora de deixar o game com uma cara bem única, além de o diferenciar dos outros de mesmo segmento. O único problema disso é a câmera, que se movimenta de forma meio estranha e muda de ângulo de forma muito abrupta. Isso acontece, acredito eu, por conta do desejo do título em mostrar seus cenários de cima, evocando aquele sentimento de que estamos vendo uma pequena maquete em movimento.

Do lado do combate, FANTASIAN Neo Dimension se comporta como um JRPG de turnos de respeito. Montamos um time de até três personagens, cada qual com suas habilidades e vantagens únicas, e saímos encarando toda sorte de malvadões e aberrações que aparecem no caminho. Eu achei que as mecânicas foram bem implementadas, seguindo os fundamentos essenciais enquanto colocam algumas coisas novas para poder deixar a fórmula um pouco mais poderosa. Iniciamos as tretas andando pelo mapa, o que sempre acarreta em uma tela de carregamento que demora um pouquinho mais do que o que eu gostaria.

FANTASIAN Neo Dimension
Venha na maciota, árvore. (Imagem: DIvulgação)

Uma parada interessante que FANTASIAN Neo Dimension implementa é a forma com que suas skills são utilizadas. Todos os ataques são feitos à distância, e alguns deles possuem trajetórias que influenciam a quantidade de alvos que iremos acertar. Uns vão em linha reta, outros fazem curvas, acertam em áreas, e por aí vai. Saber quais usar, como controlar as rotas e quais personagens possuem quais opções é algo bem legal e que dá uma boa profundidade ao combate que, de outra maneira, seria bem mundano.

Outro ponto positivo é o sistema de Dimengion. A ideia aqui é que podemos ativar um aparelho que prende até 30 inimigos dentro de um universo paralelo, evitando que combates se iniciem enquanto exploramos. Contudo, ao atingir o limite ou quando desejarmos antes disso, eventualmente precisamos enfrentar todos eles de uma vez só. É algo que parece simples, mas ajuda muito a acelerar alguns momentos do jogo e também é uma boa opção para farm e, para minha alegria, auxiliar na hora de fazer aquele power leveling cabuloso, deixando nossos personagens cada vez mais fortes sem muita dor de cabeça;

Em se tratando de melhorias dessa versão, FANTASIAN Neo Dimension chega com gráficos melhorados, uma nova dificuldade, dublagens em inglês e japonês e a junção das partes lançadas separadamente para dispositivos móveis em um pacote só. São mudanças que parecem simples, mas ajudam na hora de fazer com que essa se torne a edição definitiva e com que a experiência se torne melhor ainda.

FANTASIAN Neo Dimension
Que mira, minha gente. (Imagem: Divulgação)

Sons e Visuais

Como falei ali em cima, FANTASIAN Neo Dimension possui visuais bem legais e uma identidade única, em boa parte devido aos seus dioramas misturados com CGI. Além disso, os cenários são legais e as animações são muito bem feitas. Contudo, notei dois problemas um pouco chatos: primeiro, que a resolução de alguns planos de fundo é baixa e borrada demais. Segundo, que temos quedas de frames em algumas cenas do jogo.

A trilha sonora, como era de se esperar de um trabalho de Nobuo Uematsu, é simplesmente fenomenal. Temos canções para todos os gostos, indo desde momentos de treta intensa até alguns mais introspectivos. Além disso, podemos escolher entre temas de batalha de diversas edições de Final Fantasy, o que é uma boa adição. A dublagem também ficou muito legal, mas pena que não temos sequer uma legendinha em português.

FANTASIAN Neo Dimension
Baleias da areia. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar FANTASIAN Neo Dimension?

Devo admitir, leitores e leitoras dessa dimensão, que comecei FANTASIAN Neo Dimension com certos medos em meu coração gelado. Ainda que ele tivesse nomes de peso em seu desenvolvimento, sou meio cabreiro com títulos de dispositivos móveis e sempre fico com um pé atrás quando algo é vendido usando o nome e legado de alguém como ponto de venda. Sabem como é, os traumas são grandes.

Mas, posso dizer com alegria que quebrei essa bela cara que Deus me deu. O jogo realmente ultrapassou minhas expectativas, entregando uma aventura envolvente e divertida que eu nem sabia, até então, que gostaria e queria tanto jogar. O combate possui boas ideias, a maioria do game é bonito de ver e a trilha sonora detona. Salvo alguns problemas com texturas e carregamentos, além da ausência de legendas, não tenho muito do que reclamar.

No fim das contas, FANTASIAN Neo Dimension é uma pedida muito boa para vários tipos de público. Os fãs de Final Fantasy, principalmente da era mais tecnológica da franquia, verão muitas coisas familiares para se alegrar. Por outro lado, aqueles que apenas procuram um bom JRPG para passar o tempo também não terão do que reclamar. Seja qual for o seu caso, pode ir sem medo. Não vão se arrepender.

FANTASIAN Neo Dimension será lançado em edições físicas e digitais para Nintendo Switch e PlayStation 5, e apenas em versão digital para PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC, via Steam, em 5 de dezembro.

*Review elaborada no Nintendo Switch com código fornecido pela Square Enix.

FANTASIAN Neo Dimension

BRL 249,50
8.8

História

9.0/10

Gameplay

9.0/10

Gráficos e Sons

8.5/10

Extras

8.5/10

Prós

  • Trama envolvente e bem contada
  • Combate divertido, com boas ideias e variações da norma
  • Poder enfrentar vários monstros de uma vez é divertido e recompensador
  • Os cenários com dioramas e CG são muito bonitos
  • Trilha sonora espetacular, além das opções de ouvir temas de batalha de Final Fantasy

Contras

  • Combates carregam sempre antes de começar, com certa demora
  • Algumas quedas de frame e texturas borradas
  • Sem opções de legenda em PT-BR

Matheus Jenevain

    Redator de idade não especificada e habilidade excepcional (segundo o próprio, acredite se quiser). Curte Metroidvanias, RPGs e jogos de luta. Reza toda noite, intensamente, para receber um remake de God Hand. Nunca foi atendido.