AnálisesPCPlayStationSlide

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC) | Review

Outra aventura da PlayStation Studios aterrissa no PC! Em outubro de 2022, Sackboy: Uma Grande Aventura, desenvolvido pela Sumo Digital, deixou de ser exclusivo dos consoles e foi lançado na Steam, marcando mais um título da série a chegar aos computadores.

Portanto, embarque na sua cápsula e venha explorar o mundo de Craftworld conosco em mais uma emocionante jornada do Sackboy, aqui no Pizza Fria!

História

Os Sackianos sumiram do Artemundo! Quem estaria por trás disso? O supervilão Vex admite: foi ele quem planejou tal atrocidade! Assim, a missão do jogador, ao guiar o Sackboy, é frustrar os planos nefastos desse vilão. Contudo, isso só será possível com o apoio de nossos amigos.

Vale destacar que a narrativa não é o foco principal do jogo – e nem precisa ser, considerando que é direcionado ao público infantil. No entanto, é uma trama envolvente e encantadora, repleta de personalidade, que reflete com precisão o espírito de Sackboy: Uma Grande Aventura e da série Little Big Planet como um todo, em especial na criação de seus personagens. É simples, vibrante e divertida: desempenha muito bem sua função.

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC)
Essa carinha é sinal de uma história leve e carismática! (Imagem: Reprodução)

Gameplay

Sackboy: Uma Grande Aventura abre mão do sidescrolling característico da franquia até aqui e aposta em um mapa 3D e de movimentação livre, mas aproveitando de plataformas e muitos, repito, muitos elementos para fazer da gameplay tudo, menos entediante! Se equilibre em cordas, colete apetrechos e curta cada fase com elementos diferentes e únicos da fauna e flora de cada parte do mundo explorado.

As fases são grandiosas e cada uma tem a sua particularidade, com trechos secretos e bônus para serem desbloqueados, aumentando significativamente o fator replay de cada mundo, cada trechinho de cada level. E, se já não fosse o suficiente, cada novo mundo traz desafios que podem ser desbloqueados conforme a progressão da história principal, que não afetam o jogo principal, mas adicionam mais uma camada de diversão a esse título que é a diversão em sacos!

Os personagens que encontramos ao decorrer do caminho durante a história também incrementam ainda mais com gadgets únicos para o nosso querido Sackboy, que depois de adquiridos podem ser aproveitados nas fases anteriores. Novamente, a quantidade de conteúdo por todo o Sackboy: Uma Grande Aventura é de tirar o chapéu!

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC)
As coisas mais mundanas da vida real se tornam ótimas estruturas de gameplay por aqui (Imagem: Reprodução)

E, apesar de oferecer muitos recursos, não é difícil se adaptar à jogabilidade de Sackboy: Uma Grande Aventura. Os controles clássicos de um jogo de plataforma moderno estão presentes e, mesmo se houver necessidade, o jogo oferece opções de customização de dificuldade e facilitadores para os que preferem.

Apesar de uma gameplay simples, pequenos detalhes em cada fase tornam o game rico e nunca o mesmo, com uma imersão digna dos grandes filmes de animação dos maiores estúdios do mundo.

Cadê a customização que estava aqui?

Uma das maiores características dos jogos da série Little Big Planet era a customização praticamente ilimitada em absolutamente todos os aspectos do jogo: era possível encher as fases de stickers, cobrir o seu próprio personagem Sackboy em stickers, pintar tudo de vermelho, rosa, trocar a trilha sonora de música clássica por um batidão… onde a sua imaginação chegasse, a única limitação era ter os itens no seu inventário.

No entanto, agora, em Sackboy: Uma Grande Aventura, a customização ficou apenas na aparência do personagem, e com peças pré definidas: esqueça colocar o logo daquela grife cara na sua camiseta com um sticker, o que você pode fazer aqui é comprar itens na Loja do Zum-Zum e trocar a cor de cada um, a depender do item. Esse é, com certeza, o maior downgrade do jogo, já que a série era famosa pela liberdade criativa concedida ao jogador.

Mesmo com a falta das grandes customizações, Sackboy: Uma Grande Aventura ainda exala criatividade com os cenários coloridos e repletos de detalhes. O fã mais antigo da série Little Big Planet pode sentir falta no começo, mas no decorrer da história isso se torna apenas um detalhe. Experiência própria.

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC)
Pelo menos, aqui podemos dar cabelo para o Kratos (Imagem: Reprodução)

Gráficos/Performance

Sackboy: Uma Grande Aventura traz os gráficos cinematográficos já conhecidos dos exclusivos PlayStation mas, aqui, é como se estivéssemos dentro de uma das maiores animações já criadas, digna daqueles estúdios de Hollywood famosos pelos filmes animados!

E, mesmo sendo grandioso, consegue ser um dos exclusivos com um dos melhores ports para PC! Um processador médio com placa de vídeo low para mid-end deve ser capaz de rodar Sackboy: Uma Grande Aventura sem grandes problemas, já que mesmo com os gráficos na configuração Ultra o jogo ocupa apenas pouco mais de 3GB de memória de vídeo, e ainda mantém a taxa de quadros acima dos 100FPS. Um feito e tanto! Na configuração Baixa, o título não passa de um pouco mais de 2GB de memória de vídeo, sendo uma ótima opção para diferentes hardwares.

O jogo oferece Ray Tracing, mas a diferença nas iluminações e sombras são mínimas. E ainda está na fase onde a implementação dos traçados de raio ainda não é tão otimizada – então, espere uma queda significativa nos frames ao ativar o efeito de Ray Tracing.

A ótima otimização do jogo também oferece ao jogador a opção de escolher ativar ou desativar efeitos visuais como o Sackboy felpudo (e não se engane: ele continua muito fofo!), detalhamento dos cabelos dos personagens e iluminações adicionais nas cenas. E, para as placas disponíveis, o DLSS é a cereja do bolo para desafogar os hardwares menos potentes.

E para quem curte se aventurar nas resoluções, Sackboy: Uma Grande Aventura também se sai bem em 4K e, pasmem, até 5K com taxa de quadros estáveis sem necessitar de um hardware de outro planeta! O DLSS aqui vai ser de grande ajuda nessa tarefa e ele se sai muito bem.

Seus ouvidos também serão agraciados por uma das trilhas sonoras mais divertidas dos últimos tempos, que conta com produções originais para o jogo, mas também versões originais e rearranjadas de grandes clássicos da música mundial – incluindo até o nosso maravilhoso samba! Prepare-se para colocar o seu Sackboy para dançar ao som de Uptown Funk do Bruno Mars, Material Girl da Madonna entre outros clássicos!

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC)
O Saquinho vai ter muita música para remexer o esqueleto! (Imagem: Reprodução)

Extras

Uma das melhores surpresas de Sackboy: Uma Grande Aventura é, com certeza, o trabalho brilhante de tradução, localização e dublagem feito nesse jogo. Se anteriormente comentei que esse título nos faz sentir dentro de uma grande animação de Hollywood, o cuidado com o nosso idioma e a dublagem nacional completam essa imersão.

Todo o carisma dos personagens é acentuado por um cast de vozes que já fazem parte do imaginário do brasileiro, como o inconfundível Fernando Ochoa dando vida ao charmoso Zum Zum.

Muitas vezes, é perceptível que os talentos nacionais não recebem toda a liberdade criativa para entregar todo o potencial da dublagem brasileira – mas aqui em Sackboy: Uma Grande Aventura é notável toda a liberdade e o carinho que tiveram para executar um trabalho fantástico. 

Você tem a opção de jogar no idioma original, o inglês, mas tenha certeza de que vai perder a experiência de curtir uma das melhores dublagens de jogos para o nosso português.

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC)
Uma imagem (com palavras) fala mais do que mil palavras sobre o carinho com o nosso idioma (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar Sackboy: Uma Grande Aventura?

Meu queridíssimo leitor: a única razão que consigo imaginar para alguém não comprar Sackboy: Uma Grande Aventura é se esse alguém realmente não for fã de jogos com histórias leves. 

Mesmo sendo um título de Classificação Indicativa Livre, não se engane, ele é diversão na certa para todas as idades, de fato, mas não se limita em ser um jogo infantil. 

É difícil ver grandes nomes como a Sony investirem em jogos menos pautados na realidade como os da série Little Big Planet, mas dar o sinal verde para uma produção como essa se prova muito acertada: o tom cinematográfico dos jogos PlayStation permanece, mas completamente repaginado.

É perceptível que Sackboy: Uma Grande Aventura foi desenvolvido com muito carinho por todos os talentos envolvidos, porque a gameplay é intuitiva, criativa e está sempre evoluindo ao decorrer do jogo, com quase nenhum momento de repetição – e tudo isso sem comprometer a simplicidade de um jogo de plataforma.

Sackboy: Uma Grande Aventura é um daqueles jogos de encher os olhos em todos os aspectos, e nos dá a oportunidade de embarcarmos em uma aventura cheia de mágica que só os videogames conseguem nos proporcionar. Além de, claro, ser muito bem otimizado para PC. 

Mas isso é consequência de todo um trabalho muito bem feito por todas as partes.

Não há jogo que eu poderia recomendar mais que Sackboy: Uma Grande Aventura.

Sackboy: Uma Grande Aventura está disponível no PC, via Steam e Epic Games Store. O game foi originalmente lançado para PlayStation 4 e PlayStation 5 em 2020.

*Review elaborada em PC equipado com i9-12900K e RTX 2070, com código fornecido pela Sony.

Sackboy: Uma Grande Aventura

R$ 249,90
9

História

7.0/10

Gameplay

10.0/10

Gráficos e Sons

10.0/10

Extras

9.0/10

Prós

  • Gameplay de plataforma levada à perfeição
  • O jogo nos imerge em uma animação de Hollywood
  • Localização e dublagem em PT-BR perfeita
  • Trilha sonora fantástica

Contras

  • Falta da customização clássica da série Little Big Planet

Flávia "Cassiopeia"

    A publicidade a escolheu, mas ela não escolheu a publicidade. Preferiu os jogos, principalmente aqueles que enchem os olhos e divertem por horas a fio. Gosta muito de piadinhas que ninguém entende e é uma das poucas donas de um PS Vita no Brasil, de acordo com as próprias estatísticas. Atualmente joga no que as pessoas ao seu redor chamam de "PC da NASA" mas nenhum foguete foi lançado do seu quintal até o momento.