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Souldiers | Review

Souldiers é um game de exploração no estilo metroidvania com combate souslike, elementos de RPG e aspectos de jogos de plataforma, tudo isso envolto em um maravilhoso trabalho visual em pixelart. É o primeiro game desenvolvido pela Retro Forge, um estúdio independente formado por apenas 6 pessoas e com sede em Madri (Espanha), e publicado pela Dear Villagers, responsável também por ScourgeBringer e Revita. O game será lançado para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam no dia 2 de junho deste ano.

E será que vale a pena investir em Souldiers, uma vez em que o mercado anda tão saturado de jogos no estilo metroidvania e soulslike? Pega logo aquele cafézinho quente e bora comigo em mais um review antecipada do Pizza Fria!

Uma aventura em outro mundo

Zarga, é uma das três nações que governam o continente Ascil e dentro das muralhas do castelo, o Conselho Real debate sobre a melhor estratégia para a guerra que se aproxima. Algumas horas depois da deliberação, o Rei e seu conselho de guerra estavam prestes a concluir sua reunião.

Quando os membros do conselho levantaram-se dos seus assentos e estavam prestes a sair da câmara, Azkzel, o feiticeiro e conselheiro do Rei, liderando-os a caminho da porta, subitamente propõe uma nova estratégia ao Rei, o que levou metade das tropas de Zarga a se esconder sob as montanhas.

Porém, de repente, um infeliz desabamento de pedras trouxe Brigadrd, também conhecido como a Espada de Zarga e seus soldados, para a misteriosa Terragaya…

Souldiers
Imagem: Reprodução

Dificuldade, classes e alterações na gameplay

Apesar de se posicionar como um modo com batalha ao estilo soulslike, Souldiers conta com 3 modos de dificuldade distintos, são eles:

  • Explorador, um modo de jogo para soldados que querem explorar o mundo de Terragaya e aproveitar a história sem batalhas muito complicadas bloqueando o seu caminho. É o modo fácil do game.
  • Soldado, um modo de jogo adequado para soldados prontos para testar suas habilidades de batalha enquanto também ficam na exploração de Terragaya à procura de seus segredos. É o famoso modo de dificuldade mediana, porém, fique atento que neste modo o jogo já é bem difícil.
  • Guerreiro, modo de jogo projetado para soldados experientes, utilizado em vários tipos de aventuras. O jogador precisará utilizar cara grama de recurso disponível para sobreviver. Esse é o modo difícil, para quem curte passar perrengue ou quer ter uma aventura com mais emoção.

Quanto às classes, Souldiers conta com 3 classes distintas de personagens jogáveis e cada uma delas vai mudar a sua experiência de jogo durante a aventura. São elas:

  • Patrulheiros que são os personagens que possuem habilidades de ataque e defesa equilibradas. Podem usar seu escudo para absorver vários golpes enquanto realizam combos rápidos com sua espada. Seus golpes são um ataque rápido com o quadrado e ataque forte, pressionando o triângulo.
  • Arqueiros cuja estratégia é baseada em ataques à distância e possui mobilidade ágil. Eles podem atirar flechas de muito longe e também arremessam seu arco como um bumerangue para recuperá-lo com rapidez e preparar o próximo ataque. Seus golpes são, atirar flechas com quadrado e arremessar o arco com triângulo.
  • Conjuradores, que utilizam magia como sua principal fonte de poder. São personagens capazes de causar grande destruição se souberem ser pacientes e realizarem seus movimentos em sincronia com os de seus alvos. Seus golpes são projétil mágico com quadrado e erupção com triângulo.

O magnífico trabalho audiovisual de Souldiers

Souldiers possui belíssimos gráficos pixelados e músicas deliciosas de se ouvir. Cada detalhe é muito bem posicionado, colorido e os cenários são vivos. Em alguns momentos, o jogo beira o impressionante, principalmente quando se pensar o jogo foi desenvolvido por uma equipe tão pequena.

Porém, infelizmente o game sofre com alguns pequenos travamentos que mais parecem pequenos carregamentos, mas que atrapalham quando se está tentando desviar de ataques inimigos ou saltar de uma plataforma a outra. Ao menos isso ocorreu na versão do PlayStation 4. Além disso, o jogo sofre com loadings muito demorados e esperar a tela de carregamento após uma morte, acaba sendo um sacrifício, o que deixa a sensação de que o jogo foi mal otimizado para o console. 

Souldiers
Souldiers me impressionou com tanta riqueza de detalhes (Imagem: Reprodução)

Quanto às músicas, como já mencionado são ótimas e aumentam bastante a imersão na jornada do herói, porém, devo ressaltar, que os cenários em geral são bem grandes, e depois de um tempo, as músicas acabam soando repetitivas.

Controles simples e dificuldade ao estilo Soulslike mesmo

Souldiers é um jogo que possui a jogabilidade bem simples e intuitiva, o analógico esquerdo move o jogador, pressionar X faz o personagem saltar, círculo é o botão de esquiva, quadrado o ataque fraco e triângulo o forte, L1 bloqueia e R1 usa habilidade, L2 usa a sub-arma e L2 aciona magia, o trackpad aciona o mapa, o direcional em formato de cruz alterna os itens e sub-armas e por fim, o botão options abre o inventário.

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Imagem: Reprodução

Além de podermos usar essa configuração padrão, o game nos da a possibilidade de personalizar os comandos a qualquer momento da aventura, através do menu controles. Não sei vocês, mas sinceramente, não consegui me adaptar e jogar andando com analógico esquerdo, mudei logo no início para o direcional e achei os comandos assim mais precisos.

Souldiers é um game com mapas gigantes e a desenvolvedora realmente arrasou na dificuldade. O game é difícil até mesmo se for jogado no modo Soldado, que é o “normal” e apesar de morrer ser algo extremamente corriqueiro em jogos ao estilo soulslike, essa não é bem uma opção por aqui.

Em Souldiers, o jogador simplesmente retorna ao último ponto de checagem, sem corpo, sem alma ou runas para recuperar e todo o progresso até então, experiências ou itens farmados são perdidos. O que de certa forma acaba sendo muito frustrante para o jogador, mas ao mesmo tempo, da aquela sensação de alívio e bem estar quando se supera uma área difícil.

Temos bastante conteúdo para nos deliciar

Souldiers possui uma história rica, personagens cativantes, mapas gigantescos, inimigos de diversos tipos e tudo isso pode ser apreciado na enciclopédia. O game conta com uma enciclopédia rica em detalhes, para nos deixar por dentro das histórias dos personagens e um bestiário com a descrição, história, pontos de vida e experiência de cada inimigo.

E se você acha que acaba por aqui, deixei a cereja do bolo para o final. Souldiers conta com 7 idiomas distintos e dentre eles, o Português do Brasil. Sim, a Retro Forge Games, uma empresa pequena, se comparada com a Nintendo por exemplo, teve o carinho e a preocupação de deixar o game muito bem localizado em nosso idioma.

Souldiers
O game conta com uma maravilhosa localização em português (Imagem: Reprodução)

Será que vale a pena jogar Souldiers?

Confesso que Souldiers foi uma grande surpresa para mim, e SIM, recomendo o game sem sombra de dúvidas. O jogo é realmente muito difícil, já entre nessa aventura sabendo isso, e apesar das pequenas falhas como os travamentos citados ou o tempo de loadings, é um game lindo, com muitos quebra cabeças e diversos cenários variados, isso sem contar que está localizado em português do Brasil.

Souldiers será lançado dia 2 de junho e está sendo anunciado no Nintendo Switch por apenas R$ 45,99. Já para o PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam e Epic Games Store, o título ainda está sem preço.

*Review elaborada em um PlayStation 4 padrão, com código fornecido pela Dear Villagers.

Souldiers

R$ 45,90
8.3

História

9.0/10

Jogabilidade

8.5/10

Gráficos e Sons

8.5/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Está localizado em PT-BR
  • Uma linda obra em pixelart
  • Cenários grandes, ricos e detalhados

Contras

  • As músicas poderiam ser menos repetitivas
  • Devido à dificuldade, pode afastar um pouco jogadores mais casuais

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!