AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

Valthirian Arc Hero School Story 2 | Review

Nem todos os heróis já nascem prontos. A maioria deles precisam de treino, conhecimento e experiência, e em Valthirian Arc: Hero School Story 2 é sua responsabilidade educar os novos heróis de uma era. Essa é a fantástica proposta que a desenvolvedora Agate, em parceria com a PQube, responsável por Tormented Souls e Nexomon, apresentam para gente.

Construa e expanda, gerencie uma escola de heróis, selecione o grupo de cada missão, planeje, antecipe e execute combates estratégicos baseados em turnos, divirta-se em diversas competições que envolvem natação, pesca, degustação e até mesmo confecção de bonecos de neve.

Esteja pronto para passar seus conhecimentos aos futuros guerreiros e guerreiras de Valthirian Arc: Hero School Story 2. Então já sabe né, pega lá na cozinha aquela pizza quatro queijos de ontem, faz um cafézinho quente para aquecer o coração, e bora conferir em mais uma review antecipada do Pizza Fria!

Bem vindos a escola de heróis

O mundo está sobe ameaça de forças malignas, causando a ruína de Valthirian, com poucas esperanças, vivem seus cidadãos e somente as Escolas de Heróis, podem salvar o destino dessa nação. Sendo assim, cabe a você assumir uma escola, e reerguê-la para enfrentar o tão temido mal, causador da destruição de Valthirian.

O game se inicia com você sendo o novo Diretor, ou diretora, da Academia, sendo recebido pelos membros da escola. Ali, você é inteirado da situação do seu lugar, e suas responsabilidades. Assim sendo, a história inicial do game é bem resumida, focado nas mecânicas de gameplay, e ao longo do jogo, vamos entendendo melhor o que se passa no enredo.

Valthirian Arc: Hero School Story 2
Assuma a escola, treine os heróis e salve o mundo das ameaças do mal. (Imagem: Reprodução)

Entendendo a jogabilidade de Valthirian Arc: Hero School Story 2

Podemos assumir que Valthirian Arc: Hero School Story 2 nos apresenta dois momentos de gameplay: o primeiro é voltado para o gerenciamento da escola, onde você constrói e melhora as edificações como ginásio, mercado, cafeteria, dormitório, laboratório, entres outros, e podemos também realizar as pesquisas, para evoluir nossas construções, e trazer melhorias tanto nas batalhas, quanto para academia.

Além de tudo disso, definimos, também, os tipos de treinamento de cada um dos estudantes, uma vez em que cada um possui sua própria proficiência primária, que se assemelha a uma classe. São elas, proficiência em ataque físico, dano mágico, divino e arcwork, onde cada uma dessas proficiências, possui uma árvore de habilidades, chamada de cursos. Assim sendo, cabe a você, o Diretor, inscrever os alunos em determinados cursos, desenvolvendo e fortalecendo nossos futuros heróis.

Valthirian Arc: Hero School Story 2
Construa edificações e melhore sua Academia em Valthirian Arc: Hero School Story 2 (Imagem: Reprodução)

Para todas essas atividades, gastamos recursos que são ouro e arcstones. O ouro pode ser obtido em desafios, completando missões e explorações, já as arcstones, também podem ser obtida por desafios, mas também, recebemos uma quantidade a cada turno completo, conforme a quantidade de alunos em nossa escola, mas vale ressaltar também que, para manutenção das construções, são gastas uma certa quantidade de arcstone, nos cabendo a missão de gerenciar muito bem nossos recursos.

Já, em outro momento, temos o modo exploração, onde selecionamos nossos estudantes e partimos para missões, aqui, controlamos os alunos em exploração aberta pelo mapa e entramos em confrontos com monstros, coletamos recursos, expandimos o mapa e completamos variadas missões.

Valthirian Arc: Hero School Story 2
Neste menu, você pode escolher os cursos em que cada aluno será matriculado (Imagem: Reprodução)

Quando finalizamos a nossa exploração e voltamos para escola, terminamos um turno, que é como se um mês tivesse se passado, e a cada quatro turnos, muda-se a estação climática. Existem tarefas no game, em que te exigem um determinado limite de turnos, para serem realizadas.

Mesmo com tantas mecânicas a serem aprendidas, Valthirian Arc: Hero School Story 2 nos apresenta isso de forma suave, por meio de tutoriais, mas sem atrapalhar a diversão da jogatina.

Batalhe, explore e colete recursos para expandir a escola

Explicando melhor como é a batalha em Valthirian Arc: Hero School Story 2, as batalhas são ao estilo RPG de turno, onde uma barra no canto superior direito, nos mostram a ordem das ações, e podemos atacar, usar habilidades, aplicar efeitos como atordoamento e envenenamento, ou escapar. Ao utilizar escapar, utilizamos um item consumível que recebemos ao sair em missão, então, escolha bem em quais batalhas entrar por que a fuga não é infinita.

Ao utilizar as habilidades, gastamos os pontos de habilidades, que são de uso do geral grupo, e variam dependendo da quantidade e quais são os alunos selecionados para missão. Na luta, os inimigos apresentam “escudos”, relacionados as proficiências, e quando atacamos com a proficiência relacionada, quebramos esse escudo, sendo assim, quando quebramos todos os escudos, deixamos o inimigo atordoado por um turno, fazendo com que ele perca a ação.

Valthirian Arc: Hero School Story 2
Ataque com a proficiência correta e destrua as defesas dos inimigos (Imagem: Reprodução)

O audiovisual de Valthirian Arc: Hero School Story 2 no Nintendo Switch

Valthirian Arc: Hero School Story 2 não se destaca pelos gráficos e nem pela trilha sonora, menos ainda pelos efeitos sonoros. Não que sejam ruins, até entendo que a proposta do jogo não é ter gráficos fantásticos, mas ele possui um certo estilo, mas aos aficionados por qualidade gráfica, esses irão se ressentir.

Com relação à trilha sonora, vale o mesmo pensamento, mas, existe um destaque maior no momento de gerenciamento da escola, já que você irá ficar horas e horas fazendo gerenciamento, e a música acaba sendo bastante repetitiva.

Quanto ao desempenho do game no híbrido da Nintendo, ao menos no modo dock, ele não engasga e não tem quedas acentuadas de quadros ou travamentos, já o game no portátil, em certos momentos percebi alguns travamentos e gargalos sim. Além disso, em alguns momentos, principalmente na parte de gerenciando da Escola, o game me pareceu desenhado para celular, e em situações é até complicado utilizar a HUD do game.

Valthirian Arc: Hero School Story 2
Principalmente no modo dock o game roda muito bem no Nintendo Switch. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena jogar Valthirian Arc: Hero School Story 2?

Valthirian Arc: Hero School Story 2 é um jogo para um nicho específico de jogadores, e talvez não seja um game para você iniciar nesse mundo, uma vez em que algumas mecânicas acabam sendo complexas e o game não possui legendas com localização em português do Brasil. Então, se você ainda não jogou um jogo nesse estilo, talvez um game mais amigável seja uma melhor pedida, porém, caso você já seja ambientando, Valthirian Arc: Hero School Story 2 irá te trazer muitas horas de diversão.

Infelizmente, não posso deixar de relatar que durante minha jogatina aconteceram dois erros, um foi o de não carregamento do menu da batalha, quando entrei em uma luta, o que me forçou a reiniciar o game, e outro, um pouco mais complicado, foi um novo aluno que ao que parecer, não foi carregado corretamente, e o jogo gravou ficando com o aluno “fantasma”. Ainda assim, acredito que seja algo tranquilo da desenvolvedora corrigir, por pacotes de atualização no dia do lançamento.

Valthirian Arc: Hero School Story 2 será lançado no dia 22 de junho para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, PC, via Steam, Xbox One e Xbox Series X|S.

*Review elaborada em um Nintendo Switch, com código fornecido pela PQube.

Valthirian Arc: Hero School Story 2

+ R$ 59,99
7.5

História

7.5/10

Jogabilidade

7.0/10

Audiovisual

6.5/10

Extras

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade mista, uma vez em que mistura elementos de gerenciamento, com exploração.
  • Sistema de luta interessante, nos fazendo pensar na melhor estratégia para montagem do time que vai para as missões.

Contras

  • Ausência de localização para português do Brasil.
  • Apresentou bugs que afetaram minha experiência com o game.

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!