Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown | Review
Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown é um jogo de luta desenvolvido pelo Ryu Ga Gotoku Studio e publicado pela SEGA. Pensado como uma re-imaginação do clássico Virtua Fighter 5, originalmente lançado para a geração retrasada (gloriosa época do PS3 e Xbox), o título foi desenvolvido usando a nova engine criada para os jogos da série Yakuza.
E será que todo esse esforço valeu a pena? É o que veremos agora, em mais uma análise do Pizza Fria!
A velha guarda
Ah, os bons e velhos tempos. Houve um tempo, leitora, em que Virtua Fighter era a nata do creme dos jogos de luta em geral. Me recordo de jogar o primeiro no Mega Drive de um primo, na década de 1990, e ficar totalmente maravilhado. Era todo em 3D! Quadriculado! Poderia não ter aquele charminho de Street Fighter, mas ainda impressionante. Devo dizer que essa nostalgia foi parte importante de minha experiência com Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown.
Ele era um jogo com um sistema de combos e nuances, de fato. Mas seu maior diferencial eram os gráficos em 3D e a movimentação que proporcionava, tanto dos personagens quanto com a forma de se mover na arena. Não posso dizer, com certeza, que tenha sido o primeiro jogo a implementar o glorioso sidestep. Mas, ao menos, é o primeiro que me recordo.
Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown foi lançado em uma época na qual os jogos de luta estão em franca ascensão. Veja, por exemplo, o totalmente excelente Guilty Gear: Strive. Por isso, ele pode não ter todo impacto merecido. Mas não se iluda, leitor. O jogo é bem legal, ainda que não tenha um nível de complexidade tão alto quanto alguns de seus concorrentes, como Tekken 7 por exemplo.
Veja bem, minha jovem. Meu pai me disse em certa feita: “filho, nunca deixe as pessoas pensarem que você não consegue fazer algo. Vá e prove que estão certas”. Isso é relevante pelo seguinte motivo: sou péssimo em jogos de luta. Ainda que jogue bastante com meus amigos, realmente não tenho o velho talento ou a magia nos dedos.
Mas isso não me impede de tentar e me divertir jogando. Minha análise de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown será feita baseada totalmente no quanto achei fascinante e maravilhoso trocar tapas com estranhos virtuais na internet. Pois bem, uma coisa para se notar é que o título é focado, majoritariamente, em combates entre jogadores. Existe um modo arcade e modos de treino, mas não são a oferta principal.
As lutas são mais simples, sem combinações malucas de golpes. Temos botões que correspondem a socos, chutes e defesa. Eles podem ser utilizados em sequência para formar combos, e algumas geram ataques especiais. Nada de strings de golpes super complexas ou coisa do tipo. Soco, chute, soco, chute e seu oponente voa para o chão ou para fora da arena. Do jeito que eu gosto!
Particularmente, gosto desse esquema. Sim, leitor. Sou um grande casual, veja bem. Não me atrai muito a ideia de aprender cada pequeno detalhe de cada boneco para cada situação. Matchups, neutros, framedata. Mas o quê? Não faz o menos sentido para mim! Portanto, se você não for um jogador nesse estilo pode ficar um pouco menos empolgado com Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown.
Claro que jogar contra outras pessoas, principalmente, e exceder vai pedir um conhecimento aprofundado das mecânicas de jogo. Não é como se fosse naqueles títulos de antigamente que contavam com poderes super quebrados e quase nenhum balanceamento. Mas não temos aquele monte de nuances e pequenos detalhes.
Como falei antes, é no modo online que está boa parte da diversão do titulo. As partidas são rápidas, frenéticas e os personagens tem variação o suficiente para nada ser moroso. O pior, infelizmente, é conectar com outro jogador. O lobby não é tão intuitivo e demora um bocado para responder. Mas não é nada que impeça de jogar ou demore horrores.
Gráficos e Sons
Bom, o que dizer dos gráficos de Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown que conheço faz tão pouco, mas já considero tanto? É interessante dizer que, apesar de ser uma versão turbinada e aprimorada de um título mais antigo, a parte visual foi toda refeita e retrabalhada: temos novos modelos, novas animações, mais cenários e sons.
A forma que os personagens se movimentam e atacam é fluída e agradável, casando bem com o estilo de luta e golpes de cada um. Não temos socos travados, chutes tortos e defesas malfeitas. Tudo funciona bem, tem impacto e é muito bom ver acontecendo. É legal ver a engine de Yakuza sendo aplicada em outros títulos, e só vem mostrar a força da ferramenta.
As músicas são boas e servem para pontuar bem os embates. Se você curtia a música dos antigos vai gostar do que temos aqui. É tradicional, não quebrando o molde mas reforçando o que a série tem de melhor em sua trilha sonora. Os outros efeitos são dentro do que esperamos, afinal. Gritos, barulhos de socos e chutes, pessoas voando. Os clássicos!
Vale a pena comprar Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown?
E o que conseguimos tirar disso, cara leitora? Além de meu saudosismo e velhice? De saber que jogava coisas no Mega Drive? Bem, várias coisas! Primeiro, que o jogo é super divertido, ainda que seja simples em suas mecânicas. Segundo, que ele tem um foco muito maior em combates entre jogadores do que outros contemporâneos do estilo.
O foco no online é bom, mas fica prejudicado pelo sistema de lobby um pouco confuso de usar. Além disso, esse foco maior em um tipo de jogo específico pode fazer com que ele perca seu valor a longo prazo. Afinal, sem outros jogadores para enfrentar o que teremos? O modo arcade e os treinamentos são interessantes, mas não têm todo o apelo de uma boa e velha história.
Mas, no final, Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown ainda é um boa experiência. Temos opções de customização, personagens interessantes e divertidos de usar, animações fluídas e uma jogabilidade simples e atrativa. Não é um fighter que vá quebrar o molde ou introduzir mecânicas super complexas e refinadas. Mas, no fim das contas, é agradável de jogar e uma boa pedida para aquela reunião com os amigos. O que mais poderíamos querer? Recomendo.
Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown está disponível de forma exclusiva para PlayStation 4, podendo ser jogado no PlayStation 5 através da retrocompatibilidade.
*Review elaborado com código fornecido pela SEGA.