AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

Super Bomberman R2 | Review

Todos que nasceram e eram adeptos dos jogos eletrônicos nos anos 80, provavelmente admiram os primeiros títulos de Bomberman, que surgiu em 1983, através da Hudson Soft. Desenvolvido por Shinichi Nakamoto, quase existiu como um simples jogo de robôs, porém, após mudanças finais, alterou os robôs por “Bomberman” , adicionando o uso de bombas em labirintos, explodindo itens pelo caminho e inimigos. O game estreou no NEC PC-8801, sendo um sucesso, seguindo para outas plataformas da época, até chegar ao Super Nintendo. Sua jogabilidade é simples e viciante, aumentando a popularidade com o surgimento de novos modos.

Super Bomberman R2 é a nova aposta da Konami, continuando com sua franquia de sucesso. O título entrega novas aventuras, conteúdos adicionais, prometendo diversão ainda maior com o novo modo chamado “Castelo”. Com 4 modos de batalha, um modo história com a participação dos “Ellons” e várias opções de personalização de fases, será que vale a pena participar dessa aventura explosiva? Confira nossa resposta em mais uma análise do Pizza Fria!

Aventure-se por Bomberman R2

Em Super Bomberman R2, a aventura começa com na galáxia, cujo evento misterioso afeta determinados planetas. Os 8 irmãos Bomberman partem para um local misterioso, onde um incidente foi detectado. O evento é acionado pela Lua Negra, afetando drasticamente o planeta e seus habitantes. O líder, o Bomberman Branco, está preocupado com a anomalia, enquanto os demais irmãos pensam apenas em se divertir. Focado, parte para Fulvita Star, iniciando assim o modo história do jogo.

Após um breve tutorial, dicas surgem na tela direcionando e explicando aos jogadores os modos e ações que fazem parte da história, com a primeira fase ocorrendo no mundo 1. Em seguida, aprendemos como defender o Ellonlito, objeto de grande valor, o qual Bomberman branco desconfia que é objeto de cobiça por parte de um vilão (Buggler). Esse modo é um dos destaques de Super Bomberman R2, com nosso personagem envolto por um escudo que o protege de duas explosões.

Super Bomberman R2
Super Bomberman R2 conta com animações bonitas (Imagem: Divulgação)

Ao ser atingido, o escudo perde força e muda de cor, deixando o personagem vulnerável. A vantagem fornecida nesse desafio, é o uso de uma habilidade especial, quando a barra do Bomberman está cheia. A barra será preenchida sempre que coletar um item de um bloco no cenário, liberando uma espécie de raio contra os inimigos, efeito direto e preciso.

O segundo modo, chamado “Editor de fases” é o mais complexo, pois exige que você tenha o domínio de ferramentas de personalização do cenário. Libere sua criatividade, utilize as ferramentas e mostre ao mundo o mestre de nível que existe dentro do você. Adeptos da ação e simplicidade provavelmente irão pular o modo, já fãs de jogos no estilo de Super Mario Maker, devem adorar e disponibilizar boas horas de seu dia elaborando fases complexas. A edição conta com uma régua e comandos para a edição, sinalizados por símbolos ou descrições das ações.

Super Bomberman R2
O editor de fases do jogo permite ousar e criar diferentes tipos de desafios em Super Bomberman R2 (Imagem: Divulgação)

Após a introdução básica, notamos que Super Bomberman R2 traz um modo batalha, modo história, modo editor de fases e modo customização. Dentro do modo batalha, no modo duelo por grau, a batalha será com pessoas ao redor do mundo. Em sala de combate, reunimos nossos amigos e definimos a regra do jogo. Finalizando o modo batalha, encontramos o modo batalha offline, jogando contra boots ou amigos no formato local. Definimos regras, selecionamos as fases e a diversão estará garantida.

No modo customização, a gama de personalizações é ampla, com personagens especiais como: bombnético, bomba Golem, Bomba Phantom, Bomb.Karaoke, Bomber Bill, entre outros. Personagens possuem estatísticas diferentes, sendo alguns mais rápidos, no entanto, perdem no quesito bomba. Outros mais lentos, aumentam sua explosão. O novo modo Castelo, com a captura de tesouros e chaves, é divertido apenas com pessoas, sendo uma diversão frustrante com bots como adversários.

Super Bomberman R2
O clássico visual topdown é uma marca da franquia (Imagem: Divulgação)

No entanto, não observo o modo como algo espetacular e novo, apesar de sua proposta inicial manter a essência de Bomberman, com toques adicionais. Peca na perda de seu devido brilho, que deixaria os fãs da franquia, orgulhosos. Jogadores gostam de inovações, novos desafios, caos em meio a explosões, tudo que um bom jogo de Bomberman tem a oferecer.

Diversão Adicional

Outros modos adicionam uma pitada de esperança, como o modo história e seus desafios interligados, com a eliminação de inimigos e puzzles para serem solucionados. Os Lugions ajudarão em sua jornada, ativando dispositivos ou removendo barreiras que impedem nosso avanço.

Super Bomberman R2
Super Bomberman R2 é um jogo com uma alta possibilidade de personalização (Imagem: Divulgação)

O modo multiplayer certamente é o meu preferido, com uma variedade significativa de fases, implementando uma performance sem problemas e experiência online agradável. Diversas atividades oferecem EXP, subindo na classificação das partidas ranqueadas. Outra adição, é que, participando de qualquer tipo de modo, sendo online ou não, ganhamos dinheiro para o uso em loja, que conta com vários itens cosméticos interessantes. O ganho de dinheiro é lento, talvez proposital para manter o jogador focado. Afinal, o objetivo sempre será manter o máximo de pessoas atuando nos servidores, focados no melhor que conseguirem obter.

O estilo de arte adotado no desenvolvimento de Super Bomberman R2 é simples, demonstrando aquilo que um jogo de bomberman realmente necessita. A transição de menus, as animações entre os momentos de ação do jogo, os efeitos visuais das bombas, o visual chamativo em alguns níveis, tudo foi devidamente pensado para tornar o visual agradável aos olhos, sem serem cansativos ou exagerados demais.

Super Bomberman R2
A estratégia é fundamental para ser o último Bomberman de pé (Imagem: Divulgação)

Muitas vezes, a simplicidade favorece um jogo, e, nesse caso, ajuda na experiência de gameplay e na ação necessária para uma boa batalha. A base de Super Bomberman R2 é mantida: o foco na estratégia. O uso da tática por parte dos jogadores, que devem posicionar suas bombas e demais recursos ganhos no momento certo, pressionando o oponente para a finalização.

Vale a pena comprar Super Bomberman R2?

Sim. Super Bomberman R2 diverte, possui um excelente modo multiplayer, opções de personalização que deixarão os fãs da franquia animados. Não espere, obviamente, por diversas inovações, são limitadas. A proposta é executada com maestria: visuais fofos, mecânica de ação e movimentação básicas e uma performance fluida em todos os níveis apresentados. O clássico continua vivo e seu futuro, preservado.

Super Bomberman R2 está disponível no Brasil em formato digital e físico para PlayStation 5, PlayStation 4Xbox Series X|S Xbox One, e Nintendo Switch, e somente digital para PC, via Steam. No Metacritic, o game conta com média de 68 pontos na versão avaliada.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Konami.

Super Bomberman R2

R$ 249,90
7.3

História

7.5/10

Gráficos e Sons

7.0/10

Gameplay

7.5/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Modo Multiplayer é divertido e diversificado
  • Arte do jogo e elementos cômicos
  • Variedade de personagens e desafios constantes para seu desbloqueio
  • O nível de estratégia necessário continua excepcional

Contras

  • Modo “Castelo” sem grandes inovações
  • Sistema de aquisição de dinheiro demorado
  • Editor de fases pode ser desafiador

Vanessa Lopes

    Gamer raiz, assoprava cartuchos e executava jogos no MS-DOS. Carioca que ama dias chuvosos, gostaria de ser paulista e morar na terra da garoa. Cria conteúdos sobre jogos, tenta dominar dados, porém, super noob em Power BI.