AnálisesNintendoPCPlayStationSlide

Ys VIII: Lacrimosa of DANA | Review

A franquia Ys, teve inicio com o game Ys: The Vanished Omens e foi criada em 1987 pela nipônica Nihon Falcom, empresa fundada em 1981, responsável por diversas outras franquias de sucesso como por exemplo The Legend of Herores e Dragons Slayer.

De lá para cá, os games que giram em torno das aventuras do lendário aventureiro Adol Christin, e já puderam ser apreciados em visão isométrica ou duas dimensões, tomaram proporções tridimensionais e poderemos agora, desfrutar da versão definitiva de Ys VIII: Lacrimosa of DANA no PlayStation 5, já que o jogo foi originalmente lançado para o PS Vita e Playstation 4 em 2016, PC, via Steam, em 2018 e para o Nintendo Switch em 2021.

Ficou curioso para saber como a aventura ficou no console da nova geração? Então já sabe né? Da aquele pulinho na cozinha, prepara aquele copão de café, busca aquela quatro queijos de ontem na geladeira e vem conferir comigo em mais um review antecipada do Pizza Fria!

Bem vindos à desconhecida ilha de Seiren

Como acontece na grande maioria dos games da franquia, com exceção de Ys Origins, em Ys VIII: Lacrimosa of DANA, assumimos o papel do jovem aventureiro Adol Christin, como personagem principal. O herói, acompanhando de seu inseparável e fiel amigo Dogi, seguiam de favor, à bordo do Lombardia, um navio de passageiros comandado pelo capitão Barbaros, que estava vindo da região de Eresia até o reino de Altago.

Porém, durante a viagem, pelas proximidades da ilha de Seiren, o navio foi atacado e destruído por uma misteriosa criatura gigante. Com a destruição do Lombardia, os heróis se perderam em alto mar, e assim, mais uma vez após um naufrágio, nossa aventura com Adol Christin se inicia.

O aventureiro acorda em uma praia, próximo a uma velha espada, e após encontrar o capitão do Lombardia vagando pela ilha, recebe a missão de se aventurar e desbravar o local, mapeando-o enquanto procura por outros sobreviventes do incidente.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA
A misteriosa criatura se prepara para afundar o Lombardia (Imagem: Reprodução)

Dificuldade para todos os jogadores

Ys VIII: Lacrimosa of DANA é um game que busca agradar jogadores de todos os tipos, desde os mais casuais aos veteranos, entregando desafios e aventuras do início ao fim. As dificuldades disponibilizadas para se aventurar em Seiren são:

  • Easy – O modo fácil e acessível para qualquer jogador. Perfeito para aqueles que querem curtir a história sem encarar grandes os desafios;
  • Normal – É o modo balanceado, recomendado para jogadores que querem curtir tanto a história quanto os desafios da aventura;
  • Hard – O modo difícil é para quem deseja a emoção de uma ação envolvente. Recomendado para jogadores experientes, acostumados com a franquia Ys;
  • Nightmare – Pesadelo é uma dificuldade extremamente irracional. Apenas para jogadores com habilidades extraordinárias;
  • Inferno – A dificuldade infernal é a mais cruel e impiedosa. Frascos vazios são consumidos, o limite de itens é reduzido e inimigos ficam ainda mais rápidos.

Controles simples e o melhor, personalizáveis

A jogabilidade de Ys VIII: Lacrimosa of DANA, é bastante simples e os controles no geral, precisos. Com o botão analógico esquerdo, movemos o herói e o direito move a câmera. O botão X é o de ação, usado para conversar, examinar, confirmar e atacar, enquanto círculo pula e cancela uma ação.

Segurar L1 faz o aventureiro correr e pressionar L1 faz ele rolar para desviar. Triângulo trava e destrava o ataque em um alvo e quadrado alterna o personagem que você está controlando. R1 acessa as habilidades e L1 + R1 usa a habilidade extra de cada um dos heróis.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA
Segurar L1 faz com que nossa equipe corra (Imagem: Reprodução)

A função do trackpad é abrir o menu geral onde é possível salvar, verificar habilidades, equipamentos e outras informações, e L2 ou R2 abrem direto no menu de itens.

Além disso, o direcional para cima é usado para iniciar pescaria, baixo o mapa em tela cheia, esquerda abre o mapa pequeno e direita abre o diário de Adol, onde é possível verificar diversas informações como por exemplo horas de jogo, distância percorrida, inimigos derrotados e muito mais.

Algo importantíssimo e que vale ressaltar aqui é que, toda essa configuração é personalizável no menu Button Config que fica na opção System do menu geral. Além disso, é possível jogar utilizando teclado e mouse se você preferir.

Sistema de batalhas ágil e fluido

Ys VIII: Lacrimosa of DANA é um RPG de ação e seu sistema de batalhas é ágil e fluido, com direito a muitos combos e diversificações de ataques e como de costume em todo bom jogo de RPG, enfrentar inimigos nos geram pontos de experiência, que nos fazem avançar nível e desbloquear novas habilidades de combate.

Sendo assim, posso afirmar que é no combate ágil e na sequência de golpes, especiais e esquivas que o jogo brilha. Pressionar o botão quadrado durante qualquer momento, alterna entre os três heróis que você leva em sua equipe, e o melhor, você não precisa parar em momento algum para nada. Tudo no sistema de combate é bastante dinâmico e faz com que o grinding seja feito de forma orgânica e divertida.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA
O sistema de combates sem dúvidas agrega valor à aventura (Imagem: Reprodução)

Habilidades podem ser equipadas no menu Skills e são utilizadas em batalha, com custo de certa quantidade de SP, quando seguramos R1 e pressionamos o botão que foi a ela designado. Além das habilidades comuns, os heróis contam com uma habilidade especial chamada Extra Skill, que pode ser usada quando a barra de SP estiver totalmente cheia, pressionando simultaneamente os botões R1 + L1.

Ainda durante a batalha, outra mecânica extremamente importante a se dominar são os Flash Move e Flash Guard, assim sendo, pressionar L1 para esquivar de um golpe no momento exato antes dele te acertar, ativa o Flash Move e nesse momento a velocidade do herói aumenta bastante e ele recebe invencibilidade temporária.

Já o Flash Guarda é ativado quando pressionado R1 bem na hora que o ataque inimigo vai te acertar. Com a Flash Guard ativa, é concedido ao herói invencibilidade temporária, SP e a barra do ataque Extra se enchem mais rápido e todos ataques são temporariamente críticos.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA
Dominar o tempo dos Flash Move e Flash Guard fazem total diferença principalmente com avançar da trama (Imagem: Reprodução)

Apesar de parecerem mecânicas simples de aprender, o momento exato de pressionar o botão vai do ataque de cada inimigo, porém, ambas fazem total diferença no decorrer da aventura.

Bem vindo à ilha deserta

Como dito, após esbarrarmos com o capitão Barbaros na ilha, recebemos a missão de explorar e encontrar outros sobreviventes naquele desconhecido local e assim, uma comunidade vai se formando e novos recursos vão sendo liberados.

Além dos heróis, as armas em Ys VIII: Lacrimosa of DANA tem níveis e podem ser aprimoradas utilizando a forja. Para isso, basta selecionar o equipamento a ser melhorado e ter os materiais necessários.

Além da forja, podemos acessar o apotecário na ilha, trata-se do local para fabricação de poções onde basta ter potes vazios e os materiais necessários. Sempre que uma poção for usada, o pote vazio ficará disponível para reutilização no inventário.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA
Com desenrolar da trama nosso acampamento vai se desenvolvendo e evoluindo, trazendo uma sensação de que estamos progredindo no game (Imagem: Reprodução)

Quanto aos materiais para criação de itens, em grande parte os coletamos na ilha, porém, certos materiais são mais difíceis de encontrar e podemos usar a troca de itens no próprio acampamento para fabricá-los. Funciona da seguinte maneira, posso trocar 10 folhas pequenas por uma flor, que por sua vez, poderá ser utilizada na fabricação de algum item específico.

Vale ressaltar que, à medida em que encontramos novos passageiros do Lombardia, cada um assume uma função específica na vila que vai de acordo com seus talentos únicos. Alisson por exemplo, ajuda com uma alfaiataria, onde é possível, criar acessórios, armaduras e itens estéticos para modificar a aparência do grupo, já o Kiegaard que é um médico começa a produzir os medicamentos no apotecário.

Por fim, encontramos diversas missões secundárias no acampamento e quanto maior nossa equipe, maiores os obstáculos que conseguimos desobstruir para avançar na campanha.

Prepare a vara e bora pescar.

Em Ys VIII: Lacrimosa of DANA, Adol Christin e sua equipe estão presos em uma ilha, então, nada mais justo que se aproveitar dos peixes do mar para se alimentar. Ao avistar algumas sombras de peixe na água, basta se aproximar, pressionar para cima no direcional em cruz, mirar no local desejado e começar a pescaria.

Em seguida, é só esperar o peixe fisgar e pressionar no analógico esquerdo e X até pegar o peixe. Ao final da pescaria, Adol o exibe e mostra informações como nome e tamanho do peixe.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA
Pescar é uma forma divertida de quebrar um pouco o ritmo do game (Imagem: Reprodução)

Os peixes fisgados ao longo do jogo podem ser consultados na aba Fishing Log, no diário de Adol e conta com informações como tamanho do maior peixe daquela espécie pescado, itens garantidos pela pescaria e o local mais recente onde ele foi encontrado por você.

Com os peixes coletados, você pode fazer alimentos que recuperam sua vida ou te darão bônus de força, vida, defesa entre outros. Pescar é um mini game bacana que se mescla na aventura entre uma batalha e outra. Ah, e fique ligado que existe um certo personagem que troca peixes por alguns itens na área superior do acampamento…

Performance, áudio e visual de Ys VIII: Lacrimosa of DANA

A fim de tornar as telas de carregamento mais amigáveis e dinâmicas, temos a opção de ativar ou desativar dicas nas telas de loading, porém, ativá-las deixa o tempo de espera um pouco mais demorado, pouquíssima coisa, enquanto desativá-las deixa o carregamento quase instantâneo no PlayStation 5. Vale ressaltar que o carregamento no PS5 é tão rápido, que não temos tempo para ler as dicas, por isso, meu conselho é deixar desativado essa opção.

A otimização do jogo está perfeita, e Ys VIII: Lacrimosa of DANA roda muito bem, não existe travamento ou gargalos, sem queda de frames. Não esbarrei em nenhum bug que atrapalhe o jogo, em determinados mapas, o personagem entra na parede, mas nada que não exista em outros jogos ou que atrapalhe a diversão.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA
Durante os diálogos nas cutscenes, balões representando as emoções aparecem sobre os personagens (Imagem: Reprodução)

Por se tratar de um jogo originalmente feito para o PS Vita e PS4, Ys VIII apresenta um gráfico bom, bem polido e com texturas bacanas, é uma estética bem característica da franquia. Agora, as artes nos menus e as apresentações, estão de parabéns, pois tudo ficou muito bem desenhado, cheio de cores e bem definidos, ajudam a encorpar a história e dão mais vida ao game. Gostaria de ver uma art book do game, mas infelizmente nem mesmo nessa versão teremos.

Quanto à trilha sonora, meu amigo…  Ys VIII: Lacrimosa of DANA apresenta uma excelente e empolgante trilha sonora, composta por uma equipe de respeito, Hayato Sonoda, Takahiro Unisuga, Yukihiro Jindo e Mitsuo Singa, equipe responsável também por jogos de séries como The Legend of The Heroes e Tokyo Xanadu.

A trilha somada dos efeitos sonoros, se incorporam ao gameplay, deixando o game ainda mais empolgante, em uma experiência que flui muito bem. De uma maneira boa, algumas músicas até ficam na cabeça e você se vê cantarolando por algumas boas horas.

Vale a pena jogar Ys VIII: Lacrimosa of DANA?

Ys VIII: Lacrimosa of DANA é um excelente game, talvez até o melhor da série, um bom remaster e entrega uma boa experiência de gameplay. O jogo é dinâmico, com batalhas rápidas e controles simples. É até bonito quando se acerta um “combo completo” em um inimigo.

A exploração é bem integrada com a jornada, não deixando se cansar por ficar rodando o mapa. Indico o game para os jogadores casuais e experientes, visto que ao mesmo tempo que temos uma facilidade no game, também temos desafios que irão te deixar algum tempo agarrado.

Porém, como sempre, um ponto importantíssimo que deve ser levado em conta, é que estamos tratando de um JRPG, um game com bastante leitura para entendimento da trama e a falta de dublagem ou legendas em português do Brasil pode ser um grande problema e vai atrapalhar na imersão à história.

Agora, caso a falta de legendas não seja um problema para você, não perde tempo não e entre de cabeça nessa com Adol nessa aventura. A versão de Ys VIII: Lacrimosa of DANA será vendida na PlayStation Store do Brasil e a versão para PlayStation 4 está com uma excelente promoção, saindo a R$ 74,97.

*Review elaborado em um PlayStation 5 com código fornecido pela NIS America.

Ys VIII: Lacrimosa of DANA

+ R$ 107,99
8

História

8.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Audiovisual

7.0/10

Extra

8.0/10

Prós

  • Excelente sistema de batalha.
  • Trilha sonora frenética e empolgante.
  • Muito conteúdo para explorar.

Contras

  • Ausência de dublagem ou legendas em PT-BR.

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!