Headset AOC AGON GH210 | Review
O Headset AOC AGON GH210 chegou em 2022 ao mercado, juntamente com seu concorrente direto e irmão mais equipado, o AOC AGON GH300. Sendo a primeira investida da marca no departamento de áudio, a dupla de headsets traz opções interessantes para jogadores – com preços competitivos pelo que oferece.
Assim, após testarmos o GH300, chegou a vez da análise do GH210, que tem a proposta de oferecer uma solução (ainda mais) econômica e eficaz para os jogadores. Vamos descobrir se este headset de áudio estéreo consegue corresponder às expectativas agora, em mais uma review do Pizza Fria!
Design e conforto
Assim como o GH300, o GH210 apresenta um design robusto e moderno. A cor preta fosca cobre todo o projeto, desde a faixa de couro na parte superior até os fones de ouvido circulares, criando um visual bem atraente para um headset. As grades laterais, que no GH300 contêm iluminação RGB personalizável, aqui são simples e sem luzes, refletindo a abordagem mais simplista do GH210, sendo que a única luz que presente é a da logo AOC. Apesar da falta de recursos mais sofisticados como RGB ou som 7.1, a construção do GH210 é bem semelhante a do GH300, ou seja, sólida e inspira confiança na durabilidade do produto.
Quando se trata de conforto, o GH210 não fica atrás do GH300. As almofadas auriculares possuem espumas de memória em couro sintético, permitindo o uso prolongado do headset sem desconforto. A faixa de cabeça também é ajustável garante que o headset se encaixe confortavelmente na maioria dos usuários e ajude a abafar os ruídos externos. Como no GH300, existe um microfone omnidirecional destacável, que, apesar de ser bastante sensível e captar ruídos de fundo, considero suficiente para a maioria das necessidades de comunicação dos jogadores. Recomendo mesmo consultar o manual para retirada, pois não é uma tarefa “plug & play”.
Qualidade do som
O ponto onde o GH210 mais difere do GH300 é na qualidade do som. O GH210 é equipado apenas com som estéreo, em vez do som surround virtual 7.1 do seu irmão. No entanto, apesar da falta de um campo de som mais amplo e imersivo, eu considerei o headset bem decente, com graves, médios e agudos claramente audíveis. É perfeitamente adequado para gamers casuais que buscam uma opção econômica para jogar e conversar com amigos. Além disso, traz um cabo trançado de 2,3 metros com um controlador embutido para ajuste de volume, além de permitir ligar e desligar o microfone, acrescentando uma camada de conveniência no meio da jogatina.
Conectividade
Quando se trata de conectividade, o GH210 segue o padrão que se espera de um headset gamer de nível básico. Ele apresenta uma conexão com fio, que se desmembra em dois: um plugue de 3,5mm, usado para o áudio, e uma conexão USB, apenas para energizar e ligar o LED. O plugue de 3,5mm é uma “conexão universal”, o que aumenta a possibilidade de uso do aparelho com uma variedade de dispositivos, como PCs, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch, dispositivos móveis e realidade virtual, desde que aceitem este tipo de conexão.
Além disso, vale lembrar que, apesar da ausência da opção wireless, opções com fio geralmente garante uma qualidade de som mais consistente e rápidas, especialmente importante para jogadores que valorizam a qualidade do áudio durante as partidas. Portanto, em termos de conectividade, o GH210 cumpre seu papel de maneira competente, garantindo facilidade de uso e compatibilidade ampla.
Vale a pena comprar o Headset AOC AGON GH210?
De forma geral, o GH210 é um headset competente, oferecendo conforto e qualidade de áudio decentes por um preço razoável – no Brasil, é encontrado na faixa dos R$ 230. No entanto, é difícil não compará-lo ao GH300, que por uma pequena diferença de preço, oferece recursos adicionais como som 7.1, iluminação RGB customizável via software. Assim, se você tem o orçamento um pouco mais flexível, o GH300 pode ser uma opção mais atraente. Caso contrário, o GH210 serve como um headset de entrada confiável para os jogadores que precisam de uma solução de áudio econômica e eficaz.
*Modelo cedido por empréstimo para testes pela AOC do Brasil.