30XX | Preview
30XX é um jogo de plataforma 2D com elementos roguelike produzido e publicado pela Batterystaple Games e que se encontra, no momento em que essa preview é escrita, em acesso antecipado. Ele bebe fortemente da fonte de Mega Man, e tem a proposta de ser uma “sequência espiritual” com alguns elementos que o diferenciam de sua, clara, grande inspiração.
Hora de pegar suas botinhas a jato e seu canhão de energia, leitor. Vejamos como anda essa versão inicial de 30XX em mais uma preview do Pizza Fria!
Mundo paralelo?
Tenho a leve impressão que vivo no mundo reverso, leitor. Onde as pessoas andam no telhado, cães correm atrás de gatos e a cachoeira de rozan desce ao invés de subir (referências, referências). É o segundo alpha que jogo que me parece promissor e funciona corretamente, Cobra Kai teve uma adaptação beat em’ up boa e Yakuza: Like a Dragon tem legendas em português. Será que consegui finalmente, através de horas de meditação e músicas shamanísticas, enviar minha consciência para uma realidade paralela? Será que isso é verdade ou tudo fantasia?
Mas não há tempo para filosofias, leitor! Previews são mais curtas e vou logo ao ponto. 30XX é um jogo que se inspira fortemente em Mega Man, ao ponto de por vezes se parecer até demais. O estilo visual é muito parecido, e os protagonistas lembram muito o X e Zero (mais especificamente a versão de Megaman Zero). Mas, ainda assim, o gameplay e estilo geral são diferenciados o suficiente para poder dizer que o jogo se sustenta sozinho e não é um clone.
Jogabilidade de 30XX
O esquema de jogo de 30XX é, fundamentalmente, simples. Você escolhe entre Nina ou Ace, que tem foco em ataques a distância ou em proximidade respectivamente, usa o teleporte para um estágio aleatório e pronto. Também é possível jogar cooperativo, com cada um controlando um dos protagonistas, e admito ser uma experiência bem divertida. É meio confuso na hora da bagunça com projéteis e inimigos voando para todo lado, mas extremamente legal mesmo assim.
Os poderes que você pode usar são encontrados durante as fases, seja após derrotar chefes ou completar pequenos desafios de plataforma. Além disso, podemos ser ajudados por pequenos pets adoráveis, com poderes fofos como soltar tornados e tiros. Que amor! Mas, mesmo com toda ajuda, eu morri várias e várias vezes tentando superar esses desafios. Alguns estágios, gerados aleatoriamente a cada tentativa como em Hades ou Metal Unit, podem ter alguns pulos bem ardilosos no meio de espinhos, lava, bolas de fogo e afins. Por mais que possa ser culpa dos meus reflexos de tartaruga, ainda sou inclinado a dizer que 30XX é um jogo desafiador.
É interessante notar, ainda, que as fases geradas aleatoriamente tem muitos elementos interessantes juntos. Uma que fui, por exemplo, juntava mudança de gravidade em alguns trechos com água e plataformas que sumiam e apareciam em determinados intervalos. O melhor de tudo é que, ainda que seja tudo aleatório, não encontrei nenhuma combinação injusta ou impossível de superar.
Mas, no geral, os controles são precisos e responsivos. Seja para usar poderes, pulos e dashes, tudo funciona bem. Admito que em nenhuma das minhas várias (várias) mortes a culpa poderia ser colocada no controle. Além disso, avançar em cada estágio complexo dá uma satisfação considerável. Meus dedos não perderam a velha magia, eu pensava a derrotar um chefe complexo. Até chegar na fase seguinte e ver que até os inimigos básicos me colocavam no colo. Bom para me lembrar do meu lugar no mundo.
Fases essas, inclusive, que podem ser mais fáceis ou difíceis de acordo com os poderes que você encontra. Alguns que concedem pulo duplo ou tiros que saem em arco um formato de cruz, por exemplo, facilitam muito na hora de passar por certos obstáculos ou lutar contra alguns chefes. Você também pode aprimorar habilidades como mais vida ou energia para usar golpes especiais que são conquistados após terminar alguma fase, mas é o que se consegue aleatoriamente que faz a diferença de verdade.
Além disso, o jogo conta com um editor de fases para que os jogadores criem estágios e compartilhem entre si. É uma ferramenta interessante e com potencial, principalmente para aqueles que tiverem mais paciência para usá-la. Cada update de versão trás novas opções, como fases lotadas de espinhos e plataformas para pular de um lado para o outro. Agora você também terá a oportunidade de criar obstáculos difíceis para ver seus amigos falhando enquanto você ri. Excelente!
Muito ainda será, e está sendo, acrescentado, mas já é algo para ir brincando. E, de qualquer forma, adiciona uma camada extra para a diversificação da jogabilidade e aproveitamento do jogador. É uma ferramenta que tende muito a melhorar conforme o acesso antecipado for evoluindo. Simples de usar e divertida, é uma boa pedida e garanto que vai ser a alegria de quem curte fazer conteúdo customizado.
Visuais e Sons
Serei mais breve aqui. Os gráficos são muito bons, com cores vibrantes, cenários bem desenhados e sprites charmosas. Cada fase tem uma temática e estilo distintos, e isso ajuda bem a conferir uma identidade a cada uma. Assim como Phoenotopia: Awakening, eles possuem seu charme e são agradáveis aos olhos.
A música é muito boa, principalmente se você curtir o estilo de eletrônico chiptune. As trilhas são charmosas e boas de ouvir em qualquer momento, até fora do jogo. Acompanharei de perto o trabalho do artista para ver o que mais será adicionado, pois curti bastante. Abaixo coloquei uma trilha sonora que está disponível no canal do artista no Youtube, o cityfires.
O que esperar de 30XX?
Eu tenho uma frase muito especial para o meu coração que diz que “nunca devemos elogiar os caras”. Acredito firmemente que traz má sorte, e por isso tendo a evitar. Mas, considerando o que vi até agora, o cínico em mim luta para não ter uma medida de interesse no que 30XX vai se tornar. O acesso antecipado evoluiu muito de um ano pra cá, e vem sendo atualizado constantemente tanto para correção de erros quanto para adição de conteúdo novo.
Os elementos rogue-like garantem experiências frescas e diferentes, podemos criar fases, jogar com amigos e montar builds diferentes de acordo com a forma que queremos jogar. Vários poderes, dois personagens jogáveis, patches constantes. Geralmente tenho medo de alphas, por traumas antigos, mas sinto que 30XX está caminhando bem.
Tudo considerado, 30XX é um jogo que vou manter no meu radar e jogar para acompanhar sua evolução. Se você estiver procurando algo no estilo clássico de plataformas para saciar sua sede, belo leitor, recomendo fortemente.
30XX está disponível em acesso antecipado somente para PC, via Steam, desde fevereiro de 2021.
*Preview elaborada em um PC equipado com AMD RX, com código fornecido pela Batterystaple Games.